Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Pepino Características Botânicas

Características Botânicas

O pepino (Cucumis sativus) é originário da região quente do norte da índia ou da África, onde ocorrem espécies silvestres. A planta é herbácea, anual, com hastes longas. O habito de crescimento é indeterminado, e a planta desenvolve-se no sentido vertical ou prostrado, dependendo da presença ou ausência de suporte. Os ramos apresentam gavinhas, que se fixam a qualquer tipo de suporte. O sistema radicular é superficial.

O hábito de florescimento é monóico, ou seja, há flores unissexuadas, masculinas e femininas na mesma planta, com nítida predominância das primeiras, o que é uma característica normal da espécie. Entretanto, os fitomelhoristas criam híbridos ginóicos, as quais desenvolvem quase exclusivamente flores femininas. Tanto cultivares monóicos como ginóicos exigem polinização para desenvolvimento do fruto. Os híbridos ginóicos exigem a proximidade de plantas monóicas para fornecimento do pólen. Também há híbridos ginóico-partenocárpicos, nos quais os frutos se desenvolvem independente da polinização.

A polinização é feita pelas abelhas que visitam as flores varias vezes ao dia, sendo o pólen originário das flores masculinas da mesma planta ou de outra planta. A atividade de polinização é intensa durante a manhã, cessando no inicio da tarde , importante a ser considerado na hora de pulverizar pesticidas.

O pepino é uma baga suculenta, cheia, de formato cilíndrico, com 3 a 5 lóculos, sendo o fruto trilocular mais comum. A coloração varia de verde-clara a verde-escura, conforme a cultivar.