Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Operações Unitárias Preliminares Classificação

Classificação

Um dos fatores mais importantes que determinam a qualidade dos produtos industrializados de frutas e hortaliças é a sua cuidadosa classificação. Vários são os critérios que podem ser utilizados para o processo de classificação, dependendo do objetivo de cada indústria. Tamanho, cor, maturação, variedade, presença de manchas ou defeitos são alguns destes critérios.
A classificação tem como objetivo principal separar a matéria-prima em diferentes grupos, seja por tamanho ou qualidade, a fim de destiná-los a diferentes linhas de produtos da própria indústria ou para diferentes equipamentos em uma mesma linha. Pode servir, também para separar uma parte da matéria-prima que será destinada à venda a outras indústrias que utilizem esta matéria- prima.
Assim, a classificação da matéria-prima antes de ser industrializada resulta em uma maior uniformidade do produto final, padronizando-a e melhorando-a para os métodos de preparo, tratamento e conservação. A classificação por qualidade  depende da avaliação global das características do alimentos que afetam sua aceitação como tal ou como produto a ser elaborado. Desta forma, o termo qualidade tem conotações diferentes para os distintos produtos e a importância relativa das propriedades de um ingrediente integrante do produto final dependem do uso final a que se destina o alimento.
Quase sempre, a classificação compreende a avaliação simultânea de múltiplas propriedades, de tal maneira que a classificação mecânica é um problema de certa complexidade. Por esta razão, a classificação é freqüente realizada manualmente.
Os métodos para a classificação podem ser a nível de laboratório, com análise estatística ou procedimentos que separam a quantidade total do alimento em categorias de qualidade, mas também são muito utilizados os métodos de classificação visual. 
A classificação é muito importante no processamento de:

Elaborado por Elisângela Conte da Silva e Nina Rosa Martins Cardoso (1999/2).

Modificado por Elizabet Cibils e Sofia Fasano em janeiro de 2004.