Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Cereais Trigo Exigências Climáticas

Exigências Climáticas

O trigo desenvolve-se melhor quando recebe na primeira parte do seu ciclo temperaturas do ar relativamente baixas. Tem sido considerado para os meses de setembro, outubro e novembro (pouco antes da colheita devem situar-se ao redor de 19°C para boa obtenção de grãos.
É um cereal que requer dias longos, depende do fotoperíodo e da temperatura, florescem progressivamente mais rápido a medida que o comprimento do dia aumenta. Quanto a precipitação não exige grandes quantidades de água para o seu desenvolvimento, as zonas de maior cultivo no mundo caracterizam-se pela baixa precipitação. Os valores de precipitação do Sul estão no limite máximo de tolerância. Excessos de chuvas causam encharcamento no solo, ocorrendo problemas como moléstias, falta de areação nas raízes.
Normalmente umidade do ar entre 85 a 95% está relacionado com o aparecimento de moléstias, para uma boa produtividades a umidade do ar ideal para o trigo é de 70%.
Quanto aos solos o ideal é que sejam profundos, boas características físicas que não oferecem barreira ao desenvolvimento das raízes, boa drenagem, não declivosos e de preferência com boa fertilidade com menores teores de Alumínio e Manganês com pH mais elevado.