Você está aqui: Página Inicial Regulamento

Regulamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


IX Salão de Ensino – Salão UFRGS 2013
PROGRAD – PROPG – SEAD


  1. Apresentação


  2. O Salão de Ensino é um espaço de divulgação que visa à integração da comunidade em geral com produções acadêmicas e científicas de estudantes, docentes e técnicos da UFRGS, promovida pelas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e pela Secretaria de Educação à Distância.

    As múltiplas atividades do evento propiciam a discussão, a reflexão e aprofundamento dos temas propostos com a comunidade em diferentes modalidades de apresentação como relatos de experiências, mostra virtual, pôsteres virtuais, mesas-redondas, colóquios e oficinas.

    O Salão, além de estimular a troca de ideias, procura inovar continuamente, incentivando essa difusão com experiências que envolvem o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino. O evento também disponibiliza as produções acadêmicas no LUME, repositório da UFRGS que é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade.

    O IX Salão de Ensino ocorrerá dentro da programação do Salão UFRGS 2013 de 21 a 25 de outubro de 2013.

  3. Inscrição para ouvintes


  4. Ouvintes com vínculo com a UFRGS terão inscrição automática, sendo necessário apenas apresentar o cartão da UFRGS. O aluno ouvinte para registro de sua presença deverá se apresentar seu cartão UFRGS ao ingressar na sala a fim computar horas para emissão de certificado.

    Ouvintes externos à UFRGS podem fazer a sua inscrição no local, na Secretaria do Salão.

  5. Inscrição de Trabalhos


  6. Poderão inscrever trabalhos no IX Salão de Ensino como autor principal as pessoas vinculadas à UFRGS nas seguintes categorias de inscrição:

    • Aluno de Graduação

    • Aluno de Pós-Graduação – Stricto Sensu

    • Pós-Doutorando

    • Tutor de curso a distância

    • Coordenador de Polo

    • Docente

    • Técnico-Administrativo em Educação

    Todos os autores poderão indicar até 4 coautores nos trabalhos dentre o conjunto de pessoas com vínculo com a UFRGS ou de pessoas cadastradas previamente no Sistema de Eventos da UFRGS.

  7. Áreas de Conhecimento, Tipos de Trabalho e Modalidades


  8. Os trabalhos serão apresentados conforme áreas de conhecimento, tipos de trabalho e modalidades listados abaixo.

    4.1. Áreas de Conhecimento

    • Ciências Agrárias

    • Ciências Biológicas

    • Ciências da Saúde

    • Ciências Exatas e da Terra

    • Ciências Humanas

    • Ciências Sociais Aplicadas

    • Engenharia

    • Linguística, Letras e Artes

    • Multidisciplinar

    4.2. Tipos de Trabalho

    • Estágio (Docência, Obrigatório, Não obrigatório e outros)

    • Monitoria

    • Tutoria

    • Produção Acadêmica (TCC, Monografia, Dissertação, Tese)

    • Relato de experiência pedagógica (PIBID, PAAP, PAG, PET, REUNI, Docência Universitária e outros)

    • Objetos de Aprendizagem

    • Pesquisa em Ensino

    • Gestão em Ensino

    4.3. Modalidades

    O participante deverá escolher a modalidade de inscrição de seu trabalho:

    • Relato

    • Pôster Virtual

    • Mostra Virtual

    Cada participante poderá inscrever até três trabalhos no IX Salão de Ensino, independente de sua modalidade de inscrição.

  9. Resumo

  10. No momento da inscrição, o participante deverá anexar, independente da modalidade escolhida, um resumo simples (máximo 1 página) ou resumo expandido (mínimo de 3 e máximo 4 páginas) com a seguinte estrutura:

    • Não informar título ou indicação do nome dos autores, pois estes dados serão preenchidos automaticamente a partir do formulário de submissão.

    • Folha A4 com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm.

    • Fonte Times New Roman, corpo 10, cor preta.

    • Parágrafo justificado, com espaçamento simples, sem espaçamento antes ou depois do parágrafo, com tabulação de 1,25 (entrada de parágrafo).

    • Se o trabalho for dividido em sessões, o título de cada uma delas deve estar em fonte Fonte Times New Roman, corpo 10, cor preta, negrito.

    • Salvar e enviar o resumo em formato pdf.

    • Apresentar breve introdução sobre o tema, relato da metodologia adotada de forma concisa e clara e informar a síntese dos resultados obtidos até o momento, ou, se for o caso, as conclusões do trabalho.

    • Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer à NBR 6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    • ATENÇÃO: Ao inserir o resumo é importante visualizá-lo para se certificar de que o arquivo foi postado de forma correta. Depois de finalizado, este não poderá ser alterado, salvo se o seu orientador devolvê-lo para edição.

    Para que o resumo de um trabalho inscrito e apresentado seja publicado nos anais do evento no LUME – Repositório Digital da UFRGS, o participante deve assinalar em campo próprio do formulário de inscrição que autoriza a publicação do resumo do trabalho no LUME e concorda com as condições estabelecidas no regulamento.

  11. Homologação


  12. Os trabalhos deverão ser devidamente homologados conforme tabela abaixo:

    Categoria de Inscrição

    Quem homologa

    Aluno de Graduação

    Docentes da UFRGS ativos

    Aluno de Pós-Graduação - Strictu Sensu

    Docentes da UFRGS com credenciamento ativo junto aos programas de pós-graduação da UFRGS

    Pós-Doutorando

    Docentes da UFRGS com credenciamento ativo junto aos programas de pós-graduação da UFRGS

    Tutor de curso a distância

    Docentes da UFRGS ativos

    Coordenador de Polo

    Docentes da UFRGS ativos

    Docente

    Homologação automática

    Técnico-Administrativo em Educação

    Docentes da UFRGS ativos

    Se o trabalho não for homologado pelo orientador, este poderá devolvê-lo para edição ou cancelá-lo. No primeiro caso, o participante poderá reformular o seu resumo e submeter novamente o trabalho para homologação. O trabalho deverá ser homologado acessando o Sistema de Eventos (https://www1.ufrgs.br/EventosInstitucionais/PortalYii/index.php/login/42) com o Login e Senha do Portal UFRGS e homologar o trabalho. Clicar na Aba Trabalhos>Trabalhos-Orientadores>Homologação de Trabalhos.

    Trabalhos não homologados dentro deste prazo serão excluídos automaticamente do evento.

  13. Avaliação pela Comissão Executiva do IX Salão de Ensino


  14. Os trabalhos homologados serão analisados pela Comissão Executiva do IX Salão de Ensino exclusivamente quanto à adequação aos padrões do evento. Trabalhos fora dos padrões estabelecidos serão excluídos.

    A divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação será publicada no site do IX Salão de Ensino.

  15. Arquivos para apresentação


  16. 8.1. Relato

    Caso o trabalho seja aprovado, o participante inscrito na modalidade Relato deverá comparecer no dia/hora/local de sua sessão com uma apresentação em slides (arquivo no formato .ppt) em CD ou pen drive, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação, não sendo necessário o acesso posterior ao Portal de Eventos da UFRGS.

    8.2. Pôster Virtual

    Caso o trabalho seja aprovado, o participante inscrito na modalidade Pôster Virtual deverá acessar novamente o Portal de Eventos da UFRGS para efetuar a submissão de um arquivo contendo o pôster, que deverá ser uma imagem no formato JPG.

    O conteúdo do pôster deve contemplar as informações contidas no resumo (apresentar uma breve introdução sobre o trabalho, descrever os objetivos, a metodologia utilizada de forma concisa e clara, informar a síntese dos resultados obtidos ou as conclusões do trabalho), podendo conter informações complementares da pesquisa que sejam importantes para o conhecimento do leitor. Lembre-se que o pôster não é a reprodução ampliada do resumo.

    A resolução do pôster deve ser de 1080 x 1920 pixels.

    Baixe aqui o modelo padrão sugerido para o pôster.

    8.3. Mostra Virtual

    O participante deverá informar o link do vídeo ou do objeto de aprendizagem já no momento da inscrição do trabalho, não sendo necessário o acesso posterior ao Portal de Eventos da UFRGS. O vídeo ou o objeto de aprendizagem pode ser carregado em qualquer serviço de hospedagem de arquivos, desde que o acesso seja público.

    A UFRGS disponibiliza espaço de publicação no sistema Disco Virtual (CHASQUE DISCO/WEB), que pode ser solicitado através do Portal de Serviços, opção Chasque/Disco Virtual. No caso de publicação de vídeos, é possível utilizar o sistema de Hospedagem Multimídia, que pode ser solicitado através do Portal de Serviços, opção Serviços/Hospedagem Multimídia.

  17. Estrutura disponível para apresentação


  18. 9.1. Relato e Mostra Virtual

    Computador com Pacote Office 2010 com Power Point; Acrobat Reader; Navegador para Internet; Projetor Multimídia.

    9.2. Pôster Virtual

    Display de 52" (cinquenta e duas polegadas) com Windows 7 e Pacote Office 2010; Acrobat Reader; Navegador para Internet.

  19. Apresentação


  20. Na apresentação de trabalhos de todas as modalidades deve-se observar o seguinte:

    • O apresentador deverá comparecer ao local da Sessão com, no mínimo, 15 minutos de antecedência e identificar-se com o cartão UFRGS ao monitor de sala assim que chegar. No início da Sessão, a ordem da apresentação será divulgada.

    • O apresentador terá 10 minutos para expor seu trabalho. A Comissão Julgadora poderá utilizar-se de mais 10 minutos para questionamentos e ponderações.

      O trabalho deverá ser apresentado pelo autor ou por um dos coautores.

    • Para fins de comprovação de apresentação, o participante deverá assinar formulário próprio ao término da apresentação oral.


  21. Avaliações


  22. 11.1. Relato

    A apresentação oral será avaliada quanto:

    • à contribuição do autor para o projeto/atividade;

    • à apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados parciais/finais e/ou das conclusões do trabalho;

    • ao domínio por parte do apresentador do conteúdo do relato;

    • à adequação ao tempo disponível de apresentação.

    11.2. Pôster Virtual

    O pôster será avaliado quanto:

    • ao conteúdo, objetividade e clareza do texto e do material gráfico;

    • à apresentação dos objetivos, da metodologia, dos resultados parciais/finais e/ou das conclusões do trabalho;

    • à qualidade visual, considerando a estrutura apresentada. Ex: diagramação e composição, leiturabilidade dos conteúdos, legibilidade das imagens.

    11.3. Mostra Virtual

    Os trabalhos submetidos na Mostra Virtual serão avaliados quanto:

    • ao conteúdo e apresentação clara dos objetivos de aprendizagem;

    • ao domínio por parte do apresentador do conteúdo do trabalho;

    • à adequação ao tempo disponível de apresentação.

    • à interface gráfica agradável, consistente e padronizada;

    • à utilização de linguagem clara e próxima à experiência do usuário;

    • à disponibilidade de um sistema de ajuda.

  23. Comissão Julgadora


  24. A Comissão Julgadora em cada sessão será indicada pela Comissão Executiva do IX Salão de Ensino e será composta por dois membros, sendo eles docentes ou pós-doutorandos. Sua função será de presidir a sessão; fazer questionamentos e ponderações aos apresentadores; avaliar todos os trabalhos; e indicar um destaque por sessão quando julgar pertinente.

    O membro da Comissão Julgadora que tiver participação em trabalho ou orientação de trabalho não poderá participar da avaliação do trabalho em questão.

  25. Indicação ao Prêmio


  26. A Comissão Julgadora em cada sessão de Relato e Mostra Virtual poderá indicar até um destaque para concorrer ao prêmio do IX Salão de Ensino. A modalidade de apresentação no formato pôster não concorrerá ao prêmio.

    O apresentador destacado terá seu nome divulgado em uma listagem publicada no site do IX Salão de Ensino, sempre no dia posterior à sua apresentação, exceto na quinta-feira, quando os destaques serão divulgados no mesmo dia, no turno da noite.

  27. Premiação


  28. Concorrerão ao prêmio do IX Salão de Ensino todos os apresentadores indicados como destaque em sua sessão. Dentre os destaques, o que obtiver maior nota receberá o prêmio.

    Será entregue um prêmio para cada área de conhecimento (ver item 4) na modalidade Relato e um prêmio único na modalidade Mostra Virtual

    Cada trabalho selecionado receberá um único prêmio, inclusive trabalhos com coautores cadastrados.

    Os prêmios serão entregues na Cerimônia de Encerramento do Salão UFRGS 2013, conforme programa.

    Os membros da Comissão Executiva do IX Salão de Ensino não poderão concorrer ao Prêmio.

  29. Certificação


  30. s certificados estarão disponíveis em formato digital no Sistema de Eventos a partir de 10 de dezembro de 2013.

    Para que o certificado seja emitido pelo sistema, o apresentador deverá ter seguido todas as etapas do regulamento corretamente, assinado a lista de presença e registrado com o cartão UFRGS o acesso à sessão, durante a apresentação oral.

    O certificado do IX Salão de Ensino será disponibilizado para autor, coautor e orientador de trabalhos apresentados.

  31. Disposições Gerais


  32. As situações não contempladas neste Regulamento serão analisadas e resolvidas pela Comissão Executiva do IX Salão de Ensino, a partir da solicitação do(s) envolvido(s) através do e-mail do evento (salaoensino@ufrgs.br), constando a justificativa.