6º Encontro - 2008

Os trabalhos a seguir foram inscritos no 6º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, realizado de 13 a 16 de maio de 2008, organizado pela UFF em Niterói/RJ, com o tema: "200 anos de mídia no Brasil - Historiografia e Tendências".

Nenhum álbum ou fotografia foi enviado ainda.

40 anos de Televisão Educativa no Brasil: a expansão do Sistema Educativo contribui para a democratização da comunicação?
Ivonete da Silva Lopes
40 anos depois: uma análise de 1968 nas páginas de Claudia
Raquel de Souza Moreira Portilho
40 anos sem o repórter Esso
Luciano Klöckner
A (In)dependência da imprensa brasileira no século XIX: os discursos do Reverbero Constitucional Fluminense e da Gazeta do Rio de Janeiro
Giovanna Benedetto Flores
A Amazônia narrada: entre passado e presente quase nada mudou
Vânia Maria Torres Costa
A aplicação da multimídia na construção de narrativas informativas e poéticas: o caso do Portal Cronópios
Egle Müller Spinelli
A ascensão da mídia evangélica – uma (mútua) interferência política, econômica e tecnológica.
Heinrich Araújo Fonteles
A cobertura jornalística das operações da Polícia Federal: um olhar sobre a história do jornalismo e a notícia como construção social
Isabela R. Veiga
A Comunicação Ontem – Hoje – Amanhã
Rossana Ferreira de Souza
A concretude e a efemeridade das redes informais de comunicação com a mediação das mulheres
Neusa Maria Bongiovanni Ribeiro
A Construção da Identidade das Telenovelas Brasileiras: O Processo de Identificação dos Telespectadores com a Narrativa Ficcional Televisiva
Simone Martins
A construção do imaginário-futuro na mídia brasileira
Francisco Menezes Martins e Paula Jung Rocha
A construção do povo brasileiro no discurso do Jornal Nacional
Lara Linhalis Guimarães
A contribuição dos filmes de Mazzaropi na construção da identidade imagética do caipira do Vale do Paraíba Paulista.
Robson Bastos da Silva e Viviane Fushimi
A contribuição do Caderno B do Jornal do Brasil durante o período de repressão política do regime militar
Vilma Moreira Ferreira
A crescente necessidade do planejamento publicitário: Uma visão dos profissionais atuantes no mercado.
Heloiza Goulart Severo
A criação do Folhetim de Imprensa no Brasil: - os textos de Francisco Otaviano
Maria do Socorro Nóbrega
A Crônica e a Notícia na Formação da Linguagem Jornalística
Glauco Rodrigues Cortez
“A culpa é minha”! O embate pela redenção e visibilidade nos discursos condenados
Flora Daemon
A demanda da memória da publicidade gaúcha percurso histórico
Maria Helena Steffens de Castro
A disciplina e a normatização de conduta: o discurso sobre a prostituição em Porto Alegre pelo Jornal Gazetinha sob a ótica de Michel Foucault
Gisele Becker
A escola pública na Imprensa Carioca
Élida Vaz, Martha Neiva Moreira e Marcus Tadeu Tavares
A evolução da mídia para digital não muda o que há na ponta das redes: o homem
Silvana Aparecida de Paiva Rodrigues
A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso
Fernanda Ariane Silva Carrera
A evolução dos portais comunicacionais como integradores de informação em tempo real na mídia digital
Roberto Gondo Macedo e Jarbas Thaunahy dos Santos Almeida
A fotografia de imprensa nas primeiras décadas do século XX – o desenvolvimento do moderno fotojornalismo
Jorge Carlos Felz
A gênese do jornalismo científico nos jornais da segunda metade do século XIX
Ricardo Alexino Ferreira
A grande imprensa carioca e a política econômica no segundo governo Vargas: conflitos em torno de programas de desenvolvimento.
Luis Carlos dos Passos Martins
A greve como arma e o assalariamento como fim: o novo sindicalismo e o drama da identidade profissional dos jornalistas na década de 1980.
Marco Antonio Roxo
A habilitação Publicidade e Propaganda: um breve histórico
Flávia Mayer dos Santos Souza
A história da propaganda digital no brasil: sua estrutura e Perspectivas de crescimento
Roberto Gondo Macedo
A história da Tv Educativa UNIBH-INCONFIDENTES
Carla Martoni Mendes, Luiz Ademir de Oliveira e Margareth Maria Mendes Carvalho
A história dos anos dourados do rádio em Blumenau
Clóvis Reis e Gabriela Bambinetti
A história oral como ferramenta fundamental na reconstituição da história do rádio.
Lia Calabre
A histórica exclusão do Sertão Nordestino – como as comunidades sertanejas do Piauí têm o menor número de rádios comunitárias legalizadas do Brasil
Orlando Maurício de Carvalho Berti
A imaginação atrofiada: indústrias do cinema no Brasil e na América Hispânica
Sebastião Guilherme Albano
A importância do ano de 2006 para a história do jornalismo esportivo na mídia local de Juiz de Fora
Bianca Alvin
A imprensa de Belém e o golpe militar de 1964
Paulo Roberto Ferreira
A imprensa de Belo Horizonte sob o olhar de Maria Ceres Pimenta Spínola Castro
Sandra Mara Silva e Simonia Dias Jardim
A imprensa de terra pequena
Daniela Corrêa e Castro Carvalho
A Imprensa Informativa - Técnica da Notícia e da Reportagem no Jornal Diário do Professor Luiz Beltrão: Comentários a um Clássico do Jornalismo Brasileiro
José A. Argolo
A imprensa italiana em São Paulo – 1870-1940
Bràs Ciro Gallotta
A imprensa no Brasil não surgiu em 1º de junho de 1808
Mário Jr Messagi
A Imprensa no Rio de Janeiro da Belle Époque
Izamara Bastos
A Internet como ambiente digital para a propagação de campanhas políticas
Adriane Figueirola Martins
A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina
Carla Candida Rizzotto e Cora Catalina
A memória da Comunicação em instituições biomédicas: considerações sobre os efeitos da Comunicação Organizacional em mudanças na relação biomédico-paciente
Simone Vaisman Muniz
A mídia dos pobres - o rádio e a formação de opinião das populações de baixa renda – estudo de caso no sul da Bahia.
Abel Dias de Oliveira, Pedro de Albuquerque Oliveira e Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque
A mídia e o jovem da baixada fluminense.
Renata Machado e Leila Dupret
A mídia fotografia como estratégia publicitária da Companhia de Terras Norte do Paraná
Paulo César Boni e Larissa Ayumi Sato
A mídia impressa como fonte de formação de artistas gráficos e gravadores brasileiros.
Wilson Roberto da Silva
A notícia da morte de Getúlio Vargas nos jornais de São Luís.
José Ferreira Junior
A presença da Esso na imprensa brasileira
Marcio de Souza Castilho
A produção gaúcha de teses e dissertações em Rádio (2002-2008)
Luciano Klöckner
A propaganda na era JK. Um estudo exploratório da publicidade em jornal da região de Campinas
Flailda Brito Gaboggini e Felipe Ribeiro Brochado de Almeida
A propaganda política no ABC paulista: regionalidade e Imagem pública no Jornal Diário do Grande ABC
Roberto Gondo Macedo
A Propaganda Política no Brasil e as suas peculiaridades: um olhar sobre a interface entre Comunicação e Política de Afonso Albuquerque
Luiz Ademir de Oliveira
A publicação calcográfica de louvação a um poderoso numa época em que era proibida a impressão no Brasil
José Carlos Silveira Duarte e Carmen Regina Carvalho
A publicidade e a propaganda no jornal 'O Liberal' na Cuyabá de 1875
Manoel Onofre dos Reis Barros
A rádio Colméia de Pato Branco na revolta dos Posseiros de 1957
Éverly Pegoraro
A Rádio Difusora Acreana e o Movimento Autonomista
Francisco de Moura Pinheiro e Márcia Nemetala Dourado Gonçalves
A RBS em Santa Catarina: “preferência política” e concentração de mídias
Carlos Golembiewski
A reflexão e a cultura para o telespectador cearense
Dílson Alexandre Mendonça Bruno, Valquíria Aparecida Passos Kneipp e Nilton Antônio de Oliveira Júnior
A revolta dos coristas
Guilherme Sarmiento
A satanização do MST na imprensa: sem história, sem ética
Ayoub Hanna Ayoub
A Segunda Guerra Mundial na Linguagem dos Quadrinhos. Capitão América: “A Sentinela da Liberdade” ou “O Defensor da América para os Americanos”?
Aline Martins Santos
A soberania nacional em pauta no interior paulista: uma análise do semanário O Eco em 1942, o ano da virada na Segunda Guerra Mundial
Marcos Paulo da Silva
A Sorte dos Negreiros: O Romance-Folhetim na Campanha Abolicionista do Jornal Libertador
Andréia Oliveira Costa
A supremacia dos espaços destinados à política nos jornais de Vitória da Conquista
Ana Lúcia Sousa de Oliveira, Thaiane Firmino da Silva e Carmen Regina de Oliveira Carvalho
Affonso Eduardo Reidy: sob a ótica da imprensa
Cynthia Cavalcante
Além do Equador: A história da mídia audiovisual em Roraima
Edileuson Almeida
Ana e Mia na “nova” rede: comunidades reúnem anoréxicas e bulímicas na Web 2.0
Vanessa Alkmin Reis
Análise das imagens fotográficas de Oliviero Toscani
Flaviana Machado Tannus
Anotações sobre a trajetória da propaganda no Paraná – séculos XIX, XX e XXI
Itanel Bastos de Quadros Junior
Anúncios publicitários nos jornais de Taubaté do século 20
Monica Franchi Carniello e Francisco de Assis
Apontamentos sobre a história do conceito de notícia no Brasil – da imprensa colonial aos blogs políticos
Larissa de Morais Ribeiro Mendes
Apropriação dos blogs como ferramenta estratégica de Relações Públicas
Cíntia Carvalho e Luciano Schmitz
As escolas radiofônicas do MEB
Ana Baumworcel
As Faces de Hécate: Literatura, Mídia e História – formas narrativas na produção do acontecimento na sociedade contemporânea.
Sônia Maria de Meneses Silva
As flores do mal que brotam do underground: contracultura e anarquismo na imprensa alternativa brasileira (1969-1992)
João Henrique C. Oliveira
As imagens jornalísticas na tribuna da luta operária e a produção de sentido(s)
Verusa Pinho de Sá
As muitas faces (ou fases) das personagens negras em telenovelas brasileiras
Danubia Andrade
As personagens e os tipos
Ana Luiza Moraes Coiro
As pesquisas sobre a história do rádio paulista
Antonio Adami, Marta Regina Maia e Rúbia de Oliveira Vasques
As Relações Públicas de artistas da música no Brasil: trajetórias pioneiras.
Patricia Spínola
As temporalidades e espacialidades do “outro” no documentário: a imagem da tradição indígena sob as lentes de Vladimir Kozák e Loureiro Fernandes.
Mariuze Dunajski Mendes
As Vozes da Imprensa Estudantil no Maranhão (1900-1930)
Nathália Azevedo
Aspectos históricos do jornal Correio do Estado
Isabela de Fátima Scwhengber
Ativismo e Política no Jornalismo dos Centros de Mídia Independente no Brasil
Kelly Prudencio, Christian Miguel da Silva e Larissa Sartori
Base de Dados mostra História da Imprensa de São João del-Rei
Guilherme Jorge de Rezende
BELOW THE LINE: as ações promocionais e a profissionalização do mercado publicitário hamburguense na década de 1960
Marcelle S. Santos
Blogs: Mapeando um objeto
Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Portella Montardo
Boletim Quinzena: seleção de informações para a disputa da hegemonia
Rozinaldo Antonio Miani
Breve história dos computadores e do ciberespaço: uma abordagem conceitual.
Pablo Laignier
Breve histórico da Mega FM, uma rádio comunitária autêntica
Cláudia Regina Lahni
Cadernos de Jornalismo e Comunicação: iniciativa precursora de media criticism no Brasil
Claudia Jawsnicker
Cantando a história da música contemporânea maranhense
Antonia Márcia Sousa Tôrres
Casa dos Jedi: a entrada do Brasil no circuito internacional dos fan films
Pedro Curi
Cineclubes Católicos e Imprensa: a formação do espectador cinematográfico modelo
Paula Regina Puhl e Cristina Ennes da Silva
Cinema de rua e construções de memórias no espaço urbano da Praça Saens Peña
Talitha Gomes Ferraz
Ações do documento

Alcar Sudeste 2020 - Banner

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br