Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Banana Utilização da Banana

Utilização da Banana

A banana tem sido tradicionalmente consumida como fruta fresca em mesas das mais diferentes classes sociais, quer como sobremesa ou mesmo como complemento da alimentação.

O tanino que ela possui quando ainda verde, possibilita seu uso sem restrições, como controlador das diarréias em crianças ou adultos, principalmente quando se utiliza o cultivar Maçã, quando ainda "verdolengas".

No meio rural, a cica da banana tem sido aplicada como anti-séptico, nos ferimentos feitos a faca, dada a sua capacidade de estancar hemorragias. Na farmacologia caseira, seu uso é citado constantemente como auxiliar no tratamento das vias respiratórias, principalmente contra asma, tuberculose, pneumonia e também, hepatite.

A banana permite a elaboração de alguns produtos industrializados ou na culinária doméstica, tais como:

a) purê - concentrado de polpa de banana, que pode ser apresentado para consumo sob as formas congelada, acidificada ou enlatada assepticamente;

a.1) alimento infantil à base de maçã e banana;

b) flocos de banana verde (banana ships);

c) banana em pó liofilizada;

d) banana desidratada (passa);

e) bananada;

f) banana em calda;

g) geléias;

h) bananas com merengue;

i) suflê de banana;

j) bolo de banana;

k) torta de banana;

l) sorvete de banana ao rum.

As bananas do subgrupo Prata não têm sido utilizadas para a produção de banana desidratada e também para o purê devido seu elevado teor de água. Entretanto, a banana ‘Branca’ é muito usada junto com as do subgrupo Cavendish, para melhorar a textura e também o ponto de corte das bananadas.

Da bananeira, dos restos do cacho e da casca da banana podem ser obtidos os seguintes produtos:

a) "palmito" em salmoura;

b) torta doce de casca de banana;

c) torta doce de engaço;

d) torta doce do "coração".

Os restos das bananas e dos cachos descartados têm sido usados na alimentação de bovinos, eqüinos, suínos, etc., com excelentes resultados.Em algumas regiões do Nordeste, as folhas mais velhas das bananeiras, porém, ainda vivas, são cortadas e dadas aos animais.

Os restos de pseudocaule, ainda verdes, têm sido usados como cama, para produção de esterco animal ou ainda, como complemento de ração para os ruminantes.