6º Encontro - 2008

Os trabalhos a seguir foram inscritos no 6º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, realizado de 13 a 16 de maio de 2008, organizado pela UFF em Niterói/RJ, com o tema: "200 anos de mídia no Brasil - Historiografia e Tendências".

Nenhum álbum ou fotografia foi enviado ainda.

40 anos de Televisão Educativa no Brasil: a expansão do Sistema Educativo contribui para a democratização da comunicação?
Ivonete da Silva Lopes
40 anos depois: uma análise de 1968 nas páginas de Claudia
Raquel de Souza Moreira Portilho
40 anos sem o repórter Esso
Luciano Klöckner
A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: os discursos do Reverbero Constitucional Fluminense e da Gazeta do Rio de Janeiro
Giovanna Benedetto Flores
A Amazônia narrada: entre passado e presente quase nada mudou
Vânia Maria Torres Costa
A aplicação da multimídia na construção de narrativas informativas e poéticas: o caso do Portal Cronópios
Egle Müller Spinelli
A ascensão da mídia evangélica – uma (mútua) interferência política, econômica e tecnológica.
Heinrich Araújo Fonteles
A cobertura jornalística das operações da Polícia Federal: um olhar sobre a história do jornalismo e a notícia como construção social
Isabela R. Veiga
A Comunicação Ontem – Hoje – Amanhã
Rossana Ferreira de Souza
A concretude e a efemeridade das redes informais de comunicação com a mediação das mulheres
Neusa Maria Bongiovanni Ribeiro
A Construção da Identidade das Telenovelas Brasileiras: O Processo de Identificação dos Telespectadores com a Narrativa Ficcional Televisiva
Simone Martins
A construção do imaginário-futuro na mídia brasileira
Francisco Menezes Martins e Paula Jung Rocha
A construção do povo brasileiro no discurso do Jornal Nacional
Lara Linhalis Guimarães
A contribuição dos filmes de Mazzaropi na construção da identidade imagética do caipira do Vale do Paraíba Paulista.
Robson Bastos da Silva e Viviane Fushimi
A contribuição do Caderno B do Jornal do Brasil durante o período de repressão política do regime militar
Vilma Moreira Ferreira
A crescente necessidade do planejamento publicitário: Uma visão dos profissionais atuantes no mercado.
Heloiza Goulart Severo
A criação do Folhetim de Imprensa no Brasil: - os textos de Francisco Otaviano
Maria do Socorro Nóbrega
A Crônica e a Notícia na Formação da Linguagem Jornalística
Glauco Rodrigues Cortez
“A culpa é minha”! O embate pela redenção e visibilidade nos discursos condenados
Flora Daemon
A demanda da memória da publicidade gaúcha percurso histórico
Maria Helena Steffens de Castro
A disciplina e a normatização de conduta: o discurso sobre a prostituição em Porto Alegre pelo Jornal Gazetinha sob a ótica de Michel Foucault
Gisele Becker
A escola pública na Imprensa Carioca
Élida Vaz, Martha Neiva Moreira e Marcus Tadeu Tavares
A evolução da mídia para digital não muda o que há na ponta das redes: o homem
Silvana Aparecida de Paiva Rodrigues
A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso
Fernanda Ariane Silva Carrera
A evolução dos portais comunicacionais como integradores de informação em tempo real na mídia digital
Roberto Gondo Macedo e Jarbas Thaunahy dos Santos Almeida
A fotografia de imprensa nas primeiras décadas do século XX – o desenvolvimento do moderno fotojornalismo
Jorge Carlos Felz
A gênese do jornalismo científico nos jornais da segunda metade do século XIX
Ricardo Alexino Ferreira
A grande imprensa carioca e a política econômica no segundo governo Vargas: conflitos em torno de programas de desenvolvimento.
Luis Carlos dos Passos Martins
A greve como arma e o assalariamento como fim: o novo sindicalismo e o drama da identidade profissional dos jornalistas na década de 1980.
Marco Antonio Roxo
A habilitação Publicidade e Propaganda: um breve histórico
Flávia Mayer dos Santos Souza
A história da propaganda digital no brasil: sua estrutura e Perspectivas de crescimento
Roberto Gondo Macedo
A história da Tv Educativa UNIBH-INCONFIDENTES
Carla Martoni Mendes, Luiz Ademir de Oliveira e Margareth Maria Mendes Carvalho
A história dos anos dourados do rádio em Blumenau
Clóvis Reis e Gabriela Bambinetti
A história oral como ferramenta fundamental na reconstituição da história do rádio.
Lia Calabre
A histórica exclusão do Sertão Nordestino – como as comunidades sertanejas do Piauí têm o menor número de rádios comunitárias legalizadas do Brasil
Orlando Maurício de Carvalho Berti
A imaginação atrofiada: indústrias do cinema no Brasil e na América Hispânica
Sebastião Guilherme Albano
A importância do ano de 2006 para a história do jornalismo esportivo na mídia local de Juiz de Fora
Bianca Alvin
A imprensa de Belém e o golpe militar de 1964
Paulo Roberto Ferreira
A imprensa de Belo Horizonte sob o olhar de Maria Ceres Pimenta Spínola Castro
Sandra Mara Silva e Simonia Dias Jardim
A imprensa de terra pequena
Daniela Corrêa e Castro Carvalho
A Imprensa Informativa - Técnica da Notícia e da Reportagem no Jornal Diário do Professor Luiz Beltrão: Comentários a um Clássico do Jornalismo Brasileiro
José A. Argolo
A imprensa italiana em São Paulo – 1870-1940
Bràs Ciro Gallotta
A imprensa no Brasil não surgiu em 1º de junho de 1808
Mário Jr Messagi
A Imprensa no Rio de Janeiro da Belle Époque
Izamara Bastos
A Internet como ambiente digital para a propagação de campanhas políticas
Adriane Figueirola Martins
A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina
Carla Candida Rizzotto e Cora Catalina
A memória da Comunicação em instituições biomédicas: considerações sobre os efeitos da Comunicação Organizacional em mudanças na relação biomédico-paciente
Simone Vaisman Muniz
A mídia dos pobres - o rádio e a formação de opinião das populações de baixa renda – estudo de caso no sul da Bahia.
Abel Dias de Oliveira, Pedro de Albuquerque Oliveira e Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque
A mídia e o jovem da baixada fluminense.
Renata Machado e Leila Dupret
A mídia fotografia como estratégia publicitária da Companhia de Terras Norte do Paraná
Paulo César Boni e Larissa Ayumi Sato
A mídia impressa como fonte de formação de artistas gráficos e gravadores brasileiros.
Wilson Roberto da Silva
A notícia da morte de Getúlio Vargas nos jornais de São Luís.
José Ferreira Junior
A presença da Esso na imprensa brasileira
Marcio de Souza Castilho
A produção gaúcha de teses e dissertações em Rádio (2002-2008)
Luciano Klöckner
A propaganda na era JK. Um estudo exploratório da publicidade em jornal da região de Campinas
Flailda Brito Gaboggini e Felipe Ribeiro Brochado de Almeida
A propaganda política no ABC paulista: regionalidade e Imagem pública no Jornal Diário do Grande ABC
Roberto Gondo Macedo
A Propaganda Política no Brasil e as suas peculiaridades: um olhar sobre a interface entre Comunicação e Política de Afonso Albuquerque
Luiz Ademir de Oliveira
A publicação calcográfica de louvação a um poderoso numa época em que era proibida a impressão no Brasil
José Carlos Silveira Duarte e Carmen Regina Carvalho
A publicidade e a propaganda no jornal 'O Liberal' na Cuyabá de 1875
Manoel Onofre dos Reis Barros
A rádio Colméia de Pato Branco na revolta dos Posseiros de 1957
Éverly Pegoraro
A Rádio Difusora Acreana e o Movimento Autonomista
Francisco de Moura Pinheiro e Márcia Nemetala Dourado Gonçalves
A RBS em Santa Catarina: “preferência política” e concentração de mídias
Carlos Golembiewski
A reflexão e a cultura para o telespectador cearense
Dílson Alexandre Mendonça Bruno, Valquíria Aparecida Passos Kneipp e Nilton Antônio de Oliveira Júnior
A revolta dos coristas
Guilherme Sarmiento
A satanização do MST na imprensa: sem história, sem ética
Ayoub Hanna Ayoub
A Segunda Guerra Mundial na Linguagem dos Quadrinhos. Capitão América: “A Sentinela da Liberdade” ou “O Defensor da América para os Americanos”?
Aline Martins Santos
A soberania nacional em pauta no interior paulista: uma análise do semanário O Eco em 1942, o ano da virada na Segunda Guerra Mundial
Marcos Paulo da Silva
A Sorte dos Negreiros: O Romance-Folhetim na Campanha Abolicionista do Jornal Libertador
Andréia Oliveira Costa
A supremacia dos espaços destinados à política nos jornais de Vitória da Conquista
Ana Lúcia Sousa de Oliveira, Thaiane Firmino da Silva e Carmen Regina de Oliveira Carvalho
Affonso Eduardo Reidy: sob a ótica da imprensa
Cynthia Cavalcante
Além do Equador: A história da mídia audiovisual em Roraima
Edileuson Almeida
Ana e Mia na “nova” rede: comunidades reúnem anoréxicas e bulímicas na Web 2.0
Vanessa Alkmin Reis
Análise das imagens fotográficas de Oliviero Toscani
Flaviana Machado Tannus
Anotações sobre a trajetória da propaganda no Paraná – séculos XIX, XX e XXI
Itanel Bastos de Quadros Junior
Anúncios publicitários nos jornais de Taubaté do século 20
Monica Franchi Carniello e Francisco de Assis
Apontamentos sobre a história do conceito de notícia no Brasil – da imprensa colonial aos blogs políticos
Larissa de Morais Ribeiro Mendes
Apropriação dos blogs como ferramenta estratégica de Relações Públicas
Cíntia Carvalho e Luciano Schmitz
As escolas radiofônicas do MEB
Ana Baumworcel
As Faces de Hécate: Literatura, Mídia e História – formas narrativas na produção do acontecimento na sociedade contemporânea.
Sônia Maria de Meneses Silva
As flores do mal que brotam do underground: contracultura e anarquismo na imprensa alternativa brasileira (1969-1992)
João Henrique C. Oliveira
As imagens jornalísticas na tribuna da luta operária e a produção de sentido(s)
Verusa Pinho de Sá
As muitas faces (ou fases) das personagens negras em telenovelas brasileiras
Danubia Andrade
As personagens e os tipos
Ana Luiza Moraes Coiro
As pesquisas sobre a história do rádio paulista
Antonio Adami, Marta Regina Maia e Rúbia de Oliveira Vasques
As Relações Públicas de artistas da música no Brasil: trajetórias pioneiras.
Patricia Spínola
As temporalidades e espacialidades do “outro” no documentário: a imagem da tradição indígena sob as lentes de Vladimir Kozák e Loureiro Fernandes.
Mariuze Dunajski Mendes
As Vozes da Imprensa Estudantil no Maranhão (1900-1930)
Nathália Azevedo
Aspectos históricos do jornal Correio do Estado
Isabela de Fátima Scwhengber
Ativismo e Política no Jornalismo dos Centros de Mídia Independente no Brasil
Kelly Prudencio, Christian Miguel da Silva e Larissa Sartori
Base de Dados mostra História da Imprensa de São João del-Rei
Guilherme Jorge de Rezende
BELOW THE LINE: as ações promocionais e a profissionalização do mercado publicitário hamburguense na década de 1960
Marcelle S. Santos
Blogs: Mapeando um objeto
Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Portella Montardo
Boletim Quinzena: seleção de informações para a disputa da hegemonia
Rozinaldo Antonio Miani
Breve história dos computadores e do ciberespaço: uma abordagem conceitual.
Pablo Laignier
Breve histórico da Mega FM, uma rádio comunitária autêntica
Cláudia Regina Lahni
Cadernos de Jornalismo e Comunicação: iniciativa precursora de media criticism no Brasil
Claudia Jawsnicker
Cantando a história da música contemporânea maranhense
Antonia Márcia Sousa Tôrres
Casa dos Jedi: a entrada do Brasil no circuito internacional dos fan films
Pedro Curi
Cineclubes Católicos e Imprensa: a formação do espectador cinematográfico modelo
Paula Regina Puhl e Cristina Ennes da Silva
Cinema de rua e construções de memórias no espaço urbano da Praça Saens Peña
Talitha Gomes Ferraz
Ações do documento

selo

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br