Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Milho Características Botânicas

Características Botânicas

Características botânicas

Espécie anual, estival, cespitosa, ereta, americana, pouco afilhamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente (não tolera geadas). Para expressão de seu máximo potencial produtivo, a cultura requer temperatura alta, ao redor de 24 e 30°C, radiação solar elevada e adequada disponibilidade hídrica do solo. 
As espiguetas masculinas são reunidas em espigas verticiladas terminais - inflorescência Botanicamente, o grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito. As espiguetas femininas se soldam num eixo comum -sabugo (várias ráquis reunidas), originando uma protegida por brácteas-espiga de milho. A flor feminina apresenta um único estigma (barba-do-milho). Utilizado para forragem verde e silagem (alimentação animal), e principalmente para grãos (consumo humano e animal). 
O grão de milho é um alimento essencialmente energético, pois seu principal componente é o amido. O teor de proteína normalmente encontrado no grão está na faixa de 9 a 11%. Além de apresentar baixo teor, a qualidade da proteína é inferior a dos demais cereais porquanto na sua constituição a maior parte da fração protéica é representada pela zeína, que é pobre nos aminoácidos lisina e triptofano. 
Composição química média do grão de milho e seus componentes