Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Abacaxi Características Principais das Variedades Cultivadas no Brasil

Características Principais das Variedades Cultivadas no Brasil

Cayena

Plantas de porte médio , com folhas largas e curtas , cor verde escuro com manchas roxas , de bordos lisos, com excepção de alguns acúleos na extremidade da folha; fruto em forma cilíndrica , peso de 2,0 a 2,5 kg ; cor externa alaranjado-roxo , cor interna amarelo pálido ; olhos plano-hexagonais , pouco profundos, em número de 140 a 160 orientados em três (03) espirais. Sabor adocicado e ácido.

Pernambuco

Principais cultivares : Pernambuco,Paulista, Boituva-amarelo, Pérola , Jupi(fruto mais cilíndrico que o pérola ). Planta média vigorosa , de folhas mediana a curtas , cor verde escuro, providas de acúleos grandes em suas margens. Fruto oblongo, de 0,9 a 1,8 kg de peso , de cor externa amarela , cor interna amarela , olhos arredondados na parte superior e retangulares na base , profundos com brácteas cobrindo 1/3 a ½ do olho , orientador em dois espirais. Sabor menos ácido que Cayena.

Mordilonus-Perolera-Maipure

Plantas grandes , folhas curtas a medianas , de cor verde escura com manchas roxas , de bordos lisos , com bordos recurvados com um espinho na ponta. Fruto em forma de cilindro . Peso de 1,5 a 3,5 kg ; cor externa amarela , cor interna amarela ; olhos proeminentes com brácteas sem espilhos , profundos , em número de 130 a 140 , orientados em três espirais.

Abacaxi de gomo

O nome deve-se ao fato de os frutilhos "olhos" serem soldados menos fortemente entre si, ao contrário do que ocorre em outros cultivares e introduções, podendo ser facilmente destacáveis, no fruto maduro. Introduzido na China em 1991, juntamente com outros tipos de material genético. Está nova variedade vem sendo avaliada pelo IAC de Campinas quanto a caracteres de planta e fruto, em comparação com cultivares comerciais. O novo cultivar de abacaxi (IAC Gomo-de-mel ou abacaxi-de-gomo), provavelmente resultante de cruzamento natural, foi incorporado, ao banco de germoplasma de abacaxizeiros do Instituto Agronômico, em Campinas. A seguir estão ilustradas fotos dessa nova variedade:

wpe44.jpg (6878 bytes) wpe45.jpg (4913 bytes) wpe46.jpg (5553 bytes)