Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial Glossário

Glossário

Neste breve Glossário apresentamos definições de termos usados em artes plásticas relacionados às técnicas presentes nas obras do Acervo.

Categorias

Clicando no nome das categorias e sub-categorias você vai encontrar os termos relativos a cada área de forma hierárquica.

Categoria Glossário
Desenho
13
Pintura
9
Escultura
7
Gravura
16
Editar categoria Gravura em metal É a gravura que utiliza como matriz uma chapa de metal normalmente cobre ou latão. A imagem sobre o metal é obtida diretamente, pela ação de instrumentos cortantes, ou indiretamente pela ação corrosiva dos ácidos. Os sulcos produzidos no metal retêm a tinta, que quando prensada passa para o papel.
11
Editar categoria Xilogravura É a gravura cuja matriz é uma prancha de madeira. A matriz de madeira é escavada com instrumentos (goivas) ficando em relevo a superfície, que será entintada com um rolo. Por isso, este tipo de gravura é também chamado de gravura em relevo.
2
Editar categoria Litogravura Na litografia a matriz é uma pedra calcária que possui a propriedade de reter a água e memorizar a gordura. O processo de gravação é químico e se utiliza do princípio de que água e gordura se repelem. A imagem é desenhada na pedra com materiais gordos e processada com materiais solúveis em água. Não se cria relevo na pedra, por isso a impressão litográfica é também conhecida como planográfica.
1
Editar categoria Serigrafia Técnica cujo processo de impressão também é conhecido como por permeação, na qual a imagem é gravada numa tela de nylon (por meio da luz, ou desenhada). Esta tela de nylon possui uma trama muito fina e está presa a um bastidor. A tinta a atravessa, depositando-se na superfície colocada sob a tela.
1
Cerâmica
7
Referências Bibliográficas
•CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de arte; tradução Marcelo Brandão Cipolla; revisão técnica Jorge Lúcio de Campos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

•ZIELINSKY, Mônica. Iberê Camargo – Catálogo raisonné: vol. 1 / Gravuras. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

•ROSENFIELD, Lenora Lerrer. Glossário técnico de conservação e restauração em pintura. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1997.

www.ufrgs.br/lacad (acesso em 15/04/08)

•Mayer, Ralph. Manual do artista : de técnicas e materiais. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

•Smith, Ray. El manual del artista. 2.ed. Madrid: Blume, 1991.

•Herskovits, Anico. Xilogravura : arte e técnica. Porto Alegre: Tchê!, 1986.