Jornal Alcar - Nº 5 - Dezembro de 2012

Editorial

A Alcar encerra o ano de 2012 com uma importante conquista: pela primeira vez, conseguimos contemplar as cinco regiões brasileiras em nossos encontros regionais. Trata-se de um feito e tanto para os pesquisadores de História da Mídia, que têm a oportunidade de estreitar laços e desenvolver estudos conjuntos com seus colegas de região, compartilhando interesses e conhecimento. Para a Alcar, representa o alcance de uma de nossas principais metas: a descentralização. Leia mais.


Notícias

9º Encontro Nacional de História da Mídia será em Ouro Preto
O 9º Encontro Nacional de História da Mídia será realizado de 30 de maio a 1º de junho de 2013, em Ouro Preto (MG). O tema central será “História da Comunicação ou História da Mídia? – Fronteiras conceituais e diferenças”. O evento nacional é realizado a cada dois anos, sempre em cidades diferentes. Leia mais.

Pesquisadores de História da Mídia podem filiar-se a Alcar
A Alcar inicia sua campanha de filiação, que tem como objetivo institucionalizar a relação dos pesquisadores que acompanham a associação nesta primeira década de atividades e agregar investigadores que estejam iniciando seus estudos no campo da História da Mídia. Interessados devem acessar o site. Leia mais.

Palestras sobre televisão no interior do Brasil e marketing político marcam Alcar-CO
A primeira edição do Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia – Alcar-CO 2012 contou com a participação de 160 inscritos, entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Comunicação Social, História, Ciências Sociais e áreas afins. O evento foi realizado na UNIGRAN, junto à Semana Integrada de Comunicação (Sincom), com três dias de palestras, oficinas, apresentações de 42 artigos e reunião de grupos temáticos voltados ao tema história da mídia. Leia mais.

Belém sedia 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia
As dinâmicas dos veículos de comunicação regionais foram o foco do 2º Encontro Regional Norte de História da Mídia e 2º Seminário de História, Cultura e Meios de Comunicação na Amazônia, realizados nos dias 12 e 13 de novembro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Os eventos reuniram pesquisadores, profissionais das mídias e de instituições de preservação, estudantes de graduação e pós-graduação para trocar informações e ideias sobre “Mídia, Memória e Cultura na Amazônia”, tema dos eventos. Leia mais.


Artigos

O lugar do passado na comunicação: conhecimento ou obsolescência? - Leticia Cantarela Matheus

A escrita da história na tela: mecanismos de autenticidade da representação - Sara Alves Feitosa

Um jornalismo Belle Époque - Marta E. G. Scherer

 

Livros

Obra narra trajetória de Petrônio Corrêa
A trajetória de Petrônio Corrêa, fundador da MPM e um dos maiores articuladores da publicidade brasileira, é narrada no livro No centro do poder, de Regina Augusto, lançado recentemente pela Virgiliae. A obra acompanha o percurso profissional do biografado, desde o início de sua carreira, como chefe de publicidade de um jornal, passando pela abertura, atuação e venda da MPM, até o período atual. Leia mais.

Texto e recepção de telenovelas brasileiras são analisados em livro
O livro A crença no mérito e a desigualdade – a recepção da telenovela do horário nobre (Editora Sulina), de Veneza Ronsini, tem como objeto de estudo as telenovelas brasileiras. Na obra, a autora articula a análise do texto com o estudo de recepção, direcionando o olhar para as representações da pobreza e o modo como são assimiladas, negociadas ou repelidas pela audiência. Leia mais.

Lançamento analisa imagens do Brasil e da globalização em Os Simpsons
Os Simpsons e a História: Imagens de Brasil e Globalização (Editora Appris) é o título do livro lançado por Alessandro de Almeida. A obra tem como objeto de análise o seriado de animação norte-americano Os Simpsons, apresentado no Brasil pela primeira vez em 1991. Leia mais.

Rápidas

Revista Comunicação & Mercado traz artigos do Alcar CO
A 2ª Edição da Revista Comunicação & Mercado está no ar e traz 32 artigos inscritos nos Grupos Temáticos do 1º Encontro Regional Centro-Oeste de História da Mídia – Alcar CO 2012. O evento aconteceu no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). A edição está disponível no site.

Revista Folkcom lança dossiê temático sobre gastronomia
A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) apresenta seu primeiro dossiê temático, que traz como tema Sabores populares na mídia. São nove artigos produzidos por pesquisadores que discutem a presença da gastronomia em veículos de diferentes estados. A edição pode ser acessada no site www.revistas.uepg.br, no link “edição atual”.

Trabalhos para o IAMCR 2013 podem ser enviados até 28 de janeiro
Está aberta a chamada de trabalhos para o congresso da IAMCR do ano de 2013. O envio de artigos pode ser feito até o dia 28 de janeiro. O evento, que acontece de 25 a 29 de junho, em Dublin (Irlanda), conta com uma sessão temática direcionada à História. Informações no site.

Colóquio Mejor recebe resumos até 15 de dezembro
O prazo para submissão de resumos ao II Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo – Mejor 2013 encerra-se no dia 15 de dezembro. O evento acontece de 07 a 10 de maio de 2013, em Natal, Rio Grande do Norte. As propostas devem ser encaminhadas para coloquiomejor2@gmail.com. Informações podem ser obtidas no site www.mejor.com.br.

Inovcom lança chamada de trabalhos
Pesquisadores interessados em enviar trabalhos para a Inovcom podem fazê-lo até o dia 15 de janeiro de 2013. A revista científica é semestral, organizada pela Intercom e voltada à divulgação de iniciativas que ampliem as fronteiras do conhecimento da Comunicação. As orientações para a submissão de trabalhos podem ser encontradas no site.

II International Conference on Media Ethics acontece em abril
A II International Conference on Media Ethics será realizada de 3 a 5 de abril, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Sevilha. Informações e inscrições no site.

 

 


Conselho editorial: Maria Berenice Machado, Angela Schaun, Marcio Fernandes, Nair Prata e Edileuson Almeida
Edição: Aline Strelow
Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: alcar@ufrgs.br

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br