Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Cereais Cevada Principais Estados Produtores

Principais Estados Produtores

Basicamente a Cevada é produzida nos estados da região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.

 

Épocas e regiões indicadas para semeadura no RS:

Basicamente, as regiões são definidas pelas suas características agroclimáticas considerando as épocas mais prováveis de ocorrência de fenômenos climáticos considerados adversos em momentos críticos da cultura.

A região destacada no mapa como "não recomendada", tem como principal problema a possível ocorrência de estiagem durante todo o ciclo da cultura afetando seu desenvolvimento principalmente no período de afilhamento e florescimento da Cevada, períodos críticos e decisivos para o rendimento da cultura.

Nas demais regiões do RS, as épocas preferenciais para semeadura buscam evitar que o período de florescimento da cultura não coincida com grande possibilidade de ocorrência de geadas na região. Por exemplo, a região serrana é a que recebe a recomendação de semeadura mais tardia do estado, pelo fato de ocorrerem geadas tardias com muita freqüência, o que se ocorrer quando do florescimento da cultura, pode representar redução importante no rendimento ou até perda total na produção das lavouras.

 

Regiões de plantio no RS:

No RS, mesmo que exista uma grande região considerada como não recomendada para o cultivo da Cevada, verifica-se que as regiões próximas a Itaqui, São Borja, Uruguaiana e Alegrete apresentam grandes áreas de cultivo, pois apresentam solos férteis e grandes áreas para cultivos.

Outras áreas de forte expressão no cultivo da Cevada são as regiões do Planalto como Passo Fundo, Soledade, Julho de Castilhos e Cruz Alta. Na região da Campanha, nas regiões dos municípios de Don Pedrito, Bagé e Pinheiro Machado e na Depressão Central em municípios como Cachoeira do Sul e Rio Pardo a cultura tem grande expressão também.