Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Cereais Cevada Características Botânicas

Características Botânicas

Aspectos gerais:

A Cevada é um cereal de inverno da família Gramineae, utilizado na indústria cervejeira para a preparação do malte, na fabricação de rações, na indústria de farinha para alimentação infantil, na de doces e confeitos, na panificação e ainda para fins terapêuticos. A espécie de maior importância é Hordeum vulgare L com cultivares de 2 fileiras de espiguetas.

Nome científicoHordeum vulgare L.

Nome vulgar: Cevada

Características botânicas:

A Cevada é uma planta anual, com colmo de até 1m de altura. Possui folhas invaginadas em cada nó do colmo, compridas, eretas e glabras. O fruto é uma cariopse, amarelada, sulcada longitudinalmente. As flores estão dispostas em espigas densas e compactas na extremidade do colmo. A disposição das espiguetas no eixo dá a inflorescência um aspecto quadrangular.

  • Época de semeadura: Dependendo da região, a recomendação para o RS é a semeadura a partir de meados de Maio até o final de Julho.
  • Densidade de semeadura: 100 – 150 Kg / há. A densidade recomendada visa estabelecer um stand de 250 plantas por metro quadrado, sendo 50-60 plantas por metro linear
  • Espaçamento: O espaçamento recomendado é de 17 – 20 cm entre linhas.
  • Adubação: A adubação deve ser feita conforme análise de solo, porém um aspecto de extrema importância no cultivo da cevada quando esta se destina a produção de malte, é a adubação nitrogenada que deve ser adequada para não provocar excessos de proteína no grão, pois a indústria cervejeira não tem interesse no produto que contenha níveis superiores a 12 % de proteína.

Observações: A Cevada adapta-se melhor a solos profundos bem drenados, de textura média (argilosa) e bem estruturados. Evitar solos arenosos, ácidos ou mal drenados.