Jornal Alcar- nº 21

Editorial

O Jornal Alcar tem edição especial neste mês de julho.  Em pauta: _ reunião da Presidente da ALCAR com o Vice-Presidente da Associação de Historiadores da Comunicação da Espanha.

 Destaque para o professor José Marques de Melo que foi declarado anistiado político pelo Ministério da Justiça. Leia mais.

 

Notícias 

ALCAR realiza reunião com a Associação de Historiadores da Comunicação da Espanha 

 A Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia-ALCAR, Ana Regina Rêgo, esteve reunida hoje, 24 de julho, com o Prof. Dr. Jaume Guillamet, Vice- Presidente da Associação de Historiadores da Comunicação da Espanha. Leia mais.

 

José Marques de Melo recebe anistia política

O Ministério da Justiça, por meio da Comissão Nacional de Anistia, formalizou pedido de desculpa e concedeu anistia política ao professor José Marques de Melo, primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e atual diretor-titular da Cátedra Unesco de Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo. Leia mais


INTERCOM concede diploma de Brasilianista a Manuel Parés i Maicas

 

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação através da Presidente da Diretoria Executiva, Marialva Carlos Barbosa e do Presidente do Conselho Curador, José Marques de Melo, concedeu diploma do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação ao Professor Doutor Manuel Parés i Maicas, pesquisador catalão. Leia mais.

 

Vice-Presidente da ALCAR, Nair Prata, faz conferência sobre a História do Rádio em Minas Gerais 

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais realizou neste mês de julho, a segunda edição do Ciclo de Conferências sobre a História da Mídia. Leia mais.

 

Nota pública sobre a redução dos recursos aos programas de Pós-graduação do Brasil

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR manifesta repúdio ao recente anúncio de cortes no financiamento da pesquisa científica no Brasil. Os recursos destinados aos programas PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) e PROEX (Programa de Excelência Acadêmica) são importantes fontes financiadoras da educação e pesquisa dentro dos programas de pós-graduação, por meio dos cursos de mestrado e doutorado. Leia mais

 

Livros

Meia Culpa: O Globo e a Ditadura Militar

No livro Meia Culpa: O Globo e a Ditadura Militar, o autor e jornalista Edwaldo Costa explicita a postura e envolvimento do jornal O Globo com o regime militar. Segundo o autor, houve não apenas apoio editorial, mas legitimação e participação. Ele defende que para avançarmos no processo democrático é necessário compreender cada vez mais a nossa história. Leia mais

 

Rápidas

 

Intercom prepara-se para mais um congresso nacional

A Intercom realizará entre os dias 4 e 7 setembro o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento será realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reunindo pesquisadores e estudantes de todo país.

Durante o mês de julho, a Intercom recebeu a inscrição de trabalhos que após selecionados serão apresentados na edição nacional do congresso, já as inscrições para participação podem ser feitas até o dia 8 de agosto.

No primeiro semestre, foram realizados os congressos regionais: Centro-Oeste, em Campo Grande – MS, de 4 a 6 de junho; Sul, em Joinville – SC, de 4 a 6 de junho; Sudeste, em Uberlândia – MG, em 19 a 21 de junho; e Nordeste, em Natal, de 2 a 4 de julho.

Mais informações: www.intercom.org.br

 

SBPjor realiza o 13o Encontro Nacional em novembro

Com o tema “Pesquisa em Jornalismo e reconfiguração de fronteiras: tensões interfaces e diálogos”, a SBPjor realizará o 13o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo e V Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo – V JPJor.

O evento será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A submissão de trabalhos foi prorrogada até 03 de agosto.

Mais informações: www.sbpjor.org.br

 

Publicada nova edição da Revista Brasileira de História da Mídia

A Revista Brasileira de História da Mídia – RBHM – lançou sua oitava edição, referente ao segundo semestre de 2015 e que conta com um dossiê sobre a História do Livro e da Leitura.

Nessa edição, a RBHM traz como novidade, a colaboração do professor pesquisador Aníbal Bragança, como editor-associado. A revista conta com onze artigos; destes, três são de pesquisadores estrangeiros, a saber: Jean François Botrel, João Luís Lisboa e Nuno Medeiros.

A Revista Brasileira de História da Mídia é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Lançada em 2011, tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. Publica a produção acadêmica de pesquisadores da área da comunicação, da história e outras visando também aprimorar as discussões em torno de questões históricas dos meios de comunicação em geral.

A nova edição está disponível no site: http://www.unicentro.br/rbhm/ed08/default.asp

 

 Revista Brasileira de História da Mídia recebe contribuições até 1o de outubro

A Revista Brasileira de História da Mídia – RBHM - recebe até dia 1o de outubro as contribuições para o dossiê temático "Império Português e Comunicações". Os trabalhos serão publicados na primeira edição de 2016.

 Os artigos devem tratar preferencialmente sobre a temática: "A relação entre as comunicações, os media e o império português". A chamada de trabalhos está disponível em: http://www.unicentro.br/rbhm/diretrizes.asp.

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato:
alcar@ufrgs.br

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br