Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Hortaliças Tomate Época de Plantio

Época de Plantio

A época normal de tomate rasteiro, no estado de São Paulo, vai de março a junho. Hoje faz-se uma porcentagem de plantio antecipado, janeiro a fevereiro. Outra pequena porcentagem mais tardia é feita de julho à setembro .

Em ambos os extremos, os riscos são grandes. No plantio precoce, a fase de semeadura é muito prejudicada pelo excesso de chuva que ocorre nesse período do ano e o excessivo calor que faz, induzindo as plantas a se tornarem muito compridas, muitas vezes a produção é compensadora, já que as indústrias pagam um prêmio para a produção precoce, quando a qualidade for boa. Por outro lado, o plantio tardio, de início ocorre o risco de um geada ou frio excessivo e posteriormente a constância das "chuvas de pedra" (granizo). No final da cultura, o calor muito elevado pode prejudicar a maturação dos frutos.

O ideal é ter um programa de plantio de culturas, precoces, normais e tardias, em combinação com cultivares precoces, normais e tardios. Porém, ma prática, nem sempre é tão fácil conduzir tal programa.