Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Ajuda Caminhos

Caminhos

Da mesma forma que nas feiras tradicionais, aqui também existem "ruas" e "avenidas" nas quais encontram-se os diversos produtos oferecidos. 
As "avenidas", indicadas pelas plaquinhas a esquerda da tela introduzem as grandes seções, sendo as três principais:Matérias-primas, Produtos e Operações unitárias, acompanhadas das auxiliares: Apresentação, Ajuda, Feirantes e Links. 
Em cada uma destas, cruzam as "ruas", sinalizadas pelas plaquinhas no topo da página, indicando as diversas sub-divisões para cada seção. 
Como de uma mesma Matéria-prima podem originar-se diversos Produtos, dependendo das Operações Unitárias aplicadas, ao mesmo tempo que uma mesma Operação Unitária pode ser utilizada para a produção de variados Produtos e um mesmo Produto emprega diversas Operações Unitárias, todos estes inúmeros caminhos de ligação entre os setores e suas sub-divisões formam uma intricada rede, que a princípio pode parecer caótica. Todavia, seguindo-se as plaquinhas de identificação é muito difícil perder-se entre elas e fácil de buscar as informações desejadas. 
Para saber como está organizada estrutura de diretórios do site e normas que devem ser seguidas ao criar suas páginas navegue pela seção de estrutura deste hipertexto..
Clique nas plaquinhas abaixo para saber o que encontrar em cada uma das "avenidas", e quais as "ruas" que as cortam.

 

Apresentação

Aqui não temos "ruas", pois esta serve apenas para dar as "boas-vindas" aos "fregueses", apresentando o ambiente de uma forma bem geral.

Matérias-primases

As matérias-primas são o início de qualquer processamento de alimentos. A partir delas pode-se chegar a inúmeros PRODUTOS, dependendo das OPERAÇÕES UNITÁRIAS aplicadas.

Nesta seção serão apresentadas principalmente informações agronômicas das matérias-primas vegetais utilizadas para a produção de alimentos. O maior ênfase será dado àquelas produzidas no estado do Rio Grande do Sul. Aqui poderão ser encontrados dados de denominação científica e popular, características botânicas, principais regiões produtoras, informações sobre plantio, colheita, produção / produtividade, principais produtos alimentícios e variedades para industrialização, entre outras.

A sub-divisão desta seção foi realizada seguindo o padrão normalmente utilizado em Tecnologia de Alimentos, que divide as matérias-primas conforme as características de seu processamento em:

Produtos alimentícios vegetaises
Operações unitáriase

Feirantes

Os feirantes são os alunos das disciplinas envolvidas com o Processamento de Produtos de Origem Vegetal, responsáveis pela elaboração das páginas que irão compor este ambiente.

Nesta seção estarão armazenadas as páginas pessoais de todos eles. Nestas páginas além dos interesses pessoais de cada um, poderão ser encontradas ligações para todos os trabalhos realizados por cada um.

A sub-divisão desta seção foi realizada de acordo com os semestres em que as disciplinas foram realizadas, e conseqüentemente irão crescendo a medida que o tempo passar:

 

Links

Nesta seção teremos links para outros sites relacionados com o processamento de alimentos; estamos aguardo sua colaboração para aumenta-la.

As "ruas" que cruzam esta avenida estão associadas com o tipo de informação que contem. TEremos então Bancos de Dados - informações e dados diversos sobre alimentos, Escolas - listagem com link para todas as escolas nacionais com graduação em alimentos, principalmente de Engenharia de Alimentos, Fabricantes - listagem de empresas nacionais de equipamentos, insumos e produtos alimentícios, Instituições - listagem de diversas organizações governamentais ou não relacionadas com a área de alimentos, Sites - links para outros sites educacionais para alimentos.