Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Batata Principais Características

Principais Características

links internos

A batatinha, batata americana, ou impropriamente, batata inglesa, é originária dos Andes, na América do Sul. Introduzida na Europa através da Inglaterra e da Espanha, é hoje um dos produtos alimentares mais difundidos em todo o mundo.

É uma planta dicotiledônea, família Solanaceae, gênero Solarum, espécie Solanum tuberosum L.. Duas sub- espécies tem importância para a cultura: a subsp. andígena , que caracteriza - se como sendo de dias curtos, e sua utilização se dá apenas como fonte de variabilidade genética nos programas de melhoramento genético e a subsp. tuberosum , considerada de dias longos, é mais adaptada e utilizada para o cultivo comercial.

A batata é uma planta herbácea, geralmente pubescente, com altura variável ao redor de 60cm, com caules muito ramificados. A planta pode se apresentar de forma ereta, aberta e decumbente. Na forma ereta os ramos permanecem próximos ao caule, dando à planta um aspecto mais ou menos vertical. Na forma aberta, os ramos ficam mais afastados do caule e, na decumbente, acham-se prostados junto ao solo.

A multiplicação da planta pode ser de forma assexuada ou de forma sexuada. No primeiro caso é feita através dos " tubérculos sementes’’ , sendo o método empregado para exploração comercial. A multiplicação sexuada é feita por intermédio das sementes propriamente ditas, sendo usada apenas nos trabalhos de melhoramento.

A parte subterrânea da planta é formada por raízes, estolões e tubérculos. O turbéculo é a parte aproveitada comercialmente, sendo este um rizoma que se desenvolve e acumula reservas amiláceas. O formato tubérculo e a cor de sua casca ( periderme ) e da polpa são característicos de cada cultivar.

As partes verdes da planta apresentam quantidade elevada de alcalóide venenoso "solanina’’ e, por essa razão, não podem ser utilizadas na alimentação. Entretanto, esse alcalóide falta completamente nos tubérculos, exceto quando estes permanecem expostos à luz. Os tubérculos, além de serem utilizados diretamente na alimentação, são utilizados, também, nas indústrias do álcool, da glicose e de farinhas.

Características específicas para a produção de batata pré-frita congelada

Características específicas para a produção de purê de batata em pó