Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Berinjela Variedades para a Industrialização

Variedades para a Industrialização

A berinjela apresenta muitas variedades de frutos, com colorações diversas, desde o branco e o amarelo, até o verde, o cinzento e o castanho.

Como alimento, e portanto também para a industrialização, utilizam-se somente as variedades que produzem frutos roxo-azulados como:

Roxa Comprida: fruto de formato cilíndrico, alongado e uniforme; possui coloração violeta quando nova, passando à roxa; pesa de 250 a 350 gramas; mede de 18 a 22cm de comprimento e 5 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 90 a 100 dias após o plantio.

Florida Market: fruto de formato longo ovalado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 250 a 300 gramas; mede de 16 a 20cm de comprimento e 7 a 9cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a novembro, ciclo de 100 a 110 dias após o plantio.

Embu: fruto de formato alongado; possui coloração roxo-escura brilhante; pesa em média de 200 a 250 gramas; mede aproximadamente 15 a 18cm de comprimento e 6 a 7cm de diâmetro. Época de plantio: de agosto a janeiro, ciclo de 100 a 120 dias após o plantio.

roxcompr.jpg (6596 bytes) flormark.jpg (7684 bytes)

Foto: Berinjela roxa comprida           Foto: Berinjela Florida Market

A escolha de uma dessas variedades depende do produto final e do custo da matéria-prima. Normalmente a mais utilizada é a roxa comprida devido ao preço e à sua disponibilidade no mercado.