Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Abóbora Principais Estados Produtores

Principais Estados Produtores

A demanda de abóbora da CEASA-RS, no mês de março, é atendida em 92% pela produção do próprio estado, sendo comercializada por um preço médio de R$ 0,20/ Kg. Entretanto, no mês de novembro, 99% da abóbora comercializada na CEASA do RS provém de outros estados, principalmente São Paulo, Bahia e Minas Gerais, quando o preço pago fica em torno de R$ 0,50/ Kg. Porém, as abóboras comercializadas na CEASA destinam-se à mesa e não há indústria.

Muitos estados brasileiros são produtores de abóbora, entretanto os principais estados produtores de abóbora para atender a indústria de derivados são os estados do nordeste, inclusive o vale do rio São Francisco, e em menor importância, a região sul, principalmente o RS.

abofuaz.gif (3367 bytes) Principais regiões produtoras do RS

As principais regiões do RS onde cultiva-se abóbora para a indústria são o litoral do estado e região sul (próximo à Bagé). A região sul do RS (Bagé, Hulha Negra, etc) é a principal produtora de sementes de abóbora do Brasil. Também a região das missões possui grande potencial e boa produção de abóboras, porém é prejudicada pela distância das indústrias consumidoras.