Estrutura

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

A EEA-UFRGS possui 17.379 m² construídos de benfeitorias em sua área. Essas benfeitorias contemplam moradias funcionais, galpões de máquinas, oficina mecânica, posto de lavagem e lubrificação, alojamentos com salas de aula e sala de TV,  casa do servidor, depósito de combustível, cozinha e refeitório, pólo de pós-colheita de grãos, centros de manejo de bovinos e ovinos, e instalações e laboratórios em cada um dos setores. Os alojamentos, salas de aula, sala de TV e escritório possuem serviço de internet através de rede sem fio (wireless).
A distribuição das áreas construídas por setor da EEA-UFRGS pode ser vista a seguir.

Tabela - Área construída por setor na EEA-UFRGS


Setor

Área construída (m²)

Sede

3.411

Setor de Plantas Forrageira e Agrometeorologia

516

Setor Zootecnia/Setor Plantas de Lavoura

2.013

Gado de Corte

488

Centros de Manejo de Bovinos (quatro) 5.200
Centro de Manejo de Ovinos 200

Avicultura

1.554

Apicultura

1.405

Setor Horticultura

2.092

Setor Solos

500

Total

17.379

Fonte: UFRGS

                A EEA-UFRGS possui 20 tratores com potência entre 30 e 125 CV, uma colhedora com potência de 150 CV, uma colhedora de grãos automatizada para parcelas experimentais, um trator de esteira com 80 CV, uma retroescavadeira com 75 CV  e implementos diversos (arados, grades, escarificador, semeadoras, plainas, scraper, reboques, roçadoras, graneleiro, pulverizadores e distribuidores). Possui ainda um caminhão de 260 CV, capacidade para 15 toneladas e um caminhão de 150 CV com 8 toneladas de PBT, um ônibus (40 passageiros sentados), um microônibus (14 passageiros sentados), um carro para deslocamento do diretor, um carro para deslocamento do pessoal técnico e administrativo, três caminhonetes para carga (diesel), sendo duas delas com cabine dupla, cinco veículos para deslocamento interno, sendo dois movidos a diesel, dois a gasolina, e um a álcool.
Para abastecimento da frota da estação existe um depósito com capacidade de 15.000 L de combustível.
Para abastecimento de água potável, há poços artesianos com vazão de aproximadamente 30 m³/h.

Para o abastecimento de energia elétrica em todos os setores da estação, existe uma rede de transmissão trifásica com aproximadamente 10.000 m de extensão e 09 transformadores, cujas capacidades variam de 35 kva, 45 kva (a maioria) e 75 kva.

Tabela Moradias funcionais existentes na EEA-UFRGS


Moradias Funcionais

Quantidade

Área (m²)

Condições

Tipo

Horticultura

1

79,80

média

alvenaria

Casa dos Técnicos

3

548,10

boa

mista

Tambo

1

67,30

boa

alvenaria

Suinocultura

1

81,30

média

alvenaria

Forrageiras

1

80,00

média

alvenaria

Fazenda

4

247,00

boa

alvenaria

Aviário

1

100,00

boa

mista

Pórtico

1

124,50

boa

alvenaria

                Fonte: UFRGS
O setor de Plantas de Lavoura possui uma área aproximada de 127 ha, com cultivo de aveia branca, soja, milho, trigo, cevada, etc.
O Setor de Horticultura e Silvicultura possui uma área total de aproximadamente 150 ha, sendo 40 ha utilizados com pesquisas em fruticultura. Nessa área de pesquisa 18 há são ocupados com pomares distribuídos entre citros (laranjeiras, tangerineiras, limoeiros...), rosáceas (pessegueiros, macieiras, pereiras, ameixeiras, nespereiras e damasqueiros), quivizeiros, videiras, abacateiros, caquizeiros, pequenos frutos (mirtileiros, amoreiras-pretas, framboeseiras), nogueira-pecã e tungue. Dispõe de borbulheira, telados e outras estruturas de apoio para a produção e o desenvolvimento inicial de mudas frutíferas.
No setor de Zootecnia, em uma área aproximada de 890 ha, aloca-se em torno de 1.000 bovinos e 150 ovinos de corte. Para estes animais, há cinco centros de manejo (quatro para bovinos e um para ovinos). Há dois aviários com área de 600 m² cada para atender pesquisas em avicultura de corte e postura. 

No setor Solos são 36 ha no total, sendo 6,0 ha na sede do setor, com galpões, depósitos e experimentos; 2,85 ha utilizados por experimentos que ocorrem próximos da BR 290, no lado sul da Estação; 2,78 ha para o PRONEX; 1,0 ha de experimentos com carvão  e resíduos de cortume; 1,25 ha para simulação de chuva; e 22,0 ha para testes em máquinas e implementos, mas que vem sendo utilizada parcialmente para cultivos.

O Setor de Fitossanidade é composto pelas atividades de apicultura e do pólo de pós-colheita de grãos. A apicultura compreende colméias do tipo Curtinaz e do tipo Langstron, sala de beneficiamento, de armazenamento de mel e sala para aulas práticas.

O Pólo de pós-colheita de grãos possui capacidade total de armazenamento de 56 toneladas de grãos, sendo composto por 12 silos de armazenamento estacionário, uma moega de recepção, um elevador  e equipamentos de pré-limpeza e limpeza de grãos, transportador helicoidal e de fita, laboratório equipado, distribuídos em quatro construções. Possui estrutura para secagem solar, secagem com ar natural (por meio de ventiladores), secagem com ar quente (uso de lenha e gás liquefeito de petróleo - GLP) com acionamento automatizado. O pólo de pós-colheita de grãos possui reservatório de GLP.

As atividades desenvolvidas pelo setor de administração têm por objetivo manter o fluxo operacional da EEA-UFRGS em sintonia com os propósitos da unidade, em especial o apoio ao ensino, pesquisa e extensão das faculdades de agronomia e veterinária, e o curso de zootecnia. Com este intuito são executadas as seguintes atividades:

  • Atividades agropecuárias e de auxílio à pesquisa;
  • Investimento, manutenção e conservação da infra-estrutura;
  • Gestão de recursos humanos,
  • Recebimento de doações;
  • Gestão e controle dos recursos disponíveis;
  • Encaminhamentos de rotina e divulgação das atividades da EEA-UFRGS

 

A Estação Experimental Agronômica da UFRGS, está localizada na Rodovia BR-290, Km 146, Eldorado do Sul, Cep: 92990-000.

Telefone para contato (51) 9866-6205.

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.