Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Operações Unitárias Separação Destilação

Destilação

A destilação, também chamada de fracionamento ou destilação fracionada, é uma operação unitária de separação, baseada nas diferenças de volatilidade dos constituintes de uma mistura líquida.

O vapor produzido por uma mistura líquida possui os mesmos componentes da mistura original, mas em quantidades relativas diferentes. Há transferência simultânea de massa do líquido pela vaporização e do vapor pela condensação. O efeito final é o aumento da concentração do componente mais volátil no vapor e do componente menos volátil no líquido. Devido à diferença de gravidade entre a fase líquida e vapor, o líquido desce a coluna de destilação enquanto o vapor sobe, sendo recolhidos separadamente.

Os principais tipos de destilação são:

  1. Destilação simples: para que dois componentes possam ser separados eficientemente por destilação simples é necessário que a diferença entre seus pontos de ebulição seja alta.
  2. Destilação fracionada (contracorrente): Para separar componentes com pequenas diferenças de pontos de ebulição, separa-se as primeiras frações do destilado, que são destiladas novamente, sofrendo um crescente enriquecimento do componente mais volátil. Utiliza-se uma coluna de retificação entre a alimentação e o equipamento de condensação dos vapores, que proporciona várias destilações simples sucessivas.
  3. Destilação à pressão reduzida: O conjunto é submetido ao abaixamento de pressão, para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas abaixo do seu ponto de ebulição sob pressão normal ou àquelas com pontos de ebulição muito elevados.
  4. Destilação por arraste a vapor d’água: é usada para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas elevadas e para separação de compostos voláteis de uma mistura de outros não voláteis. A substância a ser separada por esse processo deve ser insolúvel em água, porque os vapores d’água é que vão conduzir essa substância.

As aplicações da destilação são principalmente relacionadas à separação do petróleo em diversos hidrocarbonetos de menor peso molecular. Também pode ser utilizada na obtenção do oxigênio puro, através da destilação do ar previamente liquefeito. Em alimentos, a destilação é especialmente importante na fabricação de bebidas destiladas e na obtenção de essências vegetais.

Esta página foi criada por Alexandra LangaroEliane Barros da RosaGeruza Ramos Caron - fevereiro/2003.