Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Caju Solo e Clima

Solo e Clima

O cajueiro, tendo em vista a sua origem, apresenta hábitos vegetativos característicos de clima tropical. Embora seja encontrada medrando em regiões subtropicais, a cultura excede onde há condições climáticas que possibilitem um bom desenvolvimento, associado a condições específicas desejáveis, e quando as plantas têm os caracteres genotípicos de boa produtividade e recebem os tratos culturais adequados.

Embora esteja disseminado por quase todo o País, o cajueiro tem sua área de exploração fortemente concentrada no Nordeste do Brasil, tanto no que se refere ás formações espontâneas como no que tange aos plantios organizados. E, nessa região, os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí detém 95,7% do total da área colhida no ano de l984.

Em que pese à natural vocação litorânea do cajueiro, ele vegeta muito bem em outras regiões, como o Centro-Leste do Piauí, Cariri, no Ceará e Sudeste do Rio Grande do Norte. No entanto, as zonas de expansão mais recentes da cultura localizam-se em áreas de Cerrado do Sul-Sudeste do Piauí e Oeste baiano.

cajueiro.jpg (23321 bytes)

Foto de um cajueiro