Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Marmelo Características Botânicas

Características Botânicas

O marmeleiro é uma árvore de 3 a 6 m de altura pertencente à família Rosaceae, com copa arredondada, folhas oblongas e curto-pecioladas.

Adaptada a climas temperados e subtropicais, não é muito exigente em horas de frio. Quanto a solos, a principal exigência é que tenha uma boa drenagem. A multiplicação é assexuada (estaquia e enxertia). O espaçamento recomendado é de 3 x 4, 4 x 4, 4 x 5, etc., ficando próximo a 625 plantas por hectare. O sistema de condução da copa das plantas é semelhante ao pessegueiro (3 a 5 eixos), porém com maior ramificação secundária. A poda é feita na primavera após a brotação, podendo haver outras podas (verde, limpeza, etc.). A colheita ocorre de Janeiro a Março, quando os frutos ficam amarelados.

Quanto à adubação, recomenda-se que além da aplicação durante a fase vegetativa, faça-se uma adubação pós-colheita. É uma planta rústica se comparada às demais rosáceas.

As principais pragas são as moscas-das-futas (Anastrepha fraterculusCeratitis capitata) e a mariposa-oriental (Grapholita molesta), sendo que existem outras pragas de menor importância como cochonilhas, pulgões e brocas do tronco e ramos. A principal doença é a requeima ou entomosporiose, além de manchas foliares e podridões dos frutos.

marmelo.GIF (42134 bytes)