Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Abóbora Características Botânicas

Características Botânicas

A abóbora é uma planta anual, em que ocorre o desenvolvimento simultâneo da parte vegetativa, da floração e da frutificação.

Possui caule herbáceo, rastejante, provido de gavinhas e de raízes adventíceas nos pontos de contato com o solo, que auxiliam na fixação da planta.

Seu hábito de crescimento é "indeterminado". As ramas são alongadas, podendo atingir 6 metros.

As folhas são grandes, com longos pecíolos, de coloração verde-escura com manchas prateadas na abóbora e nos híbridos interespecíficos de cucurbitáceas, podendo ser uma característica para identificação se comparada com moranga, a qual não possui estas manchas.

Quanto ao florescimento, é uma planta monóica, havendo grande predominância de flores masculinas sobre as femininas, na maioria das cultivares. As flores são amarelas, grandes e vistosas, sendo as femininas com ovário bem destacado e formato que antecipa aquele do futuro fruto.

A polinização por abelhas é essencial para o desenvolvimento de frutos. Os híbridos interespecíficos originam plantas macho-estereis, cujos frutos não vingam na ausência de pólen provenientes de plantas polinizadoras de abóboras ou de morangas.

Os frutos apresentam formatos e tamanhos variados. No ponto de inserção do fruto, o pedúnculo é de seção pentagonal, formando cinco lóbulos, característica que difere de outras cucurbitáceas.

Os frutos podem ser colhidos completamente maduros, em processo de amadurecimento, ou ainda imaturos, mesmo antes de atingir o tamanho definitivo.