Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Frutas Uvas Rosadas Regiões de Plantio/Produção

Regiões de Plantio/Produção

Os principais estados produtores de uvas de mesa e para vinhos são Rio Grande do Sul, com cerca de 80% da produção de uvas para vinho, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Pernambuco ( Região do médio São Francisco ).

O Rio Grande do Sul concentra atualmente sua vitivinicultura na microrregião homogênea vinicultora de Caxias do Sul que engloba os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Farroupilha, Caxias do Sul e alguns outros. São cultivadas cerca de 50 variedades, principalmente com a finalidade de produzir vinho, suco e destilado. A região fronteiriça do Rio Grande do Sul ( Principalmente Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e Quaraí ) Apresenta potencialidade para a exploração mais racional da viticultura, com condições climáticas favoráveis, bem como topografia que possibilita a mecanização. Esta zona, com tudo, encontra-se no patamar inicial de exploração industrial.

O Estado de Santa Catarina concentra 95% da produção vinícula na região do vale do Rio do Peixe. Cultiva principalmente videiras americanas, alem de algumas viníferas. Aproximadamente uma Quarta parte da produção se destina ao consumo in natura. Outra região que também produz vinhos, apartir de uvas americanas, é a de Uruçanga

A viticultura no Paraná é explorada em duas regiões bem distinta. Na região metropolitana de Curitiba são cultivadas videiras de qualidade inferior ( americanas ) e cuja produção se destina a vinificação e ao consumo in natura. A região norte do estado é caracterizado por uma viticultura baseada em cepas de uvas de mesa.

São Paulo concentra sua viticultura nos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, São Roque, Itatiba, Jarinu, Cabreúva, Valinhos e Artibaia. A variedade mais difundida na região é a Niagára, principalmente a rosada, que representa cerca de 80% do total da produção. A maior parcela da produção é consumida como uva de mesa e o restante é destinado a produção de vinho comum, suco e destilado.

Em Minas Gerais, a viticultura localiza-se na região Sul do estado, principalmente nos municípios de Andradas e Caldas. As variedades plantadas são americanas e híbridas, produzindo vinhos comuns e destilados de baixa qualidade.

Em Pernambuco, o vale do São Francisco caracteriza-se por ser climaticamente distinto das outras áreas tradicionalmente vinícolas. A baixa pluviosidade existente e temperatura alta e constante permite que, com irrigação e tratos culturais bem conduzidos, se obtenham duas safras anuais. Apresenta-se, portanto, com potencialidades para suprir o mercado interno de uva de mesa e passa, e quem sabe também de vinhos.

 

Estado

Área plantada(ha)

Produção(ton.)

%

Destino

Rio Grande do Sul

38.479

415.585

62.8

Vinho, suco, mesa e derivados

São Paulo

10.581

146.360

22.1

Mesa e Vinho

Santa Catarina

5.255

75.383

11.4

Vinho, Suco e mesa

Paraná

2.037

16.288

2.5

Mesa e Vinho

Minas Gerais

523

3.378

0.4

Mesa e Vinho

Pernambuco

462

4.590

0.7

Mesa, Vinho e Passa

Outros

170

821

0.1

Mesa e passa

Total

57.507

661.405

-----

---

· Produção : RS

Variedade Européia 8 – 12 ton./ha

Variedade Americana 20 – 25 ton./ha

· Brasil – Produção mundial 15º lugar