Pensacom Brasil 2015 debate história da comunicação

A II Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2015) teve como temática central a história da comunicação, seus desafios, impasses e conquistas. O evento foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), entre os dias 16 e 18 de novembro.

mesa pensacom ana regina e ana paula

 

Na ocasião a Prof. Ana Regina Rêgo, presidente da ALCAR, coordenou a mesa "Historiografia brasileira do campo acadêmico da comunicação: o Estado da Arte e as Tendências Emergentes". Composta por pesquisadores de todo o país a mesa discutiu sobre as diversas áreas que compõe o campo da comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Editoração. Entre os palestrantes, estava presente a Prof. Maria Berenice Machado, atual diretora Administrativa da ALCAR.  

ana paula maria imaculaa

O evento também foi marcado por homenagens prestadas aos vinte anos do doutorado em comunicação da UMESP e a contribuição da Prof. Maria Immacolata Vassallo de Lopes para a consolidação da comunicação enquanto campo científico no Brasil. Na mesa em sua homenagem, a Prof. Ana Paula Goulart, coordenadora do GT  História da Mídia Audiovisual e Visual da Alcar, destacou a importância da criação do Obitel, projeto coordenado pela Prof. Maria Immacolata, para a consolidação dos estudos de Televisão na America Latina. 

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br