2º Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia

Evento realizado em 4 de novembro de 2008, na Feevale - Novo Hamburgo

A realização do 2º Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia significou mais uma etapa para a  construção da ALCAR RS. Em 2008, além da conferência de abertura, tivemos mesas temáticas para a apresentação de pesquisas (resumos), exposição comemorativa aos 200 anos da Imprensa no Brasil e às primeiras agências de Propaganda do estado.

Informações sobre o evento

PÚBLICO-ALVO:

Pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação, comunidade em geral.

PROGRAMAÇÃO:         

Manhã 8h30min às 9h:

- Recepção e credenciamento 9h

– Abertura do evento e apresentação do novo site da Rede ALCAR   Das 9h30min às 11h  

- Conferência Comunicação e História: aproximações metodológicas, com a Profª. Drª. Ana Paula Goulart Ribeiro¹ (ECO/ UFRJ). 

1. Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense, tendo também cursado história na mesma instituição. Fez mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o curso de jornalismo. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação e é editora da revista ECO-PÓS. Foi responsável pela redação do livro Jornal Nacional: a notícia faz história (Jorge Zahar), é autora do livro Imprensa e história no Rio de Janeiro dos anos 50 (E-papers) e organizadora, junto com Lúcia Ferreira, do livro Mídia e Memória (Mauad X). Atualmente desenvolve pesquisa intitulada A imprensa carioca nos anos 1960-70: modernização e concentração, com apoio da Faperj, e coordena o projeto Memória do Jornalismo Brasileiro.   

Das 11h às 12h – Visitação à exposição História do Jornalismo e das Agências de Propaganda   

Das 12h às 14h – Almoço (por adesão)   

Tarde 14h às 15h30min  - reunião das mesas temáticas  

1. História da comunicação institucional – relações públicas, assessoria de comunicação e memória das organizações;

2. História da comunicação mercadológica - publicidade, marketing, memória da propaganda e acervos;

3. História da comunicação e das tecnologias – rádio, televisão, vídeo, cinema, Internet, redes sociais, blogs e games;

4. História da comunicação midiática – jornalismo, literatura, educação, memória da imprensa e acervos;

5. História, memória e identidade – processos comunicacionais e manifestações culturais.  

Das 15h30min às 16h – coffee break   

Das 16h às 17h30min - reunião das mesas temáticas (continuação)  

1. História da comunicação e das tecnologias – rádio, televisão, vídeo, cinema, Internet, redes sociais, blogs e games; 

2. História da comunicação midiática – jornalismo, literatura, educação, memória da imprensa e acervos;

3. História, memória e identidade – processos comunicacionais e manifestações culturais.   

17h30min - Encerramento e entrega dos certificados   

 Evento paralelo - Exposição:

- Star – primeira agência de propaganda do RS;  - História e Memória da Publicidade e Propaganda em Novo Hamburgo;

- Exposição Itinerante 200 anos da Imprensa no Brasil – FAMURS; 

- Réplicas dos 15 volumes do Correio Braziliense  - ARI.

Envio de resumos:

Até o dia 20 de outubro para o e-mail: mberem@cpovo.netEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

Normas para o envio do material:

Para a formatação do material a ser enviado - utilizar Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. Adotar as seguintes etapas para o envio do material: 

a) Título do Projeto de Pesquisa 

b) Dados do (s) autor (es):Indicar o nome do (a/s) autor (a/es), sua (s) titulação (ões), bem como a sua função (docente, pesquisador, aluno de pós-graduação), seu e-mail e telefones.Inserir também o (s) nome (s) completo (s) da (s) instituição (ões) a que está (ao) vinculado (a/s) o (s) autor (es), como docente, pesquisador ou aluno de pós-graduação.

c) Resumo do Projeto de Pesquisa: Para o resumo registrar o mínimo de 400 e o máximo de 900 toques (correspondentes ao mínimo de cinco e máximo de 10 linhas), num só parágrafo.

d) Palavras-chave: Indicar um mínimo de 3 (três) e o máximo de 5 (cinco) palavras-chave.  

Inscrições no evento: A partir de 1º de outubro de 2008 na Secretaria de Extensão dos campi I e II ou através do sitewww.feevale.br/alcar 

Valores:

R$ 25,00 – pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e comunidade;

R$ 10,00 – estudantes de graduação.    

Carga Horária: 8 horas (certificação).    

Promoção: Centro Universitário Feevale - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA

– Comunicação Social PUCRS – Faculdade de Comunicação Social – FAMECOS - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

– PPGCOMREDE ALCAR - Associação Nacional de Pesquisadores de História da Mídia  

Apoio:

Centro Universitário Feevale - Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA

– História, Pró-Reitoria de Pesquisa, Tecnologia e Inovação – Proptec.  

Organização: Centro Universitário Feevale - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROACOM  

Mais informações:  

Profa. Dra. Cláudia Peixoto de Moura (PUCRS) E-mail: cpmoura@pucrs.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.   

Profa. Dra. Maria Berenice Machado (Feevale) E-mail: mberem@cpovo.netEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br