Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Operações Unitárias Conservação Secagem

Secagem

A secagem é a operação unitária de retirada de água de um produto por evaporação ou sublimação mediante a aplicação de calor sob condições controladas.Esta etapa se destina a conservar os alimentos livres da proliferação de microrganismos e de outras reações químicas e bioquímicas indesejáveis.

A importância da secagem está relacionada à redução do peso e do volume, redução nos custos de transporte e armazenamento. Além disso, há um aumento na vida de prateleira do produto.

Esta operação pode ser utilizada como única operação de conservação de um determinado produto ou estar associada a outras em um processamento. Alguns produtos que utilizam a secagem para uma finalidade ou outra são:

Existem diversos métodos de secagem e devem ser utilizados de acordo com o produto a ser processado. Dentre eles podemos citar: secagem com ar quente, secagem por contato direto com uma superfície quente, secagem por radiação de microondas e liofilização. Para produtos líquidos ou pastosos, pode-se utilizar a secagem por spray, ouspray-drying.

Modificado por Andrea Schumacher, Cássio Gasparin e Lia Barth - abril/2002.
Modificado por André VitalFabrício LuzMateus Lima - fevereiro/2003.

Modificado por Ângela Cristina Schirmer MichelEmmanuelle de Almeida Marcinkowski - fevereiro/2003.

Modificado por Camila TelesCarla MelloFábio Rauber - janeiro/2004