Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial Glossário Cerâmica

Cerâmica

Terracota

Argila cozida para tornar-se dura e compacta. Figuras e ornamentos arquitetônicos têm sido feitos desde tempos bastante remotos; é a esse tipo de trabalho, e não a vasos cerâmicos, que a palavra geralmente se refere. A argila, é claro, é encontrada por todo o mundo numa grande variedade de cores e qualidades, sendo a colorida mais comum que a branca. A presença de certos agentes químicos, como o óxido de ferro, afeta a cor do barro cozido, de modo que as obras em terracota nem sempre são da cor marrom-avermelhada normalmente relacionada a palavra. A queima pode produzir uma larga gama de cores, que vão do amarelo claro ao vermelho profundo ou ao negro. A dureza e a resistência da argila cozida variam de acordo com a temperatura do forno. Durante a queima, a argila perde cerca de um décimo do volume - às vezes menos, às vezes mais, de acordo com a qualidade dobarro e a quantidade da água que possuía.

 

Esmaltação (Vidrado / Glaze)

Revestimento impermeabilizante de aspecto semelhante ao vidro resultante da mistura de substâncias minerais que ao se fundirem aderem ao corpo cerâmico de forma definitiva. Podem ser coloridos, transparentes ou opacos. Torna a cerâmica mais resistente.

 

Engobe

Argila em estado mais líquido que a barbotina. Usado como elemento decorativo em peças cruas com diversas tonalidades. Pode ser acrescido de óxidos corantes e/ou pigmentos para produzir variadas tonalidades.

 

Corantes

Os corantes cerâmicos são misturas de óxidos metálicos e sais complexos submetidos a temperaturas entre 700 e 1400°C durante 16 ou até 48 horas, dentro de caixas refratárias. Após o processo, esses materiais transformados em um composto de estrutura mineralógica diferente, são lavados e moídos novamente. Esse composto tem como vantagem a estabilidade tanta da cor quanto da fusibilidade, garantindo assim, que o produto acabado sempre corresponda ao padrão estabelecido. Os corantes são usados em teores de 5 -10% e são miscíveis entre si.

 

Chamote ou Grog

Argila já queimada e moída em vários tamanhos de grãos. Fornece estabilidade às massas cerâmicas e facilita a secagem por igual reduzindo o encolhimento e o empenamento (como já foi queimado, o chamote é inerte).

 

Argila ou Barro ou Caulinita

A argila é silicato hidratado de alumínio e contém alumina (parte plástica) e sílica (parte antiplástica) podendo ser fonte destes materiais para massas cerâmicas e vidrados.

 

Barbotina

É argila em suspensão líquida, que serve para unir o material ainda em execução.