Programação Cultural – Música

Orquestra Popular da UFRGS

A Orquestra nasceu em abril de 2011, como um Projeto de Extensão, coordenado por Amauri Iablonoviski, professor do Instituto de Artes da UFRGS. Tal projeto tem o objetivo de criar um ambiente de execução instrumental de música popular dentro da Universidade. Integram a Orquestra músicos da Big Band Porto Alegrense e da The Brothers Orchestra. Ao todo são 22 músicos sob a regência do Maestro Marcelo Nadruz que apresentarão um repertório variado aos participantes do CBEU.

Coral

O Coral da UFRGS foi fundado em 13 de agosto de 1961 pelo Maestro Pablo Komlós. É formado por 40 cantores, entre alunos, ex-alunos, docentes e técnicos da Universidade e, ainda, por pessoas da comunidade de Porto Alegre. O repertório do Coral abrange peças de todas as épocas e estilos musicais – renascentista, barroco, contemporâneo, popular, folclore nacional e internacional.

UniMúsica

Veja mais informações aqui

Músicos de performances bastante distintas, Renato Borghetti e Alegre Corrêa têm em comum uma consistente carreira internacional. Ambos portam as raízes locais em suas obras, mas as elaboram e transformam em uma música que reforça a ideia do caráter universal dessa linguagem artística, conseguindo comunicar aqui e em todo lugar. Quando estão juntos, esses instrumentistas sofisticados deixam vaneirões, polcas, chamarras e milongas surgirem de modo fluido, entre convenções e improvisos, graças à amizade de longa data e à admiração mútua. Renato e Alegre já dividiram o palco na Europa, em turnê pela Áustria, mas esta será a primeira vez que isso acontece no Brasil. Estarão acompanhados pelos músicos que formam o quarteto de Borghettinho: Daniel Sá nos violões, Pedrinho Figueiredo na flauta e no sax e Vitor Peixoto nos teclados.

Borguetti e Alegre - Foto: Marina Scheutz

Borguetti e Alegre Corrêa - Foto: Marina Scheutz

Borguetti e Alegre - Foto: Marina Scheutz

Borguetti e Alegre Corrêa - Foto: Marina Scheutz