Programação Cultural – Teatro

Tholl – Exotique

A Oficina Permanente de Técnicas Circenses (OPTC) foi criada em junho de 1987 em Pelotas (RS), quando João Bachilli, liderando um grupo de amigos (todos atletas de ginástica olímpica competitiva e apaixonados pela arte circense), resolveu aliar todo o aprendizado acrobático ao teatro e à dança. Surgiu então a ideia de realizar uma “oficina” objetivando selecionar mais integrantes e criar um grupo circense; um circo sem lona e picadeiro, mas atuando em teatros e nas ruas.

Grupo Tholl - Exotique - Foto Divulgação

Grupo Tholl - Exotique - Foto Divulgação

Várias performances foram montadas, todas de pequeno porte, no início utilizando somente a acrobacia como foco, depois incluindo a pirofagia, o malabarismo, técnicas de clown e pernas-de-pau.

O Grupo Tholl tem como foco o exercício da cidadania de cada um de seus integrantes em projetos de inclusão social e de cunho cultural.

O Tholl apresenta para o 5º Congresso Brasileiro de Extensão o espetáculo Exotique, uma experiência vibrante, marcante, em que o corpo trabalha a volúpia dos gestos.

Veja o site do Grupo Tholl

Teatro, Pesquisa e Extensão

O TPE é uma mostra de teatro universitário aberta ao público promovida pelo Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes, Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa. Tem como intuito questionar temas, metodologias, processos e resultados de investigações.

Faustina é a peça que estará em cartaz com uma encenação imersa em partituras corporais com inspiração no conto de Gonçalo de Tavares: A História de Faustina, a medrosa.

Faustina é a mulher do imperador Marco Aurélio que se sente mais observadora do que participante de sua vida. A forma que ela encontra para sentir-se viva novamente é pela traição. Esse conto serve como mote para criação de um espaço imagético onde a não linearidade da história cria um universo experimental – quarta-feira, 09/11,  às 12:30 e às 19:30.