Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Leguminosas Feijão Descrição da Planta

Descrição da Planta

O sistema radicular do feijão consta de uma raiz principal pivotante da qual partem ramificações que exploram uma camada de solo não muito profunda. A parte aérea consta de uma haste principal ramificada, ereta ou não; as folhas são compostas de três folíolos deltóides, acuminados, mais ou menos pubescentes, sendo um terminal, os dois outros laterais e opostos.

As flores apresentam um cálice verde gamosséfalo, protegido por bractéolas persistentes. A corola é composta por cinco pétalas brancas, amareladas, rosadas ou violáceas, constituindo a maior o estandarte, as médias, as duas asas e as duas últimas soldadas, a quilha. O ovário é estreito e alongado, contendo os óvulos distribuídos em linha; o estilete termina num estigma recurvado, provido de pêlos. Os estames são em número de 10, sendo 9 reunidos em uma só peça e um livre.

O fruto é um legume de deiscência elástica, as valvas se contorce em espiral quando maduro, uma vagem de comprimento variável, de 10 a 20 cm, recurvada ou não, terminada geralmente em bico proeminente e de lados convexos; quando madura apresenta geralmente a cor amarelada, podendo, todavia, ter outras colorações. As sementes podem ser elípticas, cilíndricas, ovóides, esferóides ou uniformes, de tamanho e coloração variáveis de acordo com as variedades; há assim feijões brancos, amarelos, vermelhos, pardos róseos, pretos e pintalgados.