Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Tomate

Histórico

Dentre as hortaliças, o tomate é, talvez a cultura mais importante, não só em termos de produção, como também em um valor econômico, pois, é com segurança, a hortaliça mais industrializada.
O tomate é originário da região situada na área que compreende do norte do Chile ao Equador, entre o Oceano Pacífico e os Andes e as ilhas Galápagos.
O centro de domesticação do tomate foi o México, situado na região de Puebla e Vera Cruz. O nome tomate vem do Nahura (grupo étnico mexicano) TOMATL.
Da América foi levado para a Europa onde era usado como ornamental e era considerado venenoso pelos europeus. A partir do século XIX ele passou a ser consumido como alimento e se difundiu pelo resto do mundo.
No Brasil, a cultura foi introduzida pelos imigrantes italianos, na virada do século, iniciando a produção industrial na segunda Guerra Mundial. Atualmente o Brasil situa-se entre os maiores produtores mundiais.

Criado por Carolina Kechinski & Roberta Thys em setembro/2000 e modificado por Letícia Canali Canellas e Fernanda Basso em julho de 2001