Universidade Federal Fluminense realizou o IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia

O IV Encontro Regional Sudeste de História da Mídia ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, na Universidade Federal Fluminense.  O evento foi realizado por meio da parceria do PPGCOM da UFF com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Os dois dias de evento, foram marcados por uma intensa programação, com minicursos, oficinas, palestras, mesa redonda e os grupos de trabalhos.

O encontro iniciou na manhã do dia 29, com a realização da palestra "Novos modelos de negócio no rádio", proferida pela Prof. Nair Prata, Vice-Presidente da Alcar.

 Nair Prata, profere palestra sobre Novos modelos de negócio no Rádio

Nair Prata inicia a programação da Alcar Sudeste

Simultaneamente à palestra ocorriam os minicursos:  "O Metal no Brasil e na África – novas perspectivas do global", com as professoras Melina Santos, Natália Ribeiro e Beatriz Medeiros; "Mídia, representações de gênero e ativismos feministas no Brasil", com a professora Júlia Silveira e o minicurso "A Seleção Brasileira de futebol na imprensa", ministrado por Filipe Mostaro.

null

Minicurso A Seleção brasileira de futebol na Imprensa com Filipe Mostaro

A Conferência de Abertura do encontro foi feita pela Prof. Dr. Sylvia Nemer. A sua fala, focou no tema central do evento "Mídias, fluxos migratórios e diásporas: perspectiva histórica".

null

Conferência de abertura do Alcar Sudeste 

Os minicursos foram um dos grandes destaques da programação. Na manhã do segundo dia do Alcar Sudeste ocorreram os minicursos: "Sensorialidade e performance: a construção do medo em jogos eletrônicos de terror", com Alessandra Maia; "Narrativas de contos de fadas, das histórias aos produtos", ministrado por Priscila Mana Vaz e "Feminismo e ativismo social no Facebook" com a professora Deborah Santos.

minicurso 2 dia

O segundo dia de minicursos da Alcar Sudeste

O evento, ainda  contou pela parte da manhã com uma mesa redonda sobre "Mídia e Democracia", coordenada pelo professor Marco Roxo. O painel,  contou com a presença dos palestrantes Afonso de Albuquerque e Adilson Cabral.

mesa de debate “Mídia e democracia

Mesa de debate Mídia e Democracia

As apresentações de trabalho foram divididas durantes os dois dias de evento, pelo turno da tarde. Foram apresentados mais de 140 trabalhos nos oito Grupos Temáticos durante o Alcar Sudeste. 

GT História da Mídia Audiovisual e Visual, coord. prof Soraya Venegas

GT História da Mídia Audiovisual e Visual, coord. prof Soraya Venegas

Ações do documento
registrado em: ,

Bannes alcar 2019

selo

 

Iniciativa


unesco

  metodista



parcerias

ahc

 

mestrado espanha


Filiação

 
socicom

outros sites

intercom

 

sbpjor

 

 compos

 

história e audiovisual logo

 

Historicidades Log

 


ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia

E-mail: alcar@ufrgs.br