Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Operações Unitárias Transformação Homogeneização

Homogeneização

A finalidade da homogeneização é desintegrar e realizar uma fina divisão das partículas ou glóbulos dos líquidos e soluções que estão sendo processados, com o objetivo de se obter uma suspensão permanente, evitando que as partes de menor peso se separem do restante dos componentes e subam para a superfície.

Nas figuras abaixo, pode-se observar três estágios de uma mistura, vistos do microscópio. Na primeira etapa, observamos primeiramente a mistura ainda não homogeneizada, com partículas de sua composição ainda inteiras e, ao lado dela, observamos esta mesma mistura homogeneizada, onde podemos ver que as partículas sofreram uma fina divisão, até serem reduzidas a um décimo de seu diâmetro inicial. Porém, elas estão aglutinadas.

Numa segunda etapa, as partículas menores são novamente homogeneizadas para sua distribuição.

homo1.gif (3295 bytes) homo3.gif (2750 bytes)
1º etapa 2º etapa

Por meio de alta pressão, a solução é forçada a passar através de pequenas ranhuras existentes entre a válvula e o assento, o que produz o rompimento das partículas.

homo2.gif (5899 bytes)

O efeito final da homogeneização é o resultado da conjugação de três fatores:

1. Passagem por uma estreita ranhura a alta velocidade, o que submete as partículas a poderosas forças que deformam e os dividem.

2. A aceleração sofrida pelo líquido em sua passagem por essa estreita guarnição é acompanhada de uma queda de pressão, o que cria um fenômeno de cavitação, no qual as partículas são submetidas a poderosas forças de implosão.

3. No impacto sofrido pelas partículas, ao se chocarem contra as paredes do cabeçote de homogeneização, elas se quebram e se dividem.

A temperatura de homogeneização tem uma grande influência sobre o fenômeno adverso da coalescência. Quanto mais alta for, menores são as possibilidades de formação de coágulos.

A homogeneização também dá ao produto uma cor mais brilhante e atraente.

Esta operação é uma etapa do processamento de:

Página elaborada por Daniela Ely, Filipe Lakus e Graziela Brinques em agosto/2001

Modificada por Cristina Mantovani, Fernanda Stoduto e Flaviana Trombetta - Abril/2002