Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Matérias-primas Outros Oliva Época de Safra

Época de Safra

cultivo.jpg (4152 bytes) Alternância das safras

O fenômeno de alternância das safras é um fenômeno bastante comum na oliveira e apresenta-se bastante grave em países como Grécia, Espanha, Marrocos. Nestes países a frutificação é quase bienal. Há um ano de safra abundante e segue-se outro em que é baixíssima.

Os inconvenientes da alternância observada na colheita da azeitona são vários e grandes. Muitas vezes é a única fonte de renda de muitos pequenos produtores, também há o aspecto social relacionado com o emprego de operários e a ociosidade das fábricas em anos de baixa produção.

As causas apontadas para a alternância das safras são três: falta de flor, queda de frutos e mau desenvolvimento de frutos. Estas causas são devido à desequilíbrios nutritivos, intempéries, pragas, moléstias e deficiência de tratos culturais.

Uma grande safra consome quase todas as reservas nutritivas da oliveira. A escassez de reservas nutritivas não permite que a oliveira se prepare para a safra seguinte. Daí decorrem a escassa floração, a queda de frutos, o desenvolvimento imperfeito dos frutos.