Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Cereais Arroz Introdução

Introdução

O arroz é um dos mais importantes alimentos do mundo, seu consumo equivale à 1/5 do total de grãos demandados pela população, devido ao seu alto valor nutritivo e baixo custo por refeição. Por ser fundamental na dieta alimentar brasileira e mundial, o setor orizícola enfrenta políticas governamentais que desestimulam os aumentos de preço do arroz.

No Brasil é comercializada, em sua maior parte, na forma de grão, não havendo necessidade de beneficiamento, pois há pouca diversidade de subprodutos e derivados de arroz no país.

Nos últimos anos, após a abertura comercial e implementação do MERCOSUL, o volume de arroz importado tem crescido, tendo impactos sobre os níveis de preços, produção e comercialização.

O cultivo do arroz ocupa o 2º lugar em área plantada no mundo, só perdendo para o trigo. O maior produtor é a China Continental, seguido da Índia, Indonésia, Bangladesh, Vietnã, Tailândia, Burma, Japão e o Brasil, ocupando o 9º lugar, com 2% da produção mundial.

Durante muitos anos, a meta dos programas de melhoramento era o aumento de produtividade, pois o comprador da matéria-prima era o governo brasileiro, que possuía poucos parâmetros de qualidade.