Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Maracujá Principais Produtos Alimentícios Derivados da Matéria-Prima

Principais Produtos Alimentícios Derivados da Matéria-Prima

A produção possui, basicamente, dois destinos: a indústria, principalmente a extração de polpa e fabricação de suco, e o consumo " in natura ".

Cerca de 50% da produção nacional destina-se ao consumo " in natura ", onde é valorizado a qualidade estética dos frutos ( tamanho, coloração da casca e ausência de defeitos). O maracujá é uma fruta perecível que deve ser comercializada antes que desidrate. A produção que se destina à industrialização tem uma menor exigência com a qualidade estética dos frutos. O Brix, o rendimento de suco e as perdas de linha ( frutos verdes e/ou deteriorados) são as principais características avaliadas. Como dito anteriormente, a extração de polpa e a fabricação de suco são os principais produtos alimentícios obtidos a partir do processamento do maracujá. O Brasil é o maior exportador de suco de maracujá do mundo. O suco de maracujá é comercializado, principalmente, como suco integral (14ºBrix) ou concentrado (52ºBrix), sendo este vendido também congelado. Encontra-se também suco de maracujá nas formas de refresco, néctar, ou ainda, em mistura com outros sucos, principalmente laranja e abacaxi, sendo freqüentemente encontrados na forma "prontos para beber". A conservação destes produtos pode ser feita por pasteurização ou por adição de conservantes químicos.

torta_small.gif (1544 bytes) O maracujá pode também ser utilizado para produzir bebidas (vinho, licor e batidas), laticínios (sorvetes e iogurtes), geléias, doces cristalizados e também em confeitaria (bolos, mousses, doces, recheios, etc).