Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Abacaxi Características Botânicas

Características Botânicas

O abacaxizeiro é uma planta perene, que pode durar muitos anos, a inflorescência terminal que originará o fruto. Após a produção do primeiro fruto há seqüência de crescimento por meio de uma ou mais gemas auxiliares, que também produzirão frutos.

O sistema radicular da planta adulta é superficial, concentrando-se, principalmente, nos primeiro 15cm do solo.

O caule principal, do comprimento de 20 a 30cm, e diâmetro de 20 -25mm em sua base, aumentando até 55-65mm na parte mais alta, fica completamente circundado e coberto por numerosíssimas folhas. Plantas originarias de coroa apresentam o caule totalmente reto.

Na época de formação do fruto, algumas gemas localizadas nas axilas foliares se desenvolvem, formando ramos laterais que poderão servir de mudas (rebentão) se removidos na época apropriadas, se deixados na planta, também produzirão frutos.

O pedúnculo, que se desenvolve a partir do meristema apical, é o portador da inflorescência e, posteriormente, do fruto. Sobre o pedúnculo, abaixo da inflorescência, há folhas modificadas, com gemas axilares, que podem se desenvolver, dando as mudas denominadas filhotes.

O abacaxizeiro adulto apresenta de 70-80 folhas, com comprimento de 60-120 cm ou mais, aumentando o comprimento à medida que as folhas ficam em posição mais elevada, ou seja, mais perto do centro; aí se agrupam as folhas mais novas, de crescimento decrescente, que acabam formando uma depressão na parte central mais alta do denso grupo cespitoso de folhas; ou rosetas, que recolhe facilmente água, conservando-a A densa "roseta" está determinada pelos internódios reduzidos, as folhas estão dispostas em espiral, em volta do caule.

A inflorescência do abacaxi é uma espiga cerrada, com numerosas brácteas verdes ou vermelhas, que cobrem as flores brancas ou branco-roxas. O fruto é constituído na realidade de 100-200 pequenas unidades, de forma e tamanho variável, as maiores na base, as menores na ponta, num conjunto de forma cônica. O fruto, cônico tem tamanho variável, podendo-se aceitar a média de 205mm de comprimento, 145mm de diâmetro e 2200 gramas de peso; a parte comestível da fruta resulta da ráquis engrossada que se junta com a polpa do ovário das flores.

O ciclo do abacaxi até a floração e a frutificação, identificado por Kerns     et. al. é o seguinte;

Tempo requerido, em dias para chegar a diferentes fases de floração e de frutificação do abacaxi

Do plantio até o inicio da inflorescência

427

Do inicio ao fim da formação da inflorescência

37

Do fim da formação da inflorescência até a 1º abertura das flores

43

Período de floração

26

Do inicio até o fim da floração

106

Período desde a ultima flor aberta até

109

Desde o plantio até o fruto maduro

642

O fruto apresenta em seu ápice uma típica "coroa" de folhas, nascidas de gemas axilares da parte terminal do caule.

A coroa, que se desenvolve durante a formação do fruto, entra em estado de repouso quando ele está maduro e só, continuará a se desenvolver, quando plantada.

a_invitro1.jpg (6487 bytes)crescimento de abacaxi em vidro