Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Operações Unitárias Separação Clarificação

Clarificação

A  clarificação é a operação unitária de separação que visa eliminar partículas em suspensão de um líquido. Esta operação consiste em adicionar um produto clarificante (orgânico ou mineral), que por adsorção eletrostática apresenta a faculdade de coagular, flocular e arrastar as partículas em suspensão.
A clarificação baseia-se na atração de partículas carregadas  (polieletrólitos) com cargas opostas: as partículas em suspensão carregadas com cargas negativas ou positivas, de acordo com sua origem, são atraídas pelas partículas dos clarificantes, também carregadas positiva ou negativamente. Esta atração  (ou coagulação), ao se anularem as cargas, provoca a formação de flóculos, que vão aumentando de peso, e acabam precipitando, podendo arrastar ainda outras substâncias.
Na otimização de um processo de clarificação pela adição de polieletrólitos, devem ser observados os seguintes aspectos:
1) velocidade de aparição dos flocos, que correspondem à rapidez da coagulação do clarificante;
2) rapidez da precipitação, já que em determinados casos pode haver uma boa floculação e demorar para haver precipitação o grau de limpidez o volume das borras formadas, que deve ser o menor possível.

Esta operação faz parte do processamento de:

 

 

Página criada por Flávia Franceschini e Roberto Reinke.

Modificado por Eduardo BihreJulio CiroliniMarcus Rutsatz - fevereiro/2003.

Modificado por Emanuela Caron, Ricardo Belló e Rodrigo Fonseca - janeiro/2004.