Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Ajuda Estrutura

Estrutura

Neste tópico serão abordadas algumas informações sobre como está estruturado este ambiente, para facilitar a criação de novas páginas para o mesmo. Apesar de todo o ambiente estar organizado ao redor de "ruas" e "avenidas" o que torna muito fácil a navegação no ambiente, as inúmeras ligações existentes entre elas torna a estrutura bem complexa, como eram as feiras medievais. Por isto, é necessário muita atenção ao introduzir uma nova página em "A Feira".

A estrutura de diretórios deste site está montada de forma padronizada, afim de facilitar sua manutenção. Dessa forma, algumas regras foram seguidas na colocação das páginas no site.

Para cada tipo de produto, matéria prima ou operação unitária, o site apresenta um diretório próprio. Assim, "A Feira" está dividida em diretórios, cuja denominação origina-se no cruzamento das "ruas"  e "avenidas" a que estão ligados. Todos os diretórios iniciam por mp (matéria-prima), op (operações unitárias) ou pr (produto). Seguindo-se a estas iniciais temos a identificação das subdivisões, compostas por 5 letras para produtos e matérias-primas (fruta, horta, legum, cerea e outro) ou 6 letras para as operações unitárias (prelim, conser, separa e transf).

Na figura pode-se visualizar a estrutura de diretórios e seus arquivos.

Dentro dos diretórios de produto poderão ser criadas pastas específicas de acordo com o produto apresentado. Assim, existe uma pasta "talharim" no diretório "prcerea" (produtos de cereais) onde estão armazenadas as páginas específicas deste produto.

Para poder manter-se a estrutura e a fácil navegação no ambiente, todas as páginas são compostas por dois quadros ou "frames", do tipo "cabeçalho". O quadro superior servirá sempre para identificar a página, e manterá o mesmo aspecto em todas as páginas. Este quadro terá sua denominação formada pelas três primeiras letras do diretório onde a página será colocada, seguida do caractere _ e a palavra topo.

Na figura estão apresentados os arquivos que compõem a página de apresentação de cada seção, sendo que os arquivos _topo são padrões para todas as páginas daquela seção. Por exemplo, o quadro superior, ou cabeçalho, de uma página que verse sobre aspectos de uma operação unitária de separação será denominado de "ops_topo", e a página será arquivada no diretório "opsepara". Em uma outra página onde discute-se esta mesma operação em relação específica a, digamos, vinho tinto, o cabeçalho levará o nome prf_topo pois a página estará em uma pasta "vinhotin" no diretório "prfruta". É importante salientar que a página de cabeçalho ficará no diretório raiz enquanto que a específica ficará na pasta do produto.

Exemplos:

A lista abaixo identifica o nome de cada diretório conforme seu respectivo conteúdo.

mpcerea: matéria prima - cereais

mpfruta: matéria prima - frutas

mphorta: matéria prima - hortaliças

mplegum: matéria prima - leguminosas

mpoutro: matéria prima - outras

opconse: operações unitárias de conservação

opprelim: operações unitárias preliminares

opsepara: operações unitárias de separação

optransf: operações unitárias de transformação

prcerea: produtos - cereais

prfruta: produtos - frutas

prhorta: produtos - hortaliças

prlegum: produtos - leguminosas

proutro: produtos - outros