Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial

Ações Afirmativas

Processo Seletivo Específico Indígena - UFRGS/2015

 

Foi publicado o Edital do Processo Seletivo Específico Indígena UFRGS/2015, com inscrições de 24/11/2014 a 23/12/2014. A prova será realizada no dia 10/01/2015.

Para maiores informações, consulte o Edital no site da Comissão Permanente de Seleção (COPERSE):

http://www.ufrgs.br/coperse/processos-seletivos/estudantes-indigenas/pse-estudantes-indigenas-2015/processo-seletivo-especifico-para-ingresso-de-estudantes-indigenas-2015/EditalPSEEstudantesIndgenas2015.pdf

 

Prêmio Abdias do Nascimento

 

1º Lugar Categoria “Estudantes de Graduação”: Vanessa Rodrigues da Silva - Reconciliação: Um Encontro Entre Nós /UFRGS

1º Lugar Categoria “Outros Participantes”: Edianie Eliomara Azevedo Bardoni - Leis 10.639/03 e 11.645/08:desafio político e pedagógico para a escola Chapéu do Sol

 

Destaques Categoria “Estudantes de Graduação”: 

  1. Adilson Silva da Silva - Diário de Campo sobre Rincão dos Negros: intolerância e segregação racial e seus novos desdobramentos /UFRGS
  2. Aline Domingos - Estudo exploratório sobre a permanência de estudantes indígenas na UFRGS / UFRGS
  3. Ana Isabel Melo Santos - Monitoria Indígena: encontro de culturas, lugar de trocas e de aprendizagens /UFRGS
  4. Carolina Pereira Montiel - Alteridade e equidade no SUS: diálogos sobre saúde quilombola / UNISINOS
  5. Diego de Matos Noronha - Projeto Novos Talentos Ações de implementação da Lei Federal 10.639/03 e 11.645/08 em escolas municipais e estaduais de Uruguaiana – RS / UNIPAMPA
  6. Dinamara Prates - A inserção das mulheres negras nos cargos docentes das instituições de ensino superior / UFRGS
  7. Ellen Platt - O debate sobre política de cotas e sua conexão com questões étnico-raciais / UFRGS
  8. Josiane de Assis Bueno - Qual é o pente que te penteia? Uma análise antropológica sobre o afro-consumo feminino na cidade de Porto Alegre / UFRGS
  9. Priscila Nunes - Ação educativa: A representação do negro no Museu Júlio de Castilhos / UFRGS
  10. Vanessa Rosa da Costa - Identidade Docente no Curso UNIAFRO- 1ª Ed. /UFRGS

 

Destaques Categoria “Outros Participantes”: 

 

  1. Cidara Loguercio Souza - Diálogo com a Cultura Indígena Mbyá-Guarani/Museu UFRGS
  2. Jéssica Melo Prestes - Territórios Negros Urbanos: descobrindo a Porto Alegre negra/ PUC/RS
  3. Leticia Gomes Farias - Uma terra cor de terra: Trabalhando relações étnico- raciais nos anos iniciais do ensino fundamental/ EMEF: Deputado Victor Issler
  4. Manoel José Ávila da Silva - Combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma ação exemplar/EMEF: Vereador Antônio Giúdice
  5. Vander Luis Duarte Rodrigues - Escola D’Avila: História em Quadrinhos como instrumento didático para o estudo da história e da cultura Afro-brasileira/UFSM
  6. Waldemar Moura Lima - Contando a Verdade, Cantando a História/ Movimento Negro

___________________________________________________________________________________

Divulgado hoje no Conselho Universitário da UFRGS (07/11/2014) o primeiro relatório da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas, período 2013-2014.

Acesse o relatório: Relatório Ações Afirmativas 2013-2014


Destaques
do I SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Esses são os autores dos trabalhos destaques no I Salão de Ações Afirmativas da UFRGS, sendo - portanto - todos candidatos ao Prêmio Abdias do Nascimento.
A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 24 de outubro, às 16h30min, no Salão de Atos da UFRGS.

 

Edianie Bardoni
Vander Rodrigues
Waldemar Moura
Jessica Prestes
Manoel Avila da Silva
Cidara Souza
Letícia Gomes Farias
Dinamara Prates
Adilson Silva da Silva
Ellen Platt
Josiane de Assis Bueno
Aline Domingos
Priscila Nunes
Vanessa Rodrigues da Silva
Ana Isabel Melo Santos
Vanessa Rose da Costa
Diego de Matos Noronha
Carolina Pereira Montiel

 

 

 

APRESENTADORES DE TRABALHO NO SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFRGS

Listagem completa com informações, horários e locais das apresentações

https://plone.ufrgs.br/acoesafirmativas/aluno-ufrgs/apresentacoes-salao-acoes-afirmativas-sessao-e-local/view

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA do salão de ações afirmativas ->

http://www.ufrgs.br/salaoufrgs/programacao/acoes-afirmativas/

--------------------------

Prezado participante

Está disponibilizado no link abaixo o modelo para confecção do poster eletrônico virtual.

O poster é opcional, no entanto será considerado para avaliação e premiação.

O arquivo deverá ser postado no

sistema de inscrição, a partir do modelo da imagem abaixo -->

https://plone.ufrgs.br/acoesafirmativas/aluno-ufrgs/poster-virtual/at_download/file

 https://www1.ufrgs.br/EventosInstitucionais/PortalYii/evento/55

sob a forma de upload até o dia 16/10.


Poster Virtual

I SALÃO AÇÕES AFIRMATIVAS 

 

Em 2014, acontece  o XXVI Salão de Iniciação Científica. No SIC desse ano A UFRGS abre um espaço para novas exposições. Com isso, nasce o I Salão de Ações Afirmativas. Será um espaço para trabalhos, ações e projetos que visam à promoção da educação para as relações étnico-raciais, tanto para pessoas de dentro da Universidade quanto de fora.

Clique aqui para acessar e salvar o Regulamento:

--> https://plone.ufrgs.br/acoesafirmativas/aluno-ufrgs/i-salao-de-acoes-afirmativas/view

 

RELAÇÃO DOS TRABALHOS ACEITOS


Temos o prazer de informar a relação de trabalhos aceitos e homologados para o I Salão de Ações Afirmativas, concorrendo ao Prêmio Abdias do Nascimento.

 As apresentações deverão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro nos turnos da manhã e da tarde. O horário e o local das apresentações será informado no dia 21/10.

Conforme prevê o regulamento, além da apresentação oral, o participante poderá apresentar seu trabalho sob a forma poster eletrônico. O modelo será disponibilizado até o dia 10/10.

Caso tenha alguma dúvida, nos acione pelo telefone: 3308-4582 ou por email acoesafirmativas@ufrgs.br.

 

Autor(a) Titulo do Trabalho
ADILSON SILVA DA SILVA Diário de Campo sobre Rincão dos Negros: intolerância e segregação racial e seus novos desdobramentos.
ALINE DOMINGOS Estudo exploratório sobre a permanência de estudantes indígenas na UFRGS
ANA ISABEL MELO DOS SANTOS Monitoria Indígena: encontro de culturas, lugar de trocas e de aprendizagens
ANA LUCÉLIA SILVA DIAS “Agora é hora de você assumir... ou sumir”
ANA LUCIA LIBERATO TETTAMANZY Os donos da palavra contra as palavras do dono
ANDRESSA DAS NEVES TEIXEIRA A INFLUÊNCIA DO FÓRUM PERMANENTE DE MOBILIDADE HUMANA NA FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONADAS A HAITIANOS NO RIO GRANDE DO SUL
BRUNA MORELO O Curso de Leitura e Escrita na Universidade para Estudantes Indígenas da UFRGS: uma ação de permanência no campo das linguagens
CAMILA CORÓ SCHWERZ projeto Africa
CARLA BEATRIZ MEINERZ Trajetórias da educação das relações étnico-raciais no Rio Grande do Sul: o caso de Cachoeirinha
CARLA MARLISE SILVA Africanidades: conexão de saberes a partir de uma perspectiva multidisciplinar
CARLOS ALBERTO KALINOVSKI HOFFMANN ADMINISTRAÇÃO DE COMUNIDADES DE TERREIRO DAS RELIGIÕES DE MATRIZ-AFRICANA: ELEMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA O DEBATE DE UMA INSTITUCIONALIZAÇÃO AFROCENTRADA
CÁSSIO HENRIQUE SILVA DA SILVA Quilombismo Contemporâneo
CIDARA LOGUERCIO SOUZA Diálogo com a Cultura Indígena Mbyá-Guarani
CLÁUDIA ROCHA DAVID O Brincar pela janela do meu olhar:visibilidade e construção de cidadania no Projeto Brincando COMPAZ
CRISTIANE SILVEIRA GUEDES PRODUÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA PARA AS CRIANÇAS: BOAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA ABORDAGEM DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA A PARTIR DA LEI FEDERAL 10.639/03
CRISTINA DA SILVA BRITO Alternativas para o combate ao racismo no ambiente escolar
DAIANA CLOTILDES FERREIRA NOGUEIRA AS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ÂMBITO DA UNIPAMPA: A SITUAÇÃO DOS COTISTAS NEGROS
DANIELE MACHADO VIEIRA PERCURSOS NEGROS EM PORTO ALEGRE: geografias para educação das relações étnico-raciais
DIEGO DE MATOS NORONHA Projeto Novos Talentos - Subprojeto: Ações de implementação da Lei Federal 10.639/03 e 11.645/08 em escolas municipais e estaduais de Uruguaiana – RS.
DINAMARA DA SILVA PRATES A INSERÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NOS CARGOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
EDIANIE ELIOMARA AZEVEDO BARDONI Leis 10.639/03 e 11.645/08:desafio político e pedagógico para a escola Chapéu do Sol
ELAINE OLIVEIRA SOARES Promotor@s em Saúde da População Negra
ELLEN DIOGO PLATT O debate sobre política de cotas e sua conexão com questões étnico-raciais
FABIANE Educação antirracista para enfrentar desigualdades.
FELIPE GADELHA ROCHA Afirme Ações: Ações afirmativas do ensino médio ao ensino superior
GIOVANA DA SILVA LENZI AFIRMAÇÃO DE IDENTIDADES NEGRAS NA ESCOLA: Desafios e Possibilidades
GUILHERME PIETRO ASSANDRI BONATO Conversações Afirmativas: um exercício de alteridade
IVANIZE CHRISTIANE DO NASCIMENTO HONORATO REVISITANDO OS REFERENCIAIS CURRICULARES DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ANTONIO SATTE SOB O OLHAR DA LEI 10.639
IVANIZE CHRISTIANE DO NASCIMENTO HONORATO O DESAFIO DA OVELHA:IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA SALA DE AULA E SALA DOS PROFESSORES
JADE GARCIA ROCHA Alimentação e plantas medicinais da comunidade indígena Sol Nascente, Osório, Rio Grande do Sul
JAQUELINE ROSA DA CUNHA Cultura e Literatura Afro-brasileira e Indígena no PROEJA: (re)conhecendo as nossas origens
JÉSSICA MELO PRESTES Territórios Negros Urbanos: descobrindo a Porto Alegre negra
JOÃO BATISTA RODRIGUES Racismo e Evasão Escolar
JOSÉ CARLOS FERRARI JUNIOR DESVELANDO MITOS DA FORMAÇÃO ESPACIAL E ECONÔMICA DO RIO GRANDE DO SUL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
JOSIANE DE ASSIS BUENO Qual é o pente que te penteia? Uma análise antropológica sobre o afro-consumo feminino na cidade de Porto Alegre
JOSIAS LOUREIRO DE MELLO Projeto Saída de Campo para Aldeia de Pinhalzinho: construindo saberes a partir do diálogo intercultural
JULIANA PAIVA PALHARES Universidade Pública: Tô Dentro
JULIANA PAIVA PALHARES EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE ÉTNICA E RACIAL: TERRA DE NEGRO, TERRA DE ÍNDIO, HISTÓRIAS NÃO CONTADAS EM SAPIRANGA
LESLIE SEDREZ CHAVES Usos da internet nos movimentos sociais negros em rede na luta pela igualdade racial no Brasil: Estudo de caso da Agência Afropress
LETICIA GOMES FARIAS Uma terra cor de terra: Trabalhando relações étnico- raciais nos anos iniciais do ensino fundamental
LILIAM RAMOS DA SILVA Contação de histórias: Personagens negros no romance hispano-americano
LILSIMARA DOS SANTOS ROZA PRODUÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA (LEI FEDERAL 10.639/03)
LIZIANE GUEDES DA SILVA PROMOTOR@S EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: SAÚDE PÚBLICA, RACISMO INSTITUIONAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
LUCIANA SILVEIRA EGRES Projeto: Mulheres Negras que fazem a diferença no SUS – Sistema Único de Saúde
LUCIANE BELLO O processo de resiliência em trajetórias de cotistas negros da UFRGS: virando a página
LUCIANE DE OLIVEIRA MACHADO UM REPENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NA SALA DE AULA
LUECI DA SILVA SILVEIRA Tecendo falas e problematizando olhares no cotidiano escolar: a compreensão dos alunos do ensino médio no estudo das religiões afro-brasileiras
LUIZ CARLOS DA SILVA VIEGAS JUNIOR O PET-Saúde/Redes de Atenção à Saúde Indígena e o potencial na formação de profissionais adequados ao contexto intercultural da saúde indígena
MANOEL JOSÉ ÁVILA DA SILVA Combate ao racismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma ação exemplar
MÁRCIA DA SILVA VIEGAS Maracatu: prejuicio religioso y racial como temática para la clase de lengua española
MARIA DE FÁTIMA NASCIMENTO URRUTH Educação Indígena e Educação Ambiental
MARTA REGINA DOS SANTOS NUNES O Meio Ambiente nas Comunidades Tradicionais de Matriz africana como base para implementação da Lei 10.639/03
PRISCILA NUNES PEREIRA Experiências na Coordenação Estadual da Saúde da População Negra: visões de duas jovens negras
PRISCILA NUNES PEREIRA Ação educativa: A representação do negro no Museu Júlio de Castilhos
RAFAEL DOS SANTOS DE OLIVEIRA GUARDA NEGRA: HEGEMONIA CAPOEIRISTA NO FINAL DO IMPÉRIO
SONIA ROSELI LIKES LOURENÇO A BELEZA ESTÁ NA DIFERENÇA: Um Projeto de Educação para a Diversidade
TOBIAS DEPRÁ ROSA Políticas educacionais na escola: tensionando a discriminação e o preconceito.
VANDER LUIS DUARTE RODRIGUES Escola D’Avila: História em Quadrinhos como instrumento didático para o estudo da história e da cultura Afro-brasileira.
VANESSA RODRIGUES DA SILVA Reconciliação: Um Encontro Entre Nós
VANESSA ROSA DA COSTA Identidade Docente no Curso UNIAFRO- 1ª Ed.
VITÓRIA FERNANDES PORTO Neabi do IFRS - Câmpus Osório
WAGNER LUÍS DAS NEVES TEIXEIRA Os libertos brasileiros e seu retorno à África no século XIX
WALDEMAR MOURA LIMA Contando a Verdade, Cantando a História
ZULEIKA ANDRADAS ALBUQUERQUE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NEGRA: PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA EM ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

 

 

_______________________________________________________________________________

CALOURADAS AFIRMATIVAS - * será conferido certificado aos participantes

Para receber e dar as boas vindas aos calouros cotistas, convidamos a todos para uma atividade de recepção no Campus Saúde.

Programação:


Atividade cultural com a participação de Andressa Ferreira, Gutcha Ramil

Palestrantes:
Prof. Dr. Jorge Riscado - Universidade Federal de Alagoas
Saúde de população indígena e negra

Baba Diba Iyemonja - Estudante cotista do curso de Saúde Pública
Saúde, Religiosidade, Interculturalidade

Denize Marcolino - Enfermeira Indígena e Luciola Belfort - Estudante Indígena
Saberes e conhecimentos indígenas antes e depois da experiência universitária

Jumara Ferreira - Enfermeira e mestranda de Sociologia
Trajetórias profissionais negras

Dia 11 de setembro, 17h
Auditorio da Escola de Enfermagem da UFRGS!

CALOURADAS AFIRMATIVAS

 


_____________________________________________________________________
 

I Encontro Esportivo e Cultural Indígena da UFRGS

Será realizado no dia 13 de setembro o I Encontro Esportivo e Cultural Indígena da UFRGS que reunirá, membros dos povos Kaingang e Guarani,  estudantes e a comunidade. O objetivo é difundir a cultura indígena por meio de oficinas, apresentações e jogos no Campus Olímpico da Universidade.

As inscrições poderão ser realizadas no blog, na CAF ou na PRAE. Será oferecido um almoço para os presentes, além de lembranças indígenas que serão entregues ao final do evento.

Ainda, criamos um blog para servir de suporte aos principais questionamentos. Lá você encontrará "Sobre o Encontro": ficha de inscrição, contatos, localização e imagens indígenas. Na permanência de dúvidas entrar em contato com a CAF por email, telefone ou visita.

Contamos com a presença de todos a fim de tornar essa atividade um momento para difundir a cultura indígena presente no interior da universidade.

CAF/UFRGS

 

Blog: http://encontro-indigena.webnode.com/

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/708155159232279/?fref=ts

Facebook: https://www.facebook.com/cotas.UFRGS

 

 

______________________________________________________________________________

 

Em recente decisão (245/2014), o Conselho Universitário (CONSUN) da UFRGS altera o percentual de cotas nas próximas seleções para ingresso na graduação via Concurso Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). De acordo com o texto aprovado, o índice de vagas destinadas às ações afirmativas aumenta de 30% para 40% em cada curso de graduação da UFRGS no Vestibular e no SiSU em 2015. O texto ainda prevê um índice de 50% nas seleções a partir de 2016.

Consulte o texto consolidado  (268/2012 e modificações) que regulamenta o Programa de Ações Afirmativas na UFRGS

A medida tem o objetivo de adequar os processos de ingresso da Universidade à Lei Federal nº 12711/2012, que exige ampliação gradual do índice de vagas reservadas para 50% até 2016 em todas as instituições federais de ensino. Quanto às modalidades de cotas, em que as oportunidades são divididas por categorias conforme renda e raça/etnia, nada foi alterado, mantendo-se as quatro categorias.

As vagas para ingresso na UFRGS são divididas entre o Concurso Vestibular e o SiSU (Sistema de Seleção Unificada, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio). O Vestibular fica com 70% das vagas e o SiSU com as 30% restantes. O índice de 40% de reserva de vagas para as Ações Afirmativas no ingresso em 2015 é válido tanto para o Vestibular quanto para o SiSU.

Como são as cotas na UFRGS?

O percentual de 40% de vagas reservadas às Ações Afirmativas destina-seexclusivamente a egressos do ensino médio no sistema público, de acordo com as seguintes categorias:

Ra) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

Rb) estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita, com registro de autodeclaração étnico-racial (preto, pardo ou indígena);

Rc) candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

Rd) alunos autodeclarados e com renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita.

Vagas na UFRGS: http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/informacoes/copy_of_Slide1.JPG/view


 

 

A UFRGS disponibiliza 6 vagas para ingresso extravestibular aos estudantes indígenas no 2º semestre de 2014, através do Edital de Abertura de Inscrições. 

Caso seja o seu interesse, acessa o Edital, preenche o formulário e abre o processo de solicitação na Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) da Universidade.

 

Aqui estão os links para acesso do edital e formulário!

 

- Edital

- Formulário ( http://www.ufrgs.br/prograd/processos-seletivos/ingresso-extravestibular/formulario-para-solicitacao-de-tranferencia-interna-indigena )

Para maiores informações, o email  da Coordenadoria de Ações Afirmativas é acoesafirmativas@ufrgs.br.


Recepção aos novos estudantes indígenas 

 

novos estudantes indígenas
       Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

 

A UFRGS deu as boas-vindas aos estudantes indígenas aprovados no Processo Seletivo Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas, que oferece dez vagas em diferentes cursos de graduação. Na manhã de ontem (11), eles ouviram orientações das Pró-Reitorias de Graduação e de Assuntos Estudantis e da Coordenadoria de Ações Afirmativas. Em vídeo, a primeira estudante indígena formada na UFRGS, a enfermeira Denize Letícia Marcolino, relatou sua experiência.

Os estudantes entregaram os documentos exigidos na primeira fase da matrícula, junto ao Decordi, e confeccionaram o cartão de identificação da Universidade. À tarde, eles realizarão a matrícula presencial nas Comissões de Graduação de seus cursos.

Os estudantes que compareceram hoje e seus respectivos cursos:

Ana Paula Nascimento, Odontologia – Diurno;

Daniel Acosta, Artes Visuais – Licenciatura;

Denise Leopoldino Cipriano, Fisioterapia;

Edson Ribeiro, Saúde Coletiva – Bacharelado - Noturno;

Elisa Regina Freitas da Rosa, Medicina;

Marleidi Vennh Kosó Leopoldino, Nutrição;

Paulo Segio da Silva, Políticas Públicas - Bacharelado – Noturno;

Rodrigo Mariano, Ciências Jur/Soc - Direito – Diurno;

Silvana Moreira Claudino, Serviço Social -Bacharelado – Noturno.

 

Fonte: UFRGS Notícias

 

Ações do documento

Prograd     prorext     SAE

CERTIFICADOS 1º SALÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS

 

Clique nos links abaixo para visualizar e imprimir seu certificado, conforme a categoria:

 

Salão de Iniciação Científico 

 

Em 2014, acontece  o XXVI Salão de Iniciação Científica. No SIC desse ano A UFRGS abre um espaço para novas exposições. Com isso, nasce o I Salão de Ações Afirmativas. Será um espaço para trabalhos, ações e projetos que visam à promoção da educação para as relações étnico-raciais, tanto para pessoas de dentro da Universidade quanto de fora.

Clique aqui para acessar e salvar o Regulamento:

--> https://plone.ufrgs.br/acoesafirmativas/aluno-ufrgs/i-salao-de-acoes-afirmativas/view

 Clique aqui para fazer sua inscrição:

--> https://www1.ufrgs.br/EventosInstitucionais/PortalYii/evento/55

 
Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas
Reitoria – 2º andar – Campus Centro UFRGS
Av. Paulo Gama, 110 – Farroupilha, 90040-060, Porto Alegre (RS)
Telefones: 51.3308.4582 e 51.3308.3154 - www.ufrgs.br/acoesafirmativas