Jornal Alcar - Nº 31- Maio 2016

Editorial

Foi dada a largada para os eventos regionais ALCAR 2016. A região Norte foi a primeira sediar o encontro, na Universidade Federal do Acre, nos dias 19 e 20 de maio.

A Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia ficou satisfeita com o comprometimento da instituição sede do evento, bem como envolvimento direto dos alunos e professores na execução e participação nas atividades.Leia Mais.

 

Institucional

ALCAR Norte promoveu debates com pesquisadores da História da Mídia

Logo alcar norte

 

Com o tema “Mídias, fluxos migratórios e diásporas”, o encontro ALCAR Norte foi realizado pela primeira vez em Rio Branco, capital do Acre, tendo como sede a Universidade Federal do Acre. O evento ocorreu durante os dias 19 e 20 de maio, com palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos, e atividades culturais. Leia Mais.  

 

ALCAR Sul se prepara para receber participantes nos próximos dias

alcar sul logo

 

O 6º Encontro Regional Sul de História da Mídia, o ALCAR Sul, será realizado nos dias 15 e 17 de junho de 2016 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o tema central “Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica”. Leia Mais.  

 

ALCAR Centro-Oeste recebe trabalhos até 03 de junho 

alcar centro oeste chamada

 

O 3º Encontro Centro-Oeste de História da Mídia recebe trabalhos até o próximo dia 03 de junho. O evento será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos dias 23 e 24 de junho. Leia Mais.

 

Submissões de trabalhos para ALCAR Sudeste encerram 1º de julho

logo alcar sudeste 2016

 

 

Acontecem até dia 1º de julho as submissões de artigos para o IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia 2016. O evento será realizado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), nos dias 29 e 30 de agosto. Leia Mais. 

 

UFAL se organiza para receber participantes do ALCAR Nordeste 

ufal logo

A Universidade Federal de Alagoas será sede do Encontro Regional Nordeste de História da Mídia. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, em Maceió (AL). Nos próximos dias, a coordenação do evento irá divulgar datas para submissão de trabalhos e programação completa. 

 

Notícias  

Universidade Pompeu Fabra prorroga prazo para Master em História da Comunicação

mestrado espanha

A Universidade Pompeu Fabra, localizada em Barcelona, prorrogou para até 15 de julho o prazo para inscrições do curso Máster Universitario de Investigación en Historia de la Comunicación, que é o primeiro dedicado a esta temática. Leia mais. 

 

Rápidas

Chamada de trabalhos para o XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult 

ENECULT

O Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult realiza sua décima segunda edição entre os dias 15 a 18 de novembro de 2016, em Salvador. O evento é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação.

A submissão de artigos para participar dos GTs do XII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Enecult foi prorrogada até 20 de junho. O cadastro é feito através do site www.enecult.ufba.br .


A Revista Escritas está com chamada aberta para o dossiê "História do Tempo Presente e Comunicação Social: fronteiras"

revista escrita tocantins

A Revista Escritas, da Universidade Federal do Tocantins, propõe o dossiê temático interdisciplinar “História do Tempo Presente e Comunicação Social: fronteiras” com o objetivo de reunir trabalhos propostos por professores e estudantes de pós-graduação nas áreas de história e/ou comunicação social, de caráter teórico e/ou metodológico, historiográfico e/ou analítico. 

O prazo para envio dos artigos é até o dia 20 de agosto de 2016. Para maiores informações acessar o site: http://revista.uft.edu.br/index.php/escritas/announcement/view/22 

 

Intercom Nacional abre inscrição para trabalhos

intercom

O XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom São Paulo 2016 -  está com inscrições abertas. O encontro será realizado de 5 a 9 de setembro na USP, como parte das comemorações pelos 50 anos da criação de sua Escola de Comunicações e Artes, e abordará o tema “Comunicação e educação: caminhos integrados para um mundo em transformação”.

O prazo de inscrição de trabalho segue aberto até o dia 15 de julho. Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até essa data. Nesta edição, haverá dois novos GPs: "Comunicação, Imagem e Imaginários" e "Games".

Veja as informações mais importantes sobre o Intercom São Paulo 2016 através do link:

http://www.portalintercom.org.br/…/…/intercom-sao-paulo-2016 


I CIDI recebe trabalhos até início de julho

i cidi

De 29 a 31 de agosto será realizado I CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: Cultura, Comunicação e Diversidade No Contexto Contemporâneo, na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS. Os resumos devem ser submetidos até 01 de julho.

Mais informações em: http://www.feevale.br/ensino/cursos-e-eventos/cidi2016

 

Seminário discutiu processos comunicacionais da historicidade

evento historicidade  

Foi realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Escola de Comunicação da UFRJ, o seminário “Historicidade dos Processos Comunicacionais - III Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros”. O obetivo do encontro foi discutir os processos comunicacionais do ponto de vista da historicidade, consolidando a cooperação científica entre os pesquisadores das instituições participantes.

Os debates foram principalmente em torno de questões como tempo, memória, narrativa, experiência e contexto. O evento reuniu pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Piauí, da própria Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz. 


Livros 

Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais

capa livro dias gomes igor sacramento  

 

O pesquisador Igor Sacramento, vinculado a Fundação Oswaldo Cruz , lançará no dia 3 de junho seu mais novo livro: “Dias Gomes: um intelectual comunista nas tramas comunicacionais”. Trata-se de uma adaptação em formato de livro de sua tese de doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. A tese recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses e no Prêmio Compós de Teses.  Leia Mais.

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Tyciane Vaz e Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br