Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Espinafre Histórico

Histórico

De onde veio o Espinafre?

O espinafre é uma espécie nativa do sul da Ásia Seu nome de origem árabe é "esbanach". Na antigüidade foi muito usado por médicos para fazer cataplasmas contra dores de fígado e estômago.

O espinafre foi introduzido na Europa por volta do século XIIsendo realmente valorizado como alimento graças aos hábitos adotados por uma  italiana chamada Catarina de Médicis (1519 – 1589).Catarina  era de uma família rica de Florença e casou-se com o rei da França Henrique II. Ao chegar a corte foi rejeitada por ser estrangeira e feia.

Até hoje, "acompanhamento à Florentina" quer dizer com espinafre, e estamos fazendo uma homenagem à Catarina de Médicis.

Já no mundo infantil, foi o personagem dos desenhos animados chamado Popeye quem começou a estimular as crianças a comerem espinafre para crescerem e ficarem fortes. Ele foi criado em 1919 pelo cartunista E.C. Sega. Um personagem de uma tira contratava um marinheiro caolho e com um pito no canto da boca para lhe fazer um serviço.  Assim, nasceu o Popeye que estreou no cinema em 1933, em um desenho animado ao lado de Betty Boop. No auge de sua fama, Popeye gerou um aumento de 30% no consumo de espinafre - nos Estados Unidos. No Brasil , Popeye apareceu em 1936  e é, até hoje, uma ótima ferramenta para auxiliar as mães na  hora de servir espinafre aos filhos.