Jornal Alcar - Nº 34

Editorial

O mês de agosto marcou o encerramento do nosso calendário de eventos regionais para o ano de 2016. A Alcar promoveu, ao longo do ano, encontros interdisciplinares que permitiram a troca de experiências e o aprofundamento do debate nas questões da história da mídia.Leia Mais.

 

Especial

Universidade Federal de Alagoas realizou o IV Encontro Nordeste de História da Mídia

José Marques de Melo e Sônia Jaconi

O IV Encontro Nordeste de História da Mídia, o ALCAR Nordeste foi realizado nos dias 04 e 05 de agosto de 2016 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento, teve como coordenadora local a Prof. Magnólia Rejane e foi realizado por meio da parceria do curso de Comunicação da UFAL com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Leia Mais.  

 

Universidade Federal Fluminense realiza o IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia

 Nair Prata, profere palestra sobre Novos modelos de negócio no Rádio

O IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, na Universidade Federal Fluminense.  O evento foi realizado por meio da parceria do PPGCOM da UFF com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Os dois dias de evento, foram marcados por uma intensa programação, com minicursos, oficinas, palestras, mesa redonda e os grupos de trabalhos. Leia Mais.  

 

Notícias  

Presidente da Alcar contemplada com Prêmio Luiz Beltrão de Liderança Emergentes durante o Intercom São Paulo

luiz beltrão

O  XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação será realizado de 5 a 9 de setembro na USP em São Paulo. Durante o evento será entregue o prêmio Luiz Beltrão, que reconhece a excelência do trabalho realizado por pesquisadores e instituições que se destaquem no meio acadêmico na área de ciências da comunicação. A presidente da Alcar, Prof. Ana Regina Rêgo é a vencedora desta edição na categoria Liderança EmergenteLeia Mais. 

Marialva Barbosa lança o livro Escravos e o Mundo da Comunicação - Oralidade, Leitura e Escrita no Século XIX

livro escramos marialva

A professora Marialva Barbosa, Presidente da Intercom, lançou no dia 31 de agosto o seu novo livro: "Escravos e o Mundo da Comunicação". O lançamento aconteceu na Livraria Travessa em Ipanema, no Rio de Janeiro. A pesquisadora tem uma longa trajetória de pesquisa no campo da história da mídia, sendo uma das fundadoras da Alcar e ex-presidente da associação. O seu novo livro é uma leitura essencial sobre as práticas de oralidade, leitura e escrita desenvolvidas pelos escravos brasileiros. Leia Mais.  

Palestra com Roger Chartier e Emmanuel Carneiro Leão  

chartier palestra

 A Universidade Santa Úrsula promove a segunda edição do evento Paixão de Publicar.  A nova edição tem como tema “Obra, Leitura, Memória e Apagamento”. A proposta central do encontro é discutir os novos meios de leitura no universo digital. O evento, marcado para o dia 3 de setembro, às 15 horas, terá a participação do professor do Collège de France, Roger Chartier, e do professor Emmanuel Carneiro Leão, professor emérito de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e também professor de filosofia na Escola de Comunicação na UFRJ. Leia Mais.

IV Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros sobre Historicidade nos Processos Comunicacionais

historicidades piaui 

O seminário "A Historicidade nos Processos Comunicacionais" chega a sua quarta edição. O encontro,   acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016 em Teresina - Piauí e terá como tema "Percepções e vivências: temporalidades nos fenômenos da Comunicação". Leia Mais. 

 

Rápidas

Chamada de trabalhos VI Encontro da Ulepicc Brasil

null

O VI Encontro Nacional da ULEPICC Brasil 2016 está com chamada de trabalhos aberta, de 20 de agosto a 20 de setembro. O evento,  será realizado de 9 a 11 de novembro em Brasília/DF.  Os interessados deverão enviar resumo expandido, de em média 500 palavras, salvo em PDF, tendo como nome do arquivo o sobrenome do autor ou autores, para o e-mail: ulepiccbrasilia@gmail.com.

O encontro deste ano tem como tema a "Mídia, poder e a (nova) agenda do capital". Os interessados em enviar trabalho devem escolher um dos sete GT do congresso, sendo eles: GT1 – Políticas de comunicação, GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa, GT3 – Indústrias midiáticas, GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura, GT5 – Teorias e temas emergentes e GT6 – Ética, política e epistemologia da informação. Os estudantes de graduação podem enviar trabalho para o GT7- Iniciação Científica em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.

Para maiores informações, acesse o site do evento: https://ulepiccbrasilia.com/callforpapers/

I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais

null

 O I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais será realizado de 12 a 16 de dezembro, no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação-Unisinos, em São Leopoldo (RS). A submissão de resumos segue aberta até o dia 15 de setembro.  Poderão inscrever trabalhos doutores, mestres, alunos de pós-graduação e graduandos com pesquisa relacionada à temática do evento. O seminário tem por objetivo reunir e fomentar o debate a partir das diferentes perspectivas dos estudos de midiatização.

Para maiores informações, acessar o site do evento: http://www.midiaticom.org/i-seminario-internacional/.

 Livro Compós de 2017- Comunicação, Mídias e Temporalidades

null

A Compós recebe, até o dia 18 de setembro, textos para o seu livro de 2017. A publicação terá como tema "Comunicação, mídias e temporalidades". Os textos serão avaliados segundo critérios de relevância, originalidade, contribuição para o avanço do conhecimento e vinculação estreita com o tema proposto. Os artigos deverão ser inéditos.  Serão aceitos para avaliação trabalhos elaborados por pesquisadores doutores e por doutorandos, mestres e mestrandos em coautoria com doutores, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Comunicação.

A submissão de textos deve ser feita pelo site da Compós, clicando aqui

 

Livros 

Ruinologias: Ensaios sobre destroços do presente

livro ruinologias

A editora da Universidade Federal de Santa Cataria ( Ed UFSC) lançou recentemente o livro "Ruinologias: Ensaios sobre destroços do presente". O livro, conta com a organização dos professores Ana Luiza Andrade (UFSC), Rodrigo Lopes de Barros (Boston University) e Carlos Eduardo Schmidt Capela (UFSC). Trata-se de uma obra interdisciplinar sobre o estudo de ruínas, incluindo textos clássicos e contemporâneos, com especial ênfase em autores latino-americanos   Leia Mais.

 

Conselho editorial: Ana Regina Rêgo, Nair Prata, Maria Berenice da Costa Machado, Karina Janz Woitowicz, Tyciane Vaz, Andréa Cristiana Santos e Antonio Hohlfeldt.

Edição: Vinicius Ferreira 

Projeto gráfico: Caixola/UFRGS
Contato: 
jornalalcar@gmail.com

Ações do documento
registrado em:

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br