Alcar 2015 reúne mais de 600 pessoas para discutir a memória na era digital

Ângela Camada 

Entre os dias 3 e 5 de junho, aconteceu o décimo Encontro Nacional de História da Mídia, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). O evento denominado Alcar 2015 ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS) e reuniu mais de 600 interessados em discutir a história da mídia. Mais de 450 pesquisadores apresentaram suas pesquisas e relatos, número que representa um recorde nos congressos da Alcar.

Neste ano, o tema central foi “A Memória na Era Digital”, em referência às dinâmicas da atual era da comunicação digital. Outros três eixos temáticos foram contemplados: os 30 anos de redemocratização no Brasil, os 10 anos dos congressos da Rede Alcar e a entrevista na pesquisa histórica como questão teórica e metodológica.

A abertura do evento foi realizada pelo professor Marcos Palacios (UFBA), que discorreu sobre as relações entre Jornalismo e Memória. Cursos e palestras com os pesquisadores Patrick Charaudeau (França), Alberto Pena-Rodríguez (Espanha) e Maria Manuel Baptista (Portugal) integraram a programação, que nos três dias do evento totalizou dez mesas temáticas, quatro sessões de cada um dos oito Grupos de Trabalho (GTs), além de atividades paralelas, como workshops e exposições.

Na cerimônia de encerramento, foram conhecidos os vencedores do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que premia trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação. Doze trabalhos foram indicados, o primeiro lugar coube a Ricardo Matos de Araújo Rios, orientado por Ivan Vasconcelos Figueiredo (UFSJ), com a pesquisa “O auditório do povão: a ligação entre os Colegas de Trabalho e Sílvio Santos”.

A então presidenta, Maria Berenice da Costa Machado (UFRGS), avaliou o evento como positivo e gratificante para a Alcar e a Fabico: “a promoção desse Encontro repleto de presenças, a quantidade de novos títulos apresentados nas sessões de lançamentos, a diversidade das comunicações nos GTs, os temas abordados nas mesas e demais atividades são indicadores inequívocos da relevância desta associação dedicada à pesquisa sobre a história da mídia”. Durante o encontro, a assembleia de sócios elegeu nova diretoria para a gestão 2015/2019, como presidente e vice, respectivamente, as professoras Ana Regina Rêgo (UFPI) e Nair Prata (UFOP).

O Alcar 2015 foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia e realizado pela Fabico/UFRGS, contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as parcerias dos Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da UFSM e da Unisinos.

 

 

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br