Você está aqui: Página Inicial Pesquisas Trabalhos publicados sobre o Exame Celpe-Bras

Trabalhos publicados sobre o Exame Celpe-Bras

AGOSSA, Mahulikplimi Obed Brice. O exame Celpe-Bras como instrumento de divulgação da cultura brasileira: percepções de candidatos. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem.  Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, 2017.
Palavras-chave: Representações do Brasil; Celpe-Bras; Impacto.

 

ALBUQUERQUE, Mariana Lyra Varela de. A brasilidade no exame de proficiência CELPE-BRAS: uma análise dos elementos provocadores 2015/1. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras Português e Inglês. Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2015.

 

ALMEIDA, Laura Camila Braz de. O efeito retroativo do Celpe-Bras no ensino de língua portuguesa para estrangeiros. Anais do SIELP, Uberlândia, v. 2, n. 1., 2012.
Palavras-chave: Avaliação; Ensino; Aprendizagem; Português para Estrangeiros.

 

ARIET, Andrea; MARTINS, Maria Elisa; OLAVARRIAGA, Martín. Celpe-Bras y el libro didáctico de Portugués Lengua Extranjera. Revista Puertas Abiertas, n. 12, 2016.

 

AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. Exames de proficiência em língua estrangeira pela ótica discursivo-desconstrutivista. In: Caminhos em Linguística Aplicada, v. 8, n. 1, p. 145-167, 2013.
Palavras-chave: Exames de proficiência; Celpe-Bras; ADF.

 

AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. Relação poder-saber no/pelo certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros e os modos de subjetivação de professores. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade de Taubaté, UNITAU, 2012.
Palavras-chave: Exames de proficiência; Relação poder-saber; ADF; Exclusão; Modos de subjetivação.

 

AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. Certificado de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros: entre o ser e o dever-ser. Janus, Lorena, ano 6, n. 15, jan./jul. 2012.
Palavras-chave: Celpe-Bras; ADF; Confissão; Ser; Dever-ser.

 

BARRETO, Erika Maritza Maldonado. Os deslocamentos do sujeito nas tarefas de escrita propostas nos exames DELE e CELPE-BRAS. Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2016.
Palavras-chave: Avaliação; Proficiência; Línguas estrangeiras; Tarefas; Produção escrita em língua estrangeira.

 

BASTOS, Amanda Teixeira; SILVA, Fernanda Souza e; OLIVEIRA, Marcia Alves. Interculturalidade e avaliação formativa na preparação para a parte escrita do Celpe-Bras: Uma proposta de sequência didática. Porto Alegre: Cadernos do IL, n.º 59, p. 52-70, outubro, 2019.

Palavras-chave: sequência didática; avaliação formativa; interculturalidade.

 

BASTOS, Rachel Louzada. Conteúdos para o ensino de português para estrangeiros: contribuições do Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2016.
Palavras-chave: Avaliação; Proficiência; Línguas estrangeiras; Tarefas; Produção escrita em língua estrangeira.

 

BIZON, Ana Cecilia Cossi. Narrando o exame Celpe-Bras e o convênio PEC-G: a construção de territorialidades em tempos de internacionalização. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2013.
Palavras-chave: Português-Língua Adicional; Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras); Internacionalização; Territorialidades.

 

BORGES, Sabrina Jesus. O processo avaliativo na Interação face a face do exame Celpe-Bras e sua relação com os elementos provocadores. Dissertação de Mestrado em Estudo de Linguagens. Universidade do Estado da Bahia, UNEB, 2016.

 

BOTTURA, Eleonora Bambozzi. Exame Celpe-Bras: uma investigação sobre o papel do entrevistador na interação face a face. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2014.
Palavras-chave: Proficiência oral; Celpe-Bras; Interação face a face; Papel entrevistador.

 

BUCK, Elis Marina de Andrade. Material didático preparatório para CELPE-BRAS: uma análise das competências de leitura e escrita. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, 2010.

 

CAIRES, Martha da Rocha. Percepções quanto à proficiência de PFOL: uma análise comparativa com avaliadores iniciantes e experientes do exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2014.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Exame oral; Avaliadores iniciantes e experientes; Percepções; Noções de proficiência.

 

CAMPOLINA, Isabela Bertho. Competência intercultural na prova oral do exame Celpe-Bras: um estudo comparativo. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, 2016.

 

CAMPOS, Fernanda Ricardo; GOMES, Ronaldo Tavares. Celpe-Bras e CELU: possíveis inter-relações linguísticas, interculturais e multiterritoriais. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line), v. 2017, p. 01/30359-18, 2017.
Palavras-chave: Avaliação; Construto; Celpe-Bras; Celu; Plurilinguismo.

 

CÂNDIDO, Marcela Dezotti. Avaliação da interação face a face no exame Celpe-Bras: as características dos elementos provocadores e a atuação dos examinadores-interlocutores. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2015.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Avaliação oral; Examinador-interlocutor; Elemento provocador.

 

CÂNDIDO, Marcela Dezotti. Avaliação de habilidades integradas: um estudo sobre o Celpe-Bras. Anais do Congresso Internacional da SIPLE, 2013, Salvador. Vidas em português - Políticas multilaterais para o ensino e a formação em PLE/PL2. Salvador: Célia Maria Soares Athayde ... [et al.]., 2013. v. 1. p. 1-55.

 

CARILO, Michele Saraiva. A construção de tarefas de leitura e produção de texto para o curso preparatório para o Exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Enunciados de tarefas; Configuração da interlocução; Avaliação.

 

CASTRO, Francisco Tomé de; GRANT, Joana; ARAÚJO, Monique Leite. A Experiência de Aprender Português dentro e fora do Brasil: Análise do Relato de um Aprendente Belga. Revista Siple, v.4, n.1, 2012.
Palavras-chave: PLE; PL2; Português na Bélgica.


CASTRO, Pedrina Barros de. Produção escrita: encontros e desencontros entre os livros didáticos de português do Brasil para estrangeiros e o exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal Fluminense, UFF, 2006.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Português do Brasil para estrangeiros; Material didático; Produção escrita.

 

CHICHORRO, Fernanda Deah. Proposta de curso preparatório a distância para a parte escrita do Exame Celpe-Bras à luz da experiência profissional. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação a Distância (EAD).SENAC-PR, 2007.

 

CIELO, Betânia Monteiro. Português como língua estrangeira: um estudo em representações sociais com os candidatos ao CELPE-Bras. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, 2014.
Palavras-chave: Português como Língua Estrangeira; Representações sociais; Celpe-Bras.

 

CIELO, Betânia Monteiro. CELPE-BRAS, O agir docente voltado para o agir no mundo: um relato de experiência. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Construção da Docência no Ensino Superior. Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, 2011.

 

CIELO, Betânia Monteiro. CELPE-Bras, o preparo para a proficiência. Collatio (USP), v. 13, p. 23-30, 2012.
Palavras Chave: Celpe-Bras; Português como Língua Estrangeira; Curso preparatório.

 

CIELO, Betânia Monteiro. Representações da língua portuguesa entre candidatos ao Celpe-Bras. Anais do XV Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica - XIV Seminário de Extensão - IX Seminário PIBIC/UMESP, 2012, São Bernardo do Campo, 2012.

 

CONRADO, Rosana Salvini. Produção textual no ensino de Português Língua Estrangeira: paralelo entre o livro didático e o exame oficial de proficiência Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade de São Paulo, USP, 2013.
Palavras Chave: Gêneros discursivos; Ensino de PLE; Produção textual; Livros didáticos; Celpe-Bras.

 

CONRADO, Rosana Salvini. Celpe-Bras: Um Gênero Identitário. Revista Siple, v.4, n.1, 2012.
Palavras-chave: Celpe-Bras; PLE; Identidade linguística; Gêneros discursivos.

 

COSTA, Augusto da Silva. A composição das imagens nos elementos provocadores e a interação na parte oral do Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 87-96, 2014.

 

COSTA, Claudia Maria Oliveira Bordalo da. A Construção da realidade de Brasil pelos vídeos utilizados no exame Celpe-Bras no século XXI. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2014.

 

COSTA, Everton Vargas. Efeitos retroativos do exame Celpe-Bras nas práticas de formação dos professores de um instituto brasileiro no exterior. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v.9, n. 1, p. 190-206, 2018.

Palavras-chave: formação de professores; português como língua adicional; Celpe-Bras; efeito retroativo.

 

COSTA, Everton Vargas; CARVALHO, Simone . Uso da linguagem e letramento: uma  proposta de reflexão sobre a avaliação de proficiência no exame CELPE-BRAS. Revista de Letras Norte@mentos, v. 6, p. 251-266, 2013.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Práticas de letramento; Avaliação de proficiência.

 

COTA, Ailana Assis. Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos escritos do exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade de Brasília, UNB, 2013.
Palavras-chave: Discursos; Textos escritos do exame Celpe-Bras; (Inter)ação, representação e identificação; Ideologia.

 

COURA-SOBRINHO, Jerônimo. O sistema de avaliação Celpe-Bras: o processo de correção e a certificação. Anais do Congresso Internacional de Política Linguística na América do Sul - Língua(s) e povos: unidade e diversidade, João Pessoa, Idéia, p. 127-132, 2006.

 

COURA-SOBRINHO, Jerônimo; Villela, A. M. N. ; Damazo, L. O. . Uma análise enunciativa de textos de examinandos do Celpe-Bras. O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2014, v. , p. 37-54.

 

DALLA VECCHIA, Adriana; MENEGASSI, R. J. . Condições de produção em comandos de escrita do exame CELPE-BRAS. Raído, v. 11, p. 109-124, 2017.
Palavras-chave: Escrita; Condições de produção; Proficiência; Celpe-Bras.

 

DAMAZO, Liliane Olivera. A modalização na produção de textos em português como língua estrangeira. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, 2012.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Enunciação; Modalização; Interlíngua.

 

DAMAZO, Liliane Oliveira; COURA-SOBRINHO, Jerônimo; VILLELA, Ana Maria Nápoles. Uma análise enunciativa de textos dos examinandos do Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, 2014, p. 37-54.

 

DAMAZO, Liliane Oliveira; COURA-SOBRINHO, Jerônimo. Conhecimento lexical e níveis de proficiência: português como língua estrangeira. In: SIMÕES, Darcília; OSÓRIO, Paulo (Orgs.). Léxico: investigação e ensino. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014, p. 101-118.

 

DELL’ISOLA, Regia Lúcia Péret; TOSATTI, Natália Moreira. Movimentos retóricos em produções escritas no exame Celpe-Bras. Gragoatá, Niterói, n. 38, p. 268-287, 1. sem. 2015.
Palavras chave: Escrita; Gênero textual; Retórica.

 

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. O gênero textual “carta do leitor” no exame Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 151-165, 2014.

 

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret; SCAMARAMUCI, Matilde; SCHLATTER, Margarete; JÚDICE, Norimar. A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o Exame CELPE-Bras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.3, n .l, 153-184, 2003.

 

DIAS, Ana Luiza Krüger; PINTO, Joana Plaza. Ideologias linguísticas e regimes de testes de língua para migrantes no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.61-81.
Palavras-chave: Testes linguísticos; Ideologias linguísticas; Políticas linguísticas; Migração.

 

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Mercado de línguas: A instrumentalização brasileira do português como língua estrangeira. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2008.
Palavras-chave: Gramatização; Português como Língua Estrangeira; Livros didáticos; Exame Celpe-Bras; Mercosul.

 

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Políticas uni/bi/multilaterais de certificação de proficiência em português: uma análise do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras). In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 15-36, 2014.

 

DINIZ, Leandro Rodrigo Alves. Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(51.2), p.435-458, jul./dez. 2012.
Palavras-chave: Português para Falantes de Outras Línguas; Política linguística exterior; Itamaraty.

 

DINIZ, Leandro Alves Rodrigues; ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela. Política linguística no MERCOSUL: o caso do certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras). In: HORA, Demerval da (Org.). Língua(s) e Povos: Unidade e Diversidade. João Pessoa: Ideia, 2006. p. 150-156.

 

DINIZ, Mônica Baêta Neves Pereira. Celpe-Bras – futuro (in)certo? In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p.167-174, 2014.

 

DIONÍSIO, Cynthia Israelly Barbalho. O exame Celpe-Bras: mecanismo de política linguística para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2017.
Palavras-chave: Política linguística; Mecanismos; Língua estrangeira; Português; Celpe-Bras; PEC-G.

 

DORIGON, Thomás. O Celpe-Bras como Instrumento de Política Linguística: um Mediador entre Propósitos e Materializações. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016.
Palavras-chave: Políticas linguísticas; Celpe-Bras; Instrumento de política linguística; Avaliação orientada para o uso.

 

DUARTE, Ana Paula Andrade; OLIVEIRA, Regina Purri Brant Hemetério de; MIRANDA, Yara Carolina Campos de. Os gêneros textuais na Interação face a face do Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 97-110, 2014.

 

DUTRA, Anelise Fonseca; PENNA, Sílvia. Celpe-Bras: confecção de material didático. In: IV SILID III SIMAR, 2013.
Palavras-chave: Português para Estrangeiros; Confecção de material didático; Sequência didática.

 

ESCARPINETE, Mariana Lins; COSTA, Thiago Magno de Carvalho. O Exame CELPE-BRAS e o livro didático de PLE: um olhar sobre a produção textual. Anais do VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagens, Campina Grande, UFCG, 2014. v. Vol. 1. p. 845-854.

 

ESCARPINETE, Mariana Lins. O estudo do léxico no ensino de PLE: um olhar sobre as atividades propostas em livros didáticos. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2013.
Palavras-chave: PLE; CELPE-Bras; Ensino; Semântica; Relações Lexicais; Livro Didático.

 

EVERS, Aline. Processamento de língua natural e níveis de proficiência do português: um estudo de produções textuais do exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013.
Palavras-chave: Português como Língua Adicional; Português como Língua Estrangeira; Corpora de aprendizes do português; Celpe-Bras; Proficiência em língua portuguesa; Coh-Metrix; Processamento de Língua Natural.

 

EVERS, Aline; WILKENS, Rodrigo. Classificação de proficiência em língua adicional no português: um estudo para a determinação de índices diferenciadores. Anais do IX Encontro Nacional de Inteligência Artificial - ENIA, 2012, Curitiba, 2012. v. IX.

 

FARIA, Elaine Risques. Avaliação de Proficiência Oral em Língua Estrangeira: Foco nos Elementos Provocadores na Interação Face a Face do Exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2017.
Palavras-chave: Avaliação; Celpe-Bras; Elementos Provocadores; Interação; Proficiência.

 

FARIAS, Jailine Mayara Sousa de; Cintra, R. G. C. . O enfoque comunicativo no ensino de PLE: análise de uma tarefa de áudio de exame CELPE- Bras. Anais do VII Encontro sobre ensino de língua e literatura e III Congresso Nacional sobre ensino de língua e literatura da FACHO. Olinda: Facho, 2009.

 

FAVARO, Roberta Flaborea. CELPE-Bras: el impacto de la certificación de la lengua portuguesa brasilera en Colombia. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, 2009.

 

FELIPE, Camila Vieira. Subsídios para a formação do professor avaliador de produções textuais do exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Preparatório Celpe-Bras; Avaliação; Formação de professores.

 

FERNANDES, Fabiana Perpétua Ferreira.; ALVAREZ, I. J. ; MACHADO, Tania R. M. . O Celpe-bras como instrumento norteador do ensino de português língua estrangeira. Revista Querubim, v. Ano 5, p. 42-50, 2009.

 

FERRAZ, Andrea; PINHEIRO, Isabel Mendes. O desafio pós Celpe-Bras: relações entre o exame e o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p.131-142, 2014.

 

FERREIRA, Aline Simo. As Instituições de Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua e o CELPE-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas. AVM Faculdade Integrada, 2013.

 

FERREIRA, Itacira Araujo. Por uma otimização da leitura e da escrita, tendo em vista o exame CELPE-BRAS. Revista Siple, v.7, n.2, 2013.
Palavras-chave: Leitura e escrita; Exame Celpe-Bras; Exames de proficiência; Português para Estrangeiros (PLE).

 

FERREIRA, Itacira Araujo. Ecos do Celpe-Bras na Apredizagem do Português por Hispanos Falantes. Horizontes de Linguística Aplicada. 4ed. Brasilia: Editora da Universidade de Brasilia, 2005, v. 01, p. 07-78. Políticas Linguísticas, 2013.

 

FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Habilidades de leitura na proposta de interação face a face do exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2012.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Interação oral; Gêneros textuais; Leitura em língua estrangeira.

 

FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Avaliação da proficiência oral: atividades de pós-leitura de listas e gráficos no exame Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 111-130, 2014.

 

FORTE, Graziela Naclério. Celpe-Bras sem Segredos. In: Congresso da Sociedade Português Língua Estrangeira - Consiple, 2013, Assunção. Consiple 2011. Brasília, 2013. v. 1. p. 1-4.

 

FORTES, Melissa Santos. Uma compreensão etnometodológica do trabalho de fazer ser membro na fala-em-interação de entrevista de proficiência oral em português como língua adicional. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.

 

FRANCELINO, Pedro Farias; MELO, Maria de Fátima Benício; ROCHA, Ina Mirely Oliveira da. O papel do programa linguístico-cultural para estudantes internacionais - PLEI nas atividades de ensino de PLE e na aplicação do CELPE-Bras. Anais do I Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais, Campina Grande-PB, 2007.

 

FRESCHI, Juliana Cristina. Questões de Interlíngua em textos escritos por paraguaios no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2015.
Palavras-chave: Português Língua Estrangeira; Interacionismo sociodiscursivo; Gênero como insumo; Abordagem comunicativa; Atividades de compreensão oral.

 

FURLAN, Carina Samira. Língua portuguesa e cultura brasileira na percepção de examinandos falantes de inglês do Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras. Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2012.

 

GAYA, Karina Figueiredo. Atividades de compreensão oral como insumo para a produção oral/escrita em Português língua estrangeira: preparação para o Exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal do Pará, UFPA, 2010.
Palavras-chave: Português Língua estrangeira; Interacionismo sociodiscursivo; Gênero como insumo; Abordagem comunicativa; Atividades de compreensão oral.

 

GOMES, Maíra da Silva. A complexidade de tarefas de leitura e produção escrita no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.

 

HUBACK, Ana Paula. O exame do Celpe-Bras e os materiais didáticos de português como língua estrangeira. (CON)TEXTOS linguísticos, Vitória, v. 6, n. 7, p. 31-46, 2012.

Palavras-chave: Aprendizagem por tarefas; Aquisição de segunda língua; Materiais didáticos; Português como língua estrangeira; Celpe-Bras.

 

IZAKI GÓMEZ, Marina Ayumi. Planejamento baseado em tarefas: possibilidades para o exame Celpe-Bras. Versão Beta (UFSCar), v. 1, p.3-162, 2012.

 

JHA, Naveen Kumar. Materiais didáticos para ensino de Português Língua Estrangeira e sua relação com o Exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Estudos de Linguagens. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, 2016.

 

JÚDICE, Norimar. Abordagem do texto nas tarefas de leitura/produção escrita do exame Celpe-Bras: um olha retrospectivo. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 143-150, 2014.

 

KUNRATH, Simone Paula. Celpe-Bras: Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. In: 1º International Conference of the Korean Association of Luso-Brazilian Studies, 2004, Seul. Periodic of the 1º International Conference of the Korean Association of Luso-Brazilian Studies. Seul, 2004. v. 1. p. 81-90.

 

LACERDA. Mariza Gabriela de Lacerda. O fazer textual de candidatos ao exame para obtenção da certificação em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras): olhares sobre os processos argumentativos. Dissertação de Mestrado em Estudos de Linguagens. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, 2014.

 

LARRIEU, Mariana. Proficiencia en portugués lengua extranjera el cambio de paradigma que originó el Celpe-Bras. Revista Puertas Abiertas, n.12, 2017.

 

LEROY, Henrique Rodrigues. Interculturalidade e avaliação em língua-cultura portuguesa para estrangeiros: a competência intercultural no exame Celpe-Bras. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p. 55-68, 2014.

 

LI, Ye. A preparação de candidatos chineses para o exame Celpe-Bras: aprendendo o que significa “uso da linguagem”. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Efeito retroativo; Curso preparatório; Uso da língua; Adequação contextual.

 

LIMA, Ronaldo Amorim. Representações do Brasil em textos do exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado em Letras. Universidade Federal Fluminense, UFF, 2008.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Representações sociais; Ideologia e discurso.

 

MACHADO, Tania Regina Martins. O exame Celpe-Bras e o funcionamento do sentido sobre a brasilidade. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, 2011.
Palavras-chave: Quinto período da gramatização brasileira; Português Língua Estrangeira; Celpe-Bras; 'Discurso da brasilidade'; Funcionamento de sentidos.

 

MACHADO, Tania Regina Martins. O Celpe-Bras e outras políticas linguísticas brasileiras pela promoção do português do Brasil. Fólio – Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 2, n. 2, p. 63-81, jul./dez., 2010.
Palavras-chave: Valor econômico da língua; Políticas linguísticas; Português; Língua transnacional.

 

MACHADO, Tania Regina Martins. O Celpe-Bras e a história das ideias linguísticas no Brasil. Raído, Dourados, v. 3, n. 6, p. 21-29, jul./dez. 2009.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Quinto período da gramatização do Português no Brasil; Instrumento linguístico.

 

MACHADO, Tania Regina Martins Machado. Português do Brasil e Cultura Brasileira: Transnacionalidade com o Celpe-Bras. Raído, Dourados, v. 5, n. 9, jan./jun. 2011.
Palavras-chave: Elementos da brasilidade; Celpe-Bras; Português brasileiro; Transnacionalidade linguística e cultural.

 

MADUREIRA, André Luis Gaspari; SANTANA, E. N. . A multiculturalidade na aprendizagem de PLE: uma investigação discursiva na avaliação do Celpe-Bras. Anais do I Congresso Internacional de Língua Portuguesa: experiências culturais e linguístico-literárias contemporâneas. Santiago do Chile, 2016. v. 1. p. 407-421.
Palavras-chave: Análise do discurso; Celpe-Bras; Multiculturalidade; PLE.

 

MAMANI, Silvana Maria. O livro didático de Português língua adicional e os parâmetros de referência do Celpe-Bras: uma análise da competência comunicativa intercultural. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras. Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, 2014.

Palavras-chave: Livro didático; Português Língua Adicional; Celpe-Bras; Competência comunicativa intercultural.

 

MAMEDE et al. O Celpe-Bras e sua importância para as pesquisas em PLE na UFPB. X Encontro de Iniciação à Docência, S/D.
Palavras-chave: Celpe­-Bras;  PLE  (Ensino de Português para Estrangeiros);  PLEI  (Projeto Linguístico­Cultural para Estudantes Internacionais).

 

MARQUES, Ana Laura dos Santos. O diálogo colaborativo de hispanofalantes e a co-avaliação de tarefas escritas em Português como segunda língua. Dissertação de Mestrado em Estudos Linguísticos. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2005.

 

MARTINS, Alexandre Ferreira. Rastros de mudanças epistemológicas na área de português como língua adicional: o exame Celpe-Bras como mecanismo de políticas linguísticas. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v.9, n.1, p. 223-243, 2018.
Palavras-chave: português como Língua Adicional; políticas linguísticas; Celpe-Bras.


MARTINS, Alexandre Ferreira. Direcionamentos para o ensino de Português como Língua Adicional em Portugal e no Brasil: análise de propostas e reflexão para a definição de uma política linguística brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016.
Palavras-chave: Ensino de Português como Língua Adicional; Políticas linguísticas; Políticas públicas educacionais; Direcionamentos para o ensino de PLA.

 

MARTINS, Alexandre Ferreira. Histoire des idées linguistiques du domaine du PLA au Brésil: un parcours des concepts de genres du discours et d'usage du langage dans les politiques linguistiques de facto. Dissertação de Mestrado em Sociolinguística e Políticas Linguísticas Educacionais. Université Paul-Valéry - Montpellier 3, 2017.


MELLO, Ana Catarina Moraes Ramos Nobre de. A representação sociocultural da mulher nas telerreportagens utilizadas no Exame Celpe-Bras: quadros de uma realidade brasileira. Tese de Doutorado em Letras. Universidade Federal Fluminense, UFF, 2012.
Palavras-chave: Universo feminino; Realidade brasileira; Representação; Multiculturalismo; Celpe-Bras.

 

MELLO, Ana Catarina Moraes Ramos Nobre de. O Exame do Celpe-Bras - um estudo da compreensão em leitura. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2003.

 

MENDEL, Kaiane. A avaliação integrada de leitura e escrita no Exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2017.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Avaliação de proficiência; Avaliação integrada; Tarefas integradas; Leitura e escrita.

 

MENDEL, Kaiane; SCHOFFEN, Juliana Roquele . A avaliação integrada no exame Celpe-Bras e as tarefas de leitura e escrita. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v. 8, p. 148-170, 2017.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Avaliação de proficiência; Avaliação integrada; Tarefas integradas; Leitura e escrita.

 

MENZL, Elizabeth. Avaliações externas de proficiência linguística: os exames TOEFL e CELPE-BRAS. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em MBA em Gestão e Docência no Ensino Superior. Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, METROCAMP, 2006.

 

MITTELSTADT, Daniela Doneda. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e o nível avançado: contribuições para a construção de diretrizes curriculares. In: Po'leutukal-beu'lajil Yeon'gu / Portuguese-Brazilian Studies, v. 12, p. 117-138, 2015.

 

MOHR, Denise. Português para hispanofalantes no CELIN: uma alternativa para o ensino de gêneros escritos. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Paraná, UFPR, 2007.
Palavras-chave: Português para estrangeiros; Hispanofalantes; Gêneros discursivos; Gêneros escolares; Produção escrita.

 

MORAIS, Eliani de. A Eficácia do CELPE-Bras frente ao Crescimento da Língua Portuguesa no Cenário Mundial Contemporâneo. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas. AVM EDUCACIONAL LTDA, AE_PPROV, 2013.


MOUTINHO, Ricardo. O efeito retroativo do Celpe-Bras  na cultura de aprender de candidatos ao exame. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2006
Palavras-chave: Língua estrangeira - ensino; Língua estrangeira - avaliação; Cultura de aprender; Efeito retroativo; Português Língua Estrangeira (PLE); Exame Celpe-Bras.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika. Português como língua adicional para fins específicos: preparação ao exame Celpe Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Material didático com base na perspectiva dialógica da linguagem: uma proposta para preparação ao exame Celpe-Bras. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 21, p. 151-166, 2017
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Acervo Celpe-Bras; Português como Língua Adicional; Língua para fins específicos; Material didático.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika. Elaboração e análise de sequência didática de leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016.
Palavras-Chave: Exame Celpe-Bras; Acervo Celpe-Bras; Português como língua adicional; Ensino de língua para fins específicos; Material didático.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika. Leitura e produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras: relato de experiência docente no ensino de Português como Língua Adicional. In: Revista escrita. Rio de Janeiro: n. 21, 2016.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika. Sequência Didática de Leitura e Produção textual para preparação ao Exame Celpe-Bras. In: Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016.

 

NAGASAWA, Ellen Yurika; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Análises e estatísticas sobre a construção e a disponibilização pública do Acervo Celpe-Bras. Anais do Fórum da Faculdade Porto-Alegrense, Porto Alegre: Fórum FAPA, 2016, p. 131-144.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Português com língua adicional; Exame de proficiência.

 

NASCIMENTO, Bruno Santos do. Uma proposta de ambiente virtual cooperativo para auxiliar processos do exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Informática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2008.

 

NASCIMENTO, Marina de Paulo. Crenças de alunos hispano-falantes sobre a proficiência em Português Brasileiro como língua estrangeira em um curso preparatório para o exame CELPE-BRAS. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras - Português/Inglês. Universidade Federal de Viçosa, UFV, 2016.
Palavras-chave: Crenças; Hispano-falantes; Português para estrangeiros.

 

NEVES, Amélia de Oliveira. Curso de PLE para preparar alunos hispano falantes candidatos ao exame Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2013.

 

NEVES, Liliane de Oliveira. Confiabilidade e comportamento avaliativo na prova oral do exame Celpe-Bras: um estudo longitudinal. Tese de Doutorado em Estudos da Linguagem. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, 2018.

Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Confiabilidade; Comportamento avaliativo.

 

NEVES, Liliane de Oliveira; COURA-SOBRINHO, Jerônimo. A situação de comunicação em enunciados do exame Celpe-Bras. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Faculdade de Letras, 2011. I CD-ROM.

 

NIEDERAUER, Marcia. Competência interacional: critério para avaliação da produção oral em língua adicional. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(53.2), p. 403-424, jul./dez. 2014.
Palavras-chave: Avaliação; Competência interacional; Língua adicional.

 

OHLWEILER, Beatriz Maria Demoly. Criação de um jornal na sala de aula de português língua estrangeira. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2007.
Palavras-chave: Comunicação social; Língua portuguesa (língua estrangeira): ensino; Pedagogia de projetos.

 

ORRA, Samira Ahmad. Tempo, aspecto e modo verbais e o gênero textual carta do leitor: análise de tarefas do Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade de São Paulo, USP, 2013.

Palavras-chave: Verbo; Gênero textual; Carta do leitor; Celpe-Bras.

 

PEREIRA, Marília Pinheiro. Avaliação de aprendizagem e os modelos de provas de proficiência: uma análise de critérios das provas do CELPE-BRAS e do ZERTIFIKAT DEUTSCH B1 ao C2. Trabalho de Graduação em Letras - Língua Estrangeira. Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2013.

 

PILEGGI, Maria Gabriela Silva. Tarefas integradas nos exames de proficiência CELPE-BRAS e TOEFL iBT. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2015.
Palavras-chave: Avaliação; Tarefas integradas; Exames de proficiência em língua estrangeira.

 

PONCIANO, Leila; LONGORDO, Monique. Representações da cultura brasileira nos elementos provocadores do Celpe-Bras de 2013. In: DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret (Org.). O exame de proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes Editores, p.69-86, 2014.

 

PORTELA, Adriana Oliveira da Luz. Celpe-Bras e a participação de candidatos surdos brasileiros neste exame. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras com Habilitação em Língua Sinais Brasileira-Português como Segunda Língua. Universidade de Brasília, UNB, 2018.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Surdos; Acessibilidade.

 

PREAXEDES, José Gualberto Targino. A concepção de escrita no livro didático Novo Avenida Brasil 1: um novo olhar sobre o ensino de português como língua estrangeira. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.

Palavras-chave: Certificado de Proficiência; Livro Didático; Língua portuguesa-Estrangeiros; Língua portuguesa-Estudo e ensino; Certificate of Proficiency; Textbook; Acquisition of Portuguese-Foreigners

 

PRAXEDES, José Gualberto Targino. Os Fundamentos Teóricos do Exame Celpe-Bras como Parâmetros de Aferição da Qualidade dos Manuais Didáticos de PLE. Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), João Pessoa, Ideia Editora Ltda, 2009. v. 1. p. 1719-1726.

 

QIAORONG, Yan. De práticas sociais a gêneros do discurso: uma proposta para o ensino de português para falantes de outras línguas. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2008.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem; Aquisição de segunda língua; Discurso:Ensino de línguas; Linguagem e línguas; Língua portuguesa; Linguística aplicada; Práticas sociais.

 

QUEIROZ, Valeria Schmid. A competência discursiva em textos de participantes do Celpe-Bras: uma abordagem modular. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2017.
Palavras-chave: Português como língua adicional; Celpe-Bras; Competência discursiva; Modelo de análise modular do discurso; Articulação textual; Conectores.

 

RAMOS, Ana Adelina Lôpo. Um caminho estrangeiro na compreensão do gênero: estratégias cognitivas em produção textual do Celpe-Bras. Tese de Doutorado em Linguística. Universidade de Brasília, UNB, 2007.
Palavras-chave: Gênero textual; Letramento; Cognição social; Estratégias cognitivas; Ambiente de imersão e ambiente de não-imersão.

 

REIS, Narjara Oliveira; DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. Ressignificação de prática pedagógica a partir de uma análise de avaliações orais de alunos hispano-falantes de Português como Língua Estrangeira. In: SILVEIRA, Rosane; EMMEL, Ina. Um Retrato do Português como Segunda Língua: ensino, aprendizagem e avaliação. Campinas: Pontes Editores, 2015.

 

RODRIGUES, Meirélen Salviano Almeida. O exame Celpe-Bras: Reflexões teóricas para o professor de português para falantes de outras línguas. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2006.
Palavras-chave: Português para falantes de outras línguas; Exame de proficiência; Efeito retroativo.

 

ROSA, Marcia Maria Nester. Interferências lexicais do Italiano na produção oral em Língua Portuguesa: um estudo a partir da grade de avaliação da interação face a face do exame CELPE-BRAS. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Ensino de Linguas Estrangeiras. Universidade Estadual de Londrina, UEL, 2009.

 

SAKAMORI, Lieko. A atuação do entrevistador na interação face a face do exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2006.
Palavras-chave: Avaliação oral; Interação face a face; Atuação do entrevistador.

 

SALES, Hellen Margareth Pompeu de. A produção escrita em turmas heterogêneas de português língua estrangeira: das tarefas ao exame CELPE-BRAS. Dissertação de Mestrado em Linguística. Universidade Federal do Pará, UFPA, 2014.
Palavras-chave: Português língua estrangeira; Produção escrita; Heterogeneidade linguístico-cultural; Celpe-Bras.

 

SANTOS JUNIOR, Elysio Soares. Descendo do salto: uma análise sobre mal-entendidos na interação face a face do Celpe-Bras. In: ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015, Brasília. Anais do ICCAL - International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015. p. 1106-1124.
Palavras-chave: Celpe-Bras; Avaliação de proficiência em língua estrangeira; Mal-entendidos.

 

SANTOS, Leticia Grubert; UFLACKER, Cristina Marques; ANDRIGHETTI, G. H . Exame Celpe-Bras: Um Olhar sobre as Tarefas de Vídeo do Exame. In: SÁ, Rubens Lacerda de; AUGUSTO, Rita de Cássia. (Org.). Português para Falantes de Outras Línguas: Ensino-Aprendizagem, Tecnologias e Letramentos. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 165-

 

SANTOS, Percília; CUNHA, Maria Jandyra. O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras): a possibilidade de um diagnóstico na Univesidade de Brasília. In: CUNHA, Maria Jandyra; SANTOS, Percília. (Org.).Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros. 1ed. Brasília: EDUnB, 1999, v. 1, p.113-122.

 

SCARAMUCCI, Matilde. A avaliação de habilidades integradas na Parte Escrita do Exame Celpe-Bras. In: Alvarez M. L. O. e Gonçalves, L. (org.). O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 391-425.

 

SCARAMUCCI, Matilde. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras línguas. In: Revista DIGILENGUA. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, n. 12, jun. 2012, p. 48-67.

 

SCARAMUCCI, Matilde. O exame Celpe-Bras em contexto hispanofalante: percepções de professores e candidatos. In: WIEDEMANN, L.; SCARAMUCCI, M. V. R. (orgs). Português para falantes de espanhol – ensino e aquisição. Campinas: Pontes Editores, 2008.

 

SCARAMUCCI, Matilde. O exame Celpe-Bras: impactos nas percepções e professores e candidatos em contextos de PLE. Anais do Congresso Internacional de Política Linguística na América do Sul - Língua(s) e povos: unidade e diversidade, João Pessoa: Idéia, 2006, p. 270-276.

 

SCAMARAMUCI, Matilde; RODRIGUES, Meirélen. Compreensão (oral e escrita) e produção escrita no exame Celpe-Bras: análise do desempenho de candidatos hispanofalantes. In: SIMÕES, A. R. M.; CARVALHO, A. M.; WIEDEMANN, L. Português para falantes de espanhol. Campinas: Pontes Editores, 2004.

 

SCARAMUCCI, Matilde. Celpe-Bras: um exame comunicativo. In: CUNHA, Maria Jandyra; SANTOS, Percília. Ensino e pesquisa em Português para Estrangeiros. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.

 

SCARAMUCCI, Matilde. O projeto Celpe-Bras no âmbito do Mercosul: contribuições para uma definição de proficiência comunicativa. In: ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Português para estrangeiros Interface com o Espanhol. Campinas: Pontes Editores, 1995.

 

SCHLATTER, Margarete. O sistema de avaliação Celpe-Bras: características, implementação e perspectivas. Anais do Congresso Internacional de Política Linguística na América do Sul - Língua(s) e povos: unidade e diversidade. João Pessoa: Idéia, 2006, p. 171-175.

 

SCHLATTER, Margarete. CELPE-BRAS: Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros - Breve Histórico. In: CUNHA, Maria Jandyra; SANTOS, Percília (Orgs.). Ensino e pesquisa em português para estrangeiros. Brasília: Editora da UnB, 1999, p. 97-104.

 

SCHLATTER, M.; SCARAMUCCI, M. V. R., PRATI, S., ACUÑA, L. Celpe-Bras e Celu: impactos da construção de parâmetros comuns de avaliação de proficiência em portugês e em espanhol. In: FONTANA, Mónica Zoppi (org.) O português do Brasil como língua transnacional. Campinas: RG Editora, 2009.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele; SCHLATTER, Margarete; KUNRATH, Simone Paula; NAGASAWA, Ellen Yurika; SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues; MENDEL, Kaiane; TRUYLLIO, Luana Ramos; DIVINO, Luiza Sarmento. Estudo descritivo das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras: edições de 1998 a 2017. [recurso eletrônico] Porto Alegre: Instituto de Letras - UFRGS, 2018.

Palavras-chave: Língua Portuguesa; Exame de proficiência; Linguagem - Análise; Linguagem -  Descrição; Celpe-Bras.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele ; MENDEL, Kaiane. As especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da Parte Escrita: convergências e divergências. Domínios de Lingu@gem, v. 12, p. 1091-1122, 2018.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Português como Língua Adicional; Avaliação de Proficiência; Especificações; Acervo Celpe-Bras.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele; MARTINS, Alexandre Ferreira. Políticas linguísticas e definição de parâmetros para o ensino de português como língua adicional: perspectivas portuguesa e brasileira. ReVEL, v. 14, n. 26, p. 271-306, 2016.

Palavras-chave: Português como língua adicional; Parâmetros para o ensino de PLA; Exame Celpe-Bras.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele. Níveis de proficiência oral de examinandos falantes de espanhol no exame Celpe-Bras. In: SCHOFFEN, J. R.; KUNRATH, S. P.; ANDRIGHETTI, G. H.; SANTOS, L. G. Português como Língua Adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre: Bem Brasil, 2012.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2009.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele. Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira: descrição dos níveis de candidatos falantes de espanhol no exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2003.

 

SCHOFFEN, Juliana Roquele; NAGASAWA, Ellen Yurika ; SIRIANNI, Gabrielle ; MACHADO, Bárbara Petry . Resgatando a história do exame Celpe-Bras: desenvolvimento, disponibilização e estudos sobre o Acervo de provas e documentos públicos do exame Celpe-Bras. Cadernos do IL, PORTO ALEGRE, v. 55, p. 87-113, 2017.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Acervo Celpe-Bras; Avaliação de proficiência; Português como Língua Adicional.

 

SIDI, Walkiria Ayres. Níveis de Proficiência em Escrita de Hispanofalantes no Exame CELPE-Bras. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2002.

 

SILVA, Adriana Ramos. Relações entre os Exames Celpe-Bras e Prolibras: confluências e contribuições para o processo de inclusão social do surdo adulto brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Libras: ensino, tradução e interpretação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2013.

 

SILVA, Ana Lígia Barbosa de Carvalho e; PILEGGI, Maria Gabriela Silva. O exame Celpe-Bras como instrumento direcionador de tarefas para o ensino de Português para Falantes de Espanhol. Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=34098@1, 2018.

Palavras-chave: Celpe-Bras; Efeito retroativo; Elaboração de material didático; Habilidades integradas.

 

SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian Chaves da. Avaliação formativa na produção oral: análise de uma experiência em um curso de português língua estrangeira. Revista Signótica, 30(4), p. 647-674, 2018

Palavras-chave: avaliação formativa, autorregulação da aprendizagem, produção oral, Português Língua Estrangeira, exame Celpe-Bras

 

SILVA, Lívia Cristina Virgulino; CUNHA, M. C. C. Análise das produções textuais no exame CELPE-BRAS: Subsídios para uma avaliação formativa da escrita. Revista do Gelne, v. 19, p. 114-129, 2017
Palavras-chave: Celpe-Bras; Gêneros discursivos; Produção escrita; Avaliação formativa.

 

SILVA, Rose Mara. As novas tecnologias de informação e comunicação na avaliação de proficiência em Português como Língua Estrangeira: o Exame Celpe-Bras. Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG, 2017.
Palavras-chave: Avaliação; Celpe-Bras; NTIC; Testes de Proficiência em Larga Escala por Computador.

 

SILVEIRA, Ederson Luis da. O CELPE-BRAS e a (des)legitimação das práticas de uso da língua(gem). Revista FORPROLL, v. 01, p. 141-147, 2017.
Palavras-chave: Linguagem; Heterogeneidade; Proficiência internacional.

 

SIQUEIRA, Caio Albernaz. O exame CELPE-BRAS: efetividade, formato e preparação. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras-Português. Universidade Paulista, UNIP, 2016.

 

SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues. Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções textuais de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2016.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Preparatório Celpe-Bras; Níveis de desempenho; Parâmetros de avaliação.

 

SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues; MENDEL, Kaiane; NAGASAWA, Ellen Yurika; SCHOFFEN, Juliana Roquele. Os desdobramentos do Acervo Celpe-Bras para ensino, aprendizagem, avaliação e pesquisa em Português como Língua Adicional. BELT, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p, 1-19,  jan.-jun. 2019.

Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Acervo Celpe-Bras; Avaliação de proficiência.

 

SIRIANNI, Gabrielle Rodrigues; SCHOFFEN, Juliana Roquele . Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v. 8, p. 171-190, 2017.
Palavras-chave: Parte escrita do exame Celpe-Bras; Parâmetros de Avaliação; Níveis de desempenho; Preparatório Celpe-Bras.

 

SOARES, Débora Racy. Elaborando um curso preparatório para o Celpe-Bras no campus virtual da UFLA. Anais CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica, ISSN: 2316-8722, São Paulo, p. 1-11, mai. 2018.

Palavras-chave: CELPE-Bras; Campus Virtual; AVA; UFLA; elaboração.

 

SOBROSA, Daiana Marques; STURZA, E. R. . As Políticas Linguísticas e a Língua Portuguesa: um panorama da colonização ao Celpe-Bras. Revista Ideias (UFSM), v. 27, p. 01-10, 2011.
Palavras-chave: Políticas linguísticas; Língua portuguesa; Celpe-Bras; Brasil.

 

SOUZA, Iracema Luiza de. O componente cultural no exame Celpe-Bras. Anais do Congresso Internacional de Politica Linguística na America do Sul - Língua(s) e Povos: Unidade e Diversidade. João Pessoa: Ideia, 2006. v. 1. p. 95-105.

 

SOUZA, Leonardo Santos de. CELPE-BRAS: A proficiência linguística sob a ótica do Ministério da Educação. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Letras - Português e Inglês. Universidade Estácio de Sá, UNESA, 2011.

 

SOUZA DIAS, Romar ; SANTOS, M. S. ; BARROS, J. S. . CELPE-BRAS - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros em foco: descrição e análise. Olhares Plurais, v. 2, p. 49-62, 2016.
Palavras-chave: Proficiência; Celpe-Bras; Abordagem comunicativa.

 

TOSATTI, Natália Moreira. Avaliação de proficiência escrita por meio da produção de gêneros textuais: uma análise do exame Celpe-Bras. ContraPonto, Belo Horizonte, v. 5, n. 8, p.31-40, 2º sem. 2015.
Palavras-chave: Gêneros textuais; Produção escrita; Celpe-Bras.

 

TOSATTI, Natália Moreira. A produção escrita no exame Celpe-Bras: a funcionalidade dos gêneros. In: SIELP, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2. p. 1.
Palavras-chave: Ensino de língua; Produção escrita; Avaliação; Português língua estrangeira.

 

TRINDADE, Mônica Mano; ESCARPINETE, Mariana Lins. A importância do conhecimento lexical construído culturalmente nas solicitações de produção escrita do exame Celpe-bras. Anais da XXV Jornada Nacional do GELNE - Grupo de estudos Linguísticos e Literários do Nordeste, Natal, 2014. v. único.

 

TROUCHE, Lygia Maria Gonçalves. Análise da interlocução em elementos provocadores do exame oral Celpe-Bras. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. XVIII, n. 7, p. 52-62, 2014.
Palavras-chave: Interlocução; Provocação; Exame oral; Celpe-Bras.

 

VARELA, Sérgio Menezes. O efeito retroativo do Celpe-Bras em um curso de português para estrangeiros. Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada. Universidade de Brasília, UNB, 2002.

 

VIANA, Nelson. Compreendendo o Exame Celpe-Bras. In: MULIK, K. B.; RETORTA, M. S.. (Org.). Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 1, p. 263-270.

 

VICENTINI, Monica Panigassi. As tarefas de compreensão oral para produção escrita no Celpe-Bras: construto e operacionalização. Revista Estudos Linguísticos, v. 48, n. 1, p. 561-580, abr. 2019.

Palavras-chave: tarefas integradas; tarefas de compreensão oral para produção escrita;avaliação de desempenho; teste de proficiência; Celpe-Bras.

 

VIEIRA, Ana Luíza Gabatteli. Preparatório para o Celpe-Bras: ensino de PLE totalmente a distância. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Língua Portuguesa. Faculdade Internacional Signorelli, FISIG, 2014.

 

VIEIRA, Ana Luíza Gabatelli. Curso online para a parte oral do Celpe-Bras: contribuições da avaliação de proficiência para o ensino-aprendizagem de PLE. Dissertação de Mestrado em Letras. Universidade de Brasília, UNB, 2016.
Palavras-chave: Avaliação de proficiência oral; Celpe-Bras; Ensino de PLE; TICs no ensino de línguas.

 

VILLELA, Ana Maria Nápoles; NEVES, Liliane de Oliveira; TOSATTI, Natália Moreira. Relações de poder no exame Celpe-Bras. Linha D'Água, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 115-126, aug. 2017.
Palavras-chave: Exame Celpe-Bras; Prova oral; Proficiência linguística; Teste de desempenho; Relações de poder.

 

VIRGULINO, Geyse da Conceição. Uma análise retrospectiva do gênero do discurso e do suporte textual nas tarefas de produção escrita do Celpe-Bras (2006- 2016). Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, 2017.

Palavras-chave: Celpe-Bras. Gênero do discurso. Suporte textual. Produção escrita

 

ZHAO, Cecilia Guafang; LIU, Carina Jiayu. An evidence-based review of Celpe-Bras: The exam for certification of proficiency in Portuguese as a foreign language. Language Testing, 2019.

 

ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela; DINIZ, Leandro Rodrigues Alves. Declinando a Língua pelas injunções do mercado: institucionalização do português língua estrangeira (PLE). ESTUDOS LINGUÍSTICOS, São Paulo, 37 (3), p. 89-119, set.-dez., 2008.
Palavras-chave: Gramatização; Mercado globalizado; Integração regional; Língua nacional; Português como língua estrangeira.