Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Morango Colheita e Armazenamento

Colheita e Armazenamento

Colheita:

O ponto ideal de colheita, para o mercado, é quando o morango tiver 75% da superfície com coloração vermelha. Não se deve colher enquanto a coloração não atingir 50% da superfície, devido a acidez elevada. Quando destinados à agroindústria, os morangos são colhidos completamente maduros.

A etapa de colheita para o produto polpa de morango congelada também é de grande importância e deve respeitar os mesmos parâmetros observados anteriormente para a qualidade final do produto. Nas operações de recepçãoseleção também são avaliado o grau de maturação.

A produtividade é variável: produtores tecnificados obtêm 35 a 50 t/ha, mas há quem atinja 80 t/ha nas condições brasileiras.

A colheita é uma atividade muito delicada, já que o produto é muito frágil, não suportando pressão. Colhem-se os morangos com os cálices, cortando-se os pedúnculos. Após colhidos, os morangos são selecionados, classificados pelo tamanho e padronizados. Os frutos maiores são os mais valorizados, com peso superior a 14g.

Armazenamento:

Devido a sua alta perecibilidade, recomenda-se a comercialização do morango no dia da colheita; no entanto, conserva-se bem por dois dias, no mais tardar, à temperatura ambiente. O produto pode ser refrigerado, logo após a colheita, a temperaturas abaixo de 10ºC., sendo melhor a conservação em temperatura próxima e acima de 0ºC.

cultivo.jpg (11079 bytes)