Jornal Alcar - Nº 27- Janeiro 2016

Editorial

O ano de 2016 inicia com muitas expectativas para a Associação de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR. Novos projetos e eventos motivam para a instituição a se solidificar enquanto sociedade científica com foco nos processos históricos da mídia. 

A ALCAR realizará cinco congressos regionais. São eventos que traduzem a vontade de congregar pesquisadores, profissionais e estudantes da história da comunicação em todas as regiões do país. Leia Mais.

  

Notícias  

ALCAR se prepara para os eventos regionais de 2016

A Associação de Pesquisadores de História da Mídia – ALCAR realizará cinco congressos regionais durante o ano de 2016 com o tema “Mídia, Fluxos Migratórios e Diásporas: perspectiva histórica”. Leia mais. 

 

RBHM estreia formato e site e abre chamada para trabalhos 

Revista Brasileira de História da Mídia está em novo site e novo formato para envio de trabalhos. A proposta da revista é se modernizar com ferramentas que permitam melhor gestão para uma publicação eletrônica.

A RBHM agora está hospedada na plataforma SEER/OSJ, endereço: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/rbhm. Leia mais.

 

Sobre a RBHM

Revista Brasileira de História da Mídia é uma publicação em formato eletrônico com periodicidade semestral da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. Lançada em 2011, tem como objetivo principal divulgar estudos que enfoquem a relação comunicação e história de forma a incentivar a pesquisa nesta área do conhecimento. Além dos trabalhos submetidos ao dossiê, a Revista recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo sobre temáticas da história da mídia. A partir de agora os trabalhos devem ser submetidos diretamente no endereço da RBHM na Plataforma SEER.

 

Reconhecimento e Agradecimento

A Diretoria da ALCAR reconhece e agradece às   primeiras editoras da RBHM, Profa. Dra. Marialva Barbosa e Profa. Dra. Ariane Pereira, pelo excelente e árduo trabalho à frente da revista durante as edições de 2012 a 2016.1, sem o qual não teríamos chegado até aqui com uma publicação consolidada. 

 

Memória

Projeto digitaliza Jornal centenário do Interior do Rio Grande do Sul

A Faculdade de Comunicação Social, Famecos da PUCRS, por iniciativa da professora Beatriz Dornelles vem realizando, desde 2015, a digitalização e fichamento do jornal Gazeta de Alegrete.  O periódico, com 132 anos de circulação ininterrupta, é o terceiro mais antigo em atividade do Brasil e o sexto no mundo entre os de língua portuguesaLeia mais.

 

 Rápidas

Encontro COMPÓS recebe trabalhos até 18 de fevereiro

O XXV Encontro COMPÓS que será realizado de 7 a 10 de junho, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, recebe inscrições e artigos até o dia 18 de fevereiro. Os trabalhos aceitos serão divulgados até 29 de março no site da Compós.

A Compós também está com inscrições abertas para o Prêmio Compós Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2016. A submissão dos trabalhos deve ser realizada pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, no site da instituição,  até dia 10 de março, com divulgação dos resultados até dia 18 de maio. 

Mais informações sobre o encontro e prêmio em: http://www.compos.org.br/.

 

Seminário Intercâmbio Cultural no Cinema será realizado em Teresina

No próximo dia 02 de fevereiro será realizado o Seminário “Intercâmbio Cultural no Cinema: coprodução Cinematográfica Internacional e produção Piauiense”, às 17h30, no Teatro Torquato Neto, localizado no Complexo Clube dos Diários, no centro de Teresina (Piauí).

No evento, a jornalista e doutoranda da Universidade de Brasília, Flavia Rocha, falará sobre o panorama de coprodução cinematográfica realizada no Brasil, dentre outros temas. Ana Kelma Gallas, jornalista e mestre em Antropologia, falará sobre o panorama piauiense, e o cineasta Cícero Filho vai explanar sobre as batalhas para produção de um filme, explorando a temática: Porque produzir um filme dá um filme.

Ainda no seminário, Roberto Saboia, coordenador Estadual do Programa Cultura Viva no Piauí e sócio fundador da ABD/PIAUÍ, apresentará as principais realizações da Associação Brasileira de Documentaristas, secção Piauí.

O evento que tem o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas/Piauí e da Secretaria Estadual de Cultura do Piauí, também traz uma exposição de cartazes de filmes e fotografias que narram a história de algumas produções da ABD-PI e parcerias desde 2006, quando foi criada. Serão exibidas imagens das produções próprias, bem como as suas participações em coproduções em diversas obras filmadas no Piauí.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email brasilcoproducoes@gmail.comOs interessados devem mandar mensagem com nome e telefone de contato.

 

Intercom realiza Escola de Verão

Foi realizada no último dia 27 de janeiro a Escola de Verão da Intercom, com o tema: “Rádio e Contemporaneidade”. O curso aconteceu em São Paulo, na sede Intercom Brigadeiro e foi organizado por membros do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, GP que em 2016 celebra 25 anos de criação.

O curso contou com transmissão on-line com acesso livre e gratuito. E em breve, estará disponível para download no Portal da INTERCOM: http://www.portalintercom.org.br/

 

Livros 

AI-5 na Academia: O manual do lead usado pelos golpistas em 1964 para punir o ensino do jornalismo

Roseméri Laurindo, coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau, lançou pela Editora FURB, por ocasião da comemoração dos 50 anos do Golpe Militar e de comemoração dos 50 Anos das Ciências da Comunicação no Brasil, o livro "Ai-5 na Academia". Leia mais.

   

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz e Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br