Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções

GT História da Mídia Digital

Ementa: O objetivo do GT é refletir sobre o papel das mídias digitais na construção da memória histórica e social, incluindo a história do tempo presente. Tais reflexões podem centrar-se, entre outras possibilidades, na investigação das mídias digitais em termos de suas interfaces, discursos, imaginários, materialidades e suportes. Exemplos de temáticas pertinentes incluem estudos sobre a história e desenvolvimento das mídias digitais; jornalismo digital em suas interfaces com as redes sociais digitais como locus de memória social e de representações; estudos sobre games e memória social; performances e práticas de consumo nas redes sociais digitais; práticas de consumo e formas de apropriação de mídias digitais como dispositivos móveis (telefones celulares, tablets e smartphones); movimentos em rede, memória e cidadania; análise de discurso nas redes sociais; estudos de corte histórico sobre a construção da memória nas redes sociais; bem como trabalhos sobre arte na web e publicidade em ambientes digitais.Coordenação: Lorena Tárcia (UniBH) e Maurício Guilherme Silva Jr. (UniBH)

Representação e ideologia na ‘Carta Aberta ao Brasil’ de Mark Manson

Lívia Alessandra Campos Monteiro e Denise Figueiredo Barros do Prado (UFOP)

Leia mais…

Jornalismo digital e Facebook: tendências e novas possibilidades

Rebeca Baltazar (Centro Universitário de Volta Redonda)

Leia mais…

Home literacy e a cibercultura: reflexões sobre o impacto na educação infantil

Vaniele Barreiros Silva (Faculdade Canção Nova) e Edna Ponciano (UERJ)

Leia mais…

Ações do documento

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br