Jornal Alcar - Nº 23- Setembro 2015

Editorial

Desde 2001, ano de sua criação, a Associação Brasileira de História da Mídia –ALCAR tem superado muitos desafios. Para atingir os objetivos, atualmente trabalha em dois eixos principais. O primeiro é o seu fortalecimento e o segundo, a potencialização da visibilidade das ações. Leia mais.

 

Notícias  

Simpósio Internacional Jornalismo será realizado na Paraíba 

O Simpósio Internacional Jornalismo em Ambientes Multiplataforma será realizado entre os dias 23 a 25 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. O evento será realizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania (GJAC) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade da Universidade Estadual da Paraíba (MOBJOR). Leia mais

 

Centro Cultural Marques de Melo comemora Dia do Rádio e Dia do Radialista 

O Centro Cultural Marques de Melo realizou no último sábado, dia 26, uma reunião comemorativa pela passagem do Dia do Rádio e Dia do Radialista. A vice-presidente da ALCAR, Nair Prata, participou o evento, e ministrou uma aula sobre o processo de criação, produção e transmissão da Rádio Intercom e ainda sobre o processo de produção do livro Radialismo no Brasil – Cartografia do campo acadêmico (Itinerário de Zita, a pioneira). Leia mais.

 

PENSACOM 2015 reúne diversos eventos da comunicação

A Intercom em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo realiza entre os dias 16 e 18 de novembro mais uma  edição do PENSACOM, que neste ano reúne em sua programação os encontros dos Celacom, Sinacom, Ensicom, Unescom, Cobras.com.br,  Intercom@Humor e Louvor & Saber. Com uma ampla programação recém divulgada, o evento conta com pesquisadores da comunicação de todo o país para discutir sobre o tema "Brasil. História da Comunicação. Conquistas, Impasses, Desafios". Leia Mais. 

 

Memória

Projeto NUPECC - PUCRS digitaliza jornais luso-brasileiros

O projeto desenvolvido por meio do Núcleo de Pesquisa em Ciência da Comunicação- NUPECC, filiado a Famecos da PUCRS, atua digitalizando, fichando o conteúdo e disponibilizando online jornais alternativos, suplementos literários e jornais coloniais de expressão portuguesa. O professor Dr. Antonio Hohlfeldt, atual Diretor de Relações Internacionais da Rede ALCAR, desenvolve há mais de 10 anos o projeto de digitalização de periódicos nacionais e internacionais visando à preservação do acervo material da história da imprensa de países de colonização lusófona. Leia mais.

 

Rápidas

Inscrições abertas para o XII Seminário Internacional da Comunicação

O XII Seminário Internacional da Comunicação promovido pela FAMECOS será realizado este ano entre os dias 17 e 19  de novembro na PUCRS. O evento de periodicidade bienal tem como temática desta edição as "Janelas para o mundo: telas do imaginário" e conta com uma vasta programação composta por pesquisadores de destaque internacional, como por exemplo, Gilles Lipovetsky, responsável pela palestra de encerramento.

Para os interessados em participar do Seminário, as inscrições para submissão de trabalho seguem abertas até o dia 02 de outubro. Para maiores informações, basta acessar o site: http://www.pucrs.br/famecos/pos/seminariointernacional/.

 

9ª edição da RBHM recebe trabalhos para dossiê até 01 de outubro

A 9ª Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM) receberá trabalhos até o dia 01 de outubro para dossiê temático: Império Português e Comunicações. Para esta edição, a revista dará preferência para pesquisas que privilegiem uma multiplicidade de perspectivas da metrópole e das colônias e que enfatizem as interações entre comunicação, política, economia, sociedade e identidades culturais e nacionais.

A publicação aceita contribuições para tópicos como: Conjugações e conexões entre transportes e comunicação na dinâmica imperial; Relação entre missões exploratórias, cartografia, infraestruturas de comunicação e estabelecimento de um Império; Media e comemoracionismo; Imprensa, propaganda, opinião pública e domínio imperial; Imperialismo e cultura popular; Meios de comunicação nas colIonias (imprensa, rádio, literatura), resistência e constituição de identidades nacionais

A edição em pauta tem como editores-associados os pesquisadores Filipa Subtil (Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa), Alexandra Santos (Universidade Europeia), Chandrika Kaul (Universidade de St. Andrews) e José Luís Garcia (Instituto Ciências Sociais, Universidade de Lisboa). 

A RBHM é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Rede Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Foi lançada em 2011, e tem como objetivo principal divulgar pesquisas que enfoquem a relação mídia e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. 

As diretrizes estão disponíveis no site: http://www.unicentro.br/rbhm/diretrizes.asp.


Facebook da ALCAR

Curta a fanpage da ALCAR: https://www.facebook.com/redealcar?ref=aymt_homepage_panel 


Livros 

Imagens e memórias das ditaduras: subjetividades est(ética)s

O E-book é resultado da pesquisa de Pós-Doutorado da autora Denise Correa Araújo  na Universidade do Algarve, Portugal.  Leia mais. 

   

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz e Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br